Governo de direita na Bolívia endurece perseguição contra Evo Morales

Executivo ativou ordem internacional de busca e captura contra ex-presidente, sob acusação de rebelião e terrorismo

Jornal GGN – O governo provisório da Bolívia endureceu a perseguição ao ex-presidente Evo Morales e seus correligionários. Arturo Murillo, ministro de Governo, anunciou a ativação de uma ordem internacional de busca e captura contra Morales, acusado de terrorismo e rebelião pelas autoridades que o sucederam.

Segundo informações do jornal El Pais, as autoridades estão avaliando o patrimônio de todos os ex-ministros, vice-ministros, diretores, governadores e prefeitos ligados ao partido de Morales, o Movimento ao Socialismo (MAS).

De acordo com Murillo, cerca de 600 pessoas estão sendo investigadas, e o objetivo é encontrar contas ou propriedades que levem a novos processos por corrupção, além daqueles que o representante governista diz que já existem.

Também foi detido o dono de um canal de televisão próximo ao Governo deposto, acusado de enriquecimento ilícito por deputados do novo governismo. Outros alvos são os chamados “guerreiros digitais”, jovens que no passado trabalhavam fazendo propaganda para o MAS nas redes sociais — nos últimos dias, alguns deles, continuaram publicando mensagens contra os adversários a partir de computadores do Estado que ainda estavam em suas mãos, e também a partir de máquinas particulares.

A pressão sobre o MAS é também política. O líder dos sindicatos cocaleiros e pré-candidato do partido esquerdista à presidência, Andrónico Gutiérrez anunciou que a partir de 22 de janeiro (quando seria o término do mandato de Morales) começará uma nova fase de “resistência pacífica ao fascismo”, em um sinal de novas manifestações – que foram respondidas com uma ameaça por Murillo: “Andrónico, cuidado, o radicalismo… põe em risco sua liderança e seu futuro”.

Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Esta é a ditadura que a Globo não vê. As acusações mostram explicitamente que estão usando tudo para sufocar o MAS. E como aqui a corrupção vai ser a desculpa. Esta é a acusação que excita os baixos instintos e a sempre presente desconfiança com os dirigentes e políticos. Esta desconfiança [e virtuosa quando se torna uma crítica consistente, mas como no Brasil o excitar o que há de mais baixo. Falar de corrupção tem sido a palavra mágica. Até a eleição a ditadura boliviana, vai tentar impugnar não apenas Morales, mas todo o MAS. Deram o golpe com este objetivo e não vão arredar pé. Farão de tudo para impugnar o MAS e tudo vai depender das ruas da Bolívia. Enquanto nossa imprensa critica Maduro por impedir o grupo de Guaidó, com relação à Bolívia o silêncio é profundo e a tonalidade é outra.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador