Governo aperta tributação via aplicativos e marketplaces

Projeto de reforma tributária acaba com PIS/Cofins e cria contribuição sobre bens e serviços; recolhimento será de responsabilidade do comércio eletrônico

Jornal GGN – A proposta de reforma tributária que está em discussão no Ministério da Economia deve aumentar a pressão sobre o comércio eletrônico ao acabar com o PIS/Cofins e criar a CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços), a ser recolhido pelas plataformas de comércio eletrônico.

Desta forma, tanto os aplicativos de compras como os marketplaces passarão a ser responsáveis pelo recolhimento do novo encargo de terceiros – as regras atuais não estabelecem de forma clara o papel dessas plataformas.

Segundo o jornal Folha de São Paulo, o Ministério da Economia afirma que a nova regra de tributação acompanha as recomendações da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) para adequação do sistema de tributação do consumo à economia digital.

Contudo, existem advogados tributaristas que afirmam que a proposta do governo fere o Código Tributário Nacional (CTN) e deve ser revista pelo Congresso ou questionada no Judiciário.

As regras propostas pelo projeto indicam que as plataformas digitais serão responsáveis pelo recolhimento da CBS sobre a operação realizada por seu intermédio, nos casos em que a pessoa jurídica vencedora não registre a operação por meio da emissão de documento fiscal eletrônico.

 

Leia Também
Guedes insiste, e Bolsonaro autoriza teste de ‘nova CPMF’
Banco Central anuncia nova nota de R$ 200
Guedes diz que só aumenta isenção do IR com novo imposto
Crise econômica se instalou no Brasil muito antes da pandemia, diz especialista
Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador