GONZAGUIAR – UNIDOS DA TIJUCA 2012

 

Ser surpreendido pela voz do Rei do Baião perguntando “Danado o quê?” logo após um verso de Asa Branca no início de um samba-enredo, é de tocar fundo na alma. Refiro-me à composição que concorre a samba-enredo da Unidos da Tijuca para o Carnaval 2012. Uma obra de arte que coroa a competência e, porque não dizer, a genialidade de Belo Xis, Cidinho da Gigante, Wellington do Pandeiro e Nino Flor. 

 

“Puxa o fole, sanfoneiro”, diz um dos versos da composição, numa marcação forte que segue empolgante do início ao fim e que, na voz de Belo Xis, Pernambucano, desde há muito, baluarte do samba, promete levantar o povão na Sapucaí. A coroação de Luiz Gonzaga, pode sim resultar na coroação da própria Tijuca, pelo menos no quesito samba-enredo.

 

E “se as águas do Velho Chico em lágrimas vão se transformar”, não tenho dúvidas de que, mesmo para quem pouco conhece da obra do grande mestre Luiz Gonzaga, não vai ser possível segurar a emoção e, por um momento, poderemos presenciar a platéia, extasiada, verter um rio de lágrimas.

 

Assim como na composição SINA Djavan cria o verbo “caetanear” para indicar a redundante sublimação “do que há de bom”, o samba da Tijuca nos convida a “Gonzaguiar”! Fala do xaxado, do xote – ritmos outrora popularizados pelo homenagenado – e do baião, que, embora tenha origem estrangeira, recebeu de Luiz Gonzaga uma influência tal que, com a devida licença poética, podemos chamar de reinvenção do baião, uma levada tão marcante que conquistou  a preferência e o carinho do povo brasileiro, principalmente dos seus contemporâneos nordestinos. Tanto que, onde há espaço para a música brasileira que se faz no Nordeste do Brasil, ali estará a música de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião.        

 

Esse samba-enredo iluminado traz consigo a força e a alma do povo nordestino, que Luiz Gonzaga, de “sanfona branca no peito, chapéu de couro e gibão” levou aos rincões do Brasil.

 

Um peregrino cuja “a vida era andar por esse país…”; Assim cantou e viveu Luiz Gonzaga. Na sua voz, Asa Branca, Mulher Rendeira e Feira de Caruaru tornaram-se hinos internacionalmente conhecidos.        

 

O samba da Tijuca também é um hino, homenagem justa e perfeita a uma das maiores personalidades da música brasileira!

 

Se Luiz Gonzaga, como diz a música, “tirou poesia desse chão” (do sertão), o samba-enredo da Tijuca extraiu o supra-sumo de uma das colunas mais fortes da música brasileira. 

 

Parabéns Unidos da Tijuca, que entrará na Sapucaí, em 2012, acompanhada dos corações e mentes de todos os que têm em Luiz Gonzaga, uma referẽncia do melhor que se pode encontrar na alma do povo.

 

No Carnaval de 2012, Vamos “gonzaguiar” com a Tijuca!!!

 

Alexsandro Albuquerque

http://www.youtube.com/watch?v=5qK4iKl3E0A

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador