Governo confirma que 94 escolas serão afetadas por “reorganização”

Anuncio foi feito pela Secretaria Estadual de Educação de São Paulo; unidades poderão se tornar outro equipamento educacional

Por Ana Luiza Basílio do, Centro de Referências em Educação Integral

Secretaria de Educação do Estado de São Paulo anunciou nesta segunda (26/10) o número de escolas que serão afetadas pela reorganização escolar: ao todo, 94 unidades serão “disponibilizadas” – nas palavras da Secretaria -, o que significa que podem se tornar outro equipamento educacional, como Etec, Fatec, escola de ensino integral, escola municipal, creche ou centros de educação para jovens e adultos. Segundo informações da Secretaria, desse total, 66 escolas já possuem um novo uso definido, enquanto as outras 28 ainda têm destino incerto.

Outras 754 escolas do Estado devem se configurar ao modelo de ciclo único, ou seja, passarão a atender exclusivamente um ciclo escolar – ensino fundamental I, ensino fundamental II ou Ensino Médio. Esse número representa um aumento desse modelo na rede estadual, que passa de 1.443 unidades para 2.197 – ou seja, 52,2%.

A medida deve impactar 311 mil estudantes, que terão de mudar de escola, além de 74 mil professores. Os números diferem do anúncio inicial do projeto, em que se previa a reorganização de mil escolas e o impacto de cerca de 1 milhão de alunos.

Saiba +Fechamento de escolas em SP: Defensoria e Ministério Público pedem explicação
Apeoesp diz que 155 escolas serão fechadas em todo o estado de São Paulo

Próximos encaminhamentos

De acordo com a Secretaria, acontecerá nesta terça (27/10) uma reunião com os dirigentes de ensino para conhecimento das escolas que estarão enquadradas nessas mudanças. A lista possivelmente deve sair até o final desta semana.

Como a transição está prevista para o ano que vem, as unidade escolares e suas comunidades – pais, estudantes, professores e demais funcionários, serão oficialmente comunicadas no dia 14 de novembro, no chamado “Dia E”, que acontecerá em todas as escolas do Estado.

A Secretaria de Educação lançou uma campanha de atualização dos dados cadastrais dos alunos da rede, apontando que o preenchimento das informações é importante para melhorar a comunicação com as famílias paulistas e informá-las sobre as oportunidades e novidades nas escolas estaduais.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador