Home Editoria Luis Nassif Online Governo nega que diretora do Inpe foi exonerada por ter feito alerta de desmate

Governo nega que diretora do Inpe foi exonerada por ter feito alerta de desmate

Governo nega que diretora do Inpe foi exonerada por ter feito alerta de desmate
Foto: LuBasi/CC

Jornal GGN – Após anunciar a exoneração da coordenadora-geral de Observação da Terra do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), área responsável pelo monitoramento de desmatamento na Amazônia, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) afirmou que a ação é resultado de mudanças da pasta e não pelo alerta de aumento das queimadas. 

A exoneração de Lúbia Vinhas foi publicada nesta segunda-feira, 13 de julho, no Diário Oficial da União (DOU). Três dias antes, foram divulgados dados sobre o aumento do desmatamento na Amazônia. 

Segundo o Inpe, a derrubada na floresta teve mais um mês de alta em relação ao ano passado, o 14º seguido, e registrou um salto em relação aos dados desde 2016.

O anúncio aconteceu em meio a pressão de investidores estrangeiros sobre as políticas ambientais do governo de Jair Bolsonaro (sem partido). Mas, de acordo com MCTI, a saída de Vinhas não têm ligação com estes fatos.

“Não houve nenhuma demissão, todo mundo continua lá. A Lúbia saiu de um cargo e vai assumir outro cargo dentro da estrutura do Inpe. Aliás, assume um projeto estratégico de extrema importância para o país”, disse o ministro Marcos Pontes em entrevista à imprensa.

Com informações do jornal Folha de S. Paulo.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora

3 COMMENTS

  1. “vai assumir outro cargo dentro da estrutura do Inpe. Aliás, assume um projeto estratégico de extrema importância para o país”
    Qual o cargo? Qual o projeto? Já existem? Já existiam antes da exoneração?

  2. Qual o cargo? Qual o projeto? Já existem? Ambos já existiam antes da exoneração?
    Ou… improvisação para um mal feito? Exoneração = demissão?

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Sair da versão mobile