Governo deve assinar contratos emergenciais para a Cinemateca nesta sexta-feira

Jornal GGN  – O Ministério do Turismo deve assinar nesta sexta-feira, 7 de agosto, três contratos emergenciais para a Cinemateca, que se encontra no limpo do descaso do governo Bolsonaro com a cultura brasileira. 

De acordo com a coluna de Mônica Bergamo, no jornal Folha de S. Paulo, os contratos só devem ser firmados após Associação de Comunicação Educava Roquete Pinto (Acerp​), organização social que gerencia a instituição, entregar as chaves da Cinemateca ao governo federal.

Os três acordos visam serviços da área de vigilância e segurança física e patrimonial desarmada, de prevenção e combate a incêndio e de manutenção preventiva dos sistemas de refrigeração e climatização. Outros contratos emergenciais de preservação e manutenção do acervo da instituição devem ser elaborados nos próximos dias.

Os tristes episódios envolvendo a manutenção da Cinemateca começou no final de 2019, quando chegou ao fim o contrato da Acerp para a administração da instituição. 

O Ministério Público Federal chegou a pedir, em caráter de urgência, a renovação do vínculo com a Acerp até o fim deste ano, mas a Justiça negou o pedido, afirmando que a entidade deve ser gerida pela União.

Quem detém o orçamento para o funcionamento da Cinemateca e faz os repasses é a Secretaria Especial da Cultura. Mas, como a verba é transferida via Acerp e a secretaria não tem contrato próprio com a associação, a verba não foi represada

Até abril, a manutenção da instituição foi mantida por um caixa da associação dedicado ao órgão, que acabou. Além disso, funcionários da Cinemateca estão sem receber seus salários. 

Leia mais:
Tata Amaral: A classe artística na pandemia e o descaso “criminoso” com a Cinemateca Brasileira
Redação

Redação

View Comments

  • Só lembrando que estamos sob regime fascista onde nada é o que parece ser, o discurso e as promessas de hoje, amanhã não serão as mesmas, depois de amanhã muda de novo, nada é transparente, tudo é feito para enganar, para iludir, enquanto a "real" dos bastidores permanece no obscurantismo.

Recent Posts

Coalizão política nos EUA avança com ajuda para aliados

Grupo bipartidário consegue aprovar projeto para enviar US$ 95 bilhões ao exterior; dinheiro pode ir…

7 horas ago

WBO destaca manobra para desmoralizar investigação do STF

Em nota, escritório destaca que extrema-direita brasileira instrumentalizou comissão dos EUA para fragilizar apuração de…

9 horas ago

Pepe Escobar: A ‘Nova Equação’ do Irã vai muito além da Ásia Ocidental

Esta mudança de jogo irá interferir na forma como o sistema anglo-americano gere a sua…

9 horas ago

“Eles queriam reuniões às escondidas”: GGN entrevista advogado que presenciou encontros da Lava Jato com agentes americanos

"Minha intuição dizia que dali não sairia nada bom", diz André de Almeida sobre reuniões…

9 horas ago

Rendimento médio sobe 11,5% e chega a R$ 1848, segundo IBGE

Montante chegou ao maior valor da série histórica; aumento do rendimento médio e expansão da…

11 horas ago

Toffoli pode reconduzir Eduardo Appio à 13ª Vara, diz jornalista

Toffoli teria dito ainda que pode reaver o afastamento dos juízes Gabriela Hardt e Danilo…

12 horas ago