Grandes investidores pressionam também o FED para questões climáticas

Relatório do órgão de pesquisa alertou que as mudanças climáticas representam uma ameaça maior à estabilidade financeira do bloco do que o coronavírus

Do Financial Times

Grandes investidores dos EUA pedem que reguladores tratem o clima como risco sistêmico

Os investidores dos EUA que administram quase US $ 1 bilhão em ativos escreveram para o presidente do Federal Reserve, Jay Powell, e outros reguladores, pedindo-lhes que tratassem as mudanças climáticas como um risco financeiro sistêmico.

Em uma série de cartas enviadas na terça-feira, fundos de pensão multibilionários, incluindo Calstrs e o Seattle City Employee Aposentement System, bem como o Estado de Nova York e a Controladoria da Cidade de Nova York, pediram às autoridades americanas “que implementem uma ampla gama de ações para integrar explicitamente as mudanças climáticas em seus mandatos ”.

Entre os que receberam as demandas estavam o Fed, a Securities and Exchange Commission, a Commodity Futures Trading Commission, os reguladores estaduais de seguros e a Federal Housing Finance Agency.

“É mais claro do que nunca que a crise climática representa uma ameaça sistêmica para os mercados financeiros e a economia real, com conseqüências disruptivas significativas nas avaliações de ativos e na estabilidade econômica de nosso país”, alertaram as cartas. “Você lidera uma agência criticamente importante que tem um mandato para proteger a estabilidade do mercado dos EUA e a competitividade global. Isso traz a responsabilidade de agir sobre a crise climática no momento. ”

Além dos investidores, as cartas são assinadas por cinco ex-membros do Congresso, vários ex-reguladores financeiros, grupos de capital de risco, associações comerciais e grandes fundações filantrópicas.

Bob Inglis, ex-congressista republicano da Carolina do Sul que agora lidera o republicEn.org , um grupo de conservadores focados nas mudanças climáticas, disse que o assunto não é mais um assunto para debates partidários. “As mudanças climáticas apresentam riscos financeiros reais para nossa economia, colocando milhões de vidas e meios de subsistência em risco”, disse ele. “Esta não é uma questão política. É uma questão científica, é uma questão humana e é uma questão financeira. ”

A pressão para enfrentar a ameaça climática ocorre quando o governo do presidente Donald Trump procura dificultar que os próprios investidores incorporem preocupações ambientais em suas próprias estratégias. No mês passado, o Departamento do Trabalho dos EUA propôs uma nova regra que exigiria que os administradores de pensão provassem que não estavam sacrificando retornos financeiros, escolhendo investimentos baseados em princípios ambientais, sociais e de governança.

Na época, Eugene Scalia, secretário do trabalho dos EUA, disse: “Planos de aposentadoria privados patrocinados por empregadores não são veículos para promover metas sociais ou objetivos de política que não são do interesse financeiro do plano”.

Mas os investidores que assinaram a carta de terça-feira aos reguladores dizem que apóiam uma “transição para um futuro líquido zero” em termos de emissões de carbono. Eles também incentivam as autoridades a considerar as conclusões de um novo relatório do grupo de defesa Ceres, que identifica mais de 50 ações específicas que podem ser tomadas imediatamente para lidar com o risco climático.

Os reguladores da UE também estão sendo pressionados a usar seus poderes. No mês passado, um relatório do órgão de pesquisa Finance Watch – escrito por um membro do conselho do regulador financeiro francês que também é um dos especialistas técnicos da UE em finanças sustentáveis – alertou que as mudanças climáticas representam uma ameaça maior à estabilidade financeira do bloco do que o coronavírus. O relatório concluiu que as regras europeias sobre empréstimos bancários a grupos de combustíveis fósseis devem ser mais rígidas para lidar com isso.

Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu, disse recentemente que estava explorando “todas as avenidas disponíveis para combater as mudanças climáticas”.

Luis Nassif

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. ‘Água mole em pedra dura, tanto bate, até que fura’. UFA !! Até que enfim uma foto urbana sobre o assunto de Mudança Climática. Pergunta: Quantos cus de boi equivalem cada escapamento de cada automóvel desta foto?

  2. Antonio Delfim Netto

    Atitudes obscurantistas transformaram Brasil em pária ambiental
    Imagem ganhou força no exterior pela mediocridade da reação do Itamaraty
    21.jul.2020 às 23h15

    Infelizmente, o presidente Bolsonaro administra a pátria amada com os piores preconceitos identitários e religiosos, além de revelar horror às evidências empíricas. Continua a negar o desaparecimento anual de parte da floresta amazônica apurado pelo Inpe. Os dados anuais revelam grandes flutuações, mas sem clara tendência. O aparente aumento entre 2012 e 2019 parece pura ilusão estatística.

    Deixemos de lado, por um instante, a “conspiração” interna e externa contra a nossa eficiente e competitiva atividade agroindustrial, resultado do forte apoio político à Embrapa, que “inventou” a agricultura tropical. Esta é, mesmo, respeitada por nossos competidores internacionais —EUA, Europa, Austrália, Argentina, todos fora dos “trópicos”. Feito isso, vamos aos fatos.

    Qualquer pessoa informada sobre a proteção ambiental no Brasil sabe que o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e o Código Florestal criaram as condições para o conhecimento seguro (como o Inpe faz) em que se desenvolve nossa agricultura. Nem mesmo o deplorável “deixa passar a boiada” do ministro Salles pode alterar isso.

    Os números a seguir, calculados pela Embrapa através do CAR para 2018, dão boa ideia do problema: a área destinada à proteção ambiental é de 66,3% do total (unidades de conservação pública e privada e vegetação nativa, 52,5%; terras indígenas, 13,8%).

    Trata-se de uma área equivalente à da Europa. A área utilizada para a atividade agropastoril é, por sua vez, de 30,2% do território nacional: 22,2% plantados, lavoura, pastagem, floresta; 8% pastagens nativas. Para cada hectare plantado, temos, portanto, dois reservados à conservação ambiental!

    Quanto à Amazônia, é bom lembrar que temos hoje alocados para tentar proteger uma área de 5 milhões de km2 (60% do país) e 17 mil km de perímetro, 40 mil homens da força armada profissional, com a coordenação do vice-presidente Mourão.

    É isso que Bolsonaro e seus ministros das Relações Exteriores e do Meio Ambiente deveriam estar mostrando ao mundo em vez de choramingar contra um complô imaginário que quer nos tirar a Amazônia.
    Foram atitudes obscurantistas do ministro do Meio Ambiente (que execrou os competentes burocratas de seus quadros) que ajudaram nossos competidores a transformar o Brasil no pária destruidor do equilíbrio ambiental do planeta Terra.

    Essa imagem ganhou força no exterior pela mediocridade da reação do Itamaraty, que, orientado por uma extravagante “filosofia”, emasculou a competente voz de nossos embaixadores, reconhecidos desde sempre como diplomatas altamente sofisticados e eficientes na defesa do interesse nacional.

    Antonio Delfim Netto
    Economista, ex-ministro da Fazenda (1967-1974). É autor de “O Problema do Café no Brasil”.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador