Governo mantém calendário do Sisu mesmo após falha no Enem

Plano é conhecer a dimensão do problema das notas erradas para calcular danos à imagem de Weintraub

O Ministro da Educação, Abraham Weintraub. Foto: Wilson Dias/Agência Brasil (via fotospublicas.com)

Jornal GGN – O Ministério da Educação (MEC) decidiu manter o calendário do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que seleciona alunos para as universidades públicas, embora ainda não saiba ao certo a dimensão do total de estudantes afetados pelas notas erradas no Enem 2019 devido a uma falha na gráfica.

Responsável pela aplicação da prova, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) prometeu ter a resolução do caso até amanhã, véspera da abertura das inscrições no Sisu. Segundo informações do jornal Folha de São Paulo, o presidente do Inep, Alexandre Lopes, não trabalha com a possibilidade de adiamento.

A falha foi identificada por meio de relatos dos candidatos nas redes sociais, e aposta em uma solução rápida para o problema. O instituto colocou à disposição o e-mail [email protected] para receber as reclamações.

As análises iniciais do Inep indicam que o problema pode ter afetado a 1% dos participantes, o que representa cerca de 39 mil pessoas. Caso o volume de questionamentos aumente, o Inep pode ter problemas para garantir a confiabilidade dos dados.

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, chegou a dizer a interlocutores que um Enem sem problemas era crucial para seguir no cargo, e a preocupação aumentou depois que aliados do governo passaram a defender sua saída – até o momento, o presidente Jair Bolsonaro garantiu sua permanência.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador