Grãos de Luz e Griô – Rede Ação Griô Nacional – Lei Nacional

Ação Griô

Grãos de Luz e Griô – Rede Ação Griô Nacional
www.graosdeluzegrio.org.br
 
www.acaogrio.org.br
 
… vamos meu povo assinar a lei griô…

    A Lei Griô Nacional  está sendo debatida e mobilizada em todo país, em sessões especiais nas Câmaras de Vereadores e Assembléias Legislativa.

    Baixe a minuta, imprima e assine, enviando para o endereço que consta no documento, acesse o portal

    www.acaogrio.org.br ou o blog: https://sites.google.com/site/leigrionacional

    No dia 24 de agosto foi realizada a sessão especial na Câmara Municipal de João Pessoa – PB com um público participante de 120 pessoas entre griôs, mestres, educadores, estudantes. Na composição da mesa estiveram presentes a Secretaria de Educação de João Pessoa, a SCC/ Ministério da Cultura, a regional Nordeste do Ministério da Cultura, a FUNJOPE – Fundação de Cultura de João Pessoa, a Coordenação da Rede Ação Griô Nacional e do Ponto de Cultura Grãos de Luz e Griô, a Escola Municipal Raimundo Nonato, o Iphan, a Secretaria de Turismo de João Pessoa, a Vereadora Sandra Marrocos, o Forum de Culturas Populares de João Pessoa, além de griôs e mestres representantes da cultura popular e tradição oral do município e dos pontos de cultura Escola Viva Olho do Tempo e Meio do Mundo, além de representantes da mídia.

    No dia 05 de agosto foi realizada a audiência pública na Assembléia Legislativa da Bahia, com um público participante, em média de 180 pessoas entre griôs, mestres, educadores e estudantes. A mesa contou com a participação de Javier Alfaya – Deputado Estadual da Bahia, Elaine Tozzi – Coordenadora de Ações da SCC-MINC, Ângela Andrade e Jaqueline Santana – Representando as secretarias de Educação e de Cultura da Bahia, D. Cici e Raimundo Katusemi – representando os griôs e mestres e os Pontos de Cultura pierre Verger e Bankoma, Roselane – representando os estudantes da rede de Ensino e Líllian Pacheco – coordenadora da Rede Ação Griô Nacional e do Grãos de Luz e Griô, além da TVE e TV Assembléia..

    Em 2010, a Rede Ação Griô se mobiliza em busca de 1 milhão de assinaturas para apresentar ao Poder Legislativo Federal o projeto de iniciativa popular: a Lei Griô Nacional.

    A Lei Griô Nacional foi aprovada como prioridade política na Conferência Municipal de Lençóis, BA, na Conferência Territorial da Chapada Diamantina, na Conferência Estadual da Bahia, e foi eleita prioridade  da política de cultura do Brasil na Conferência Nacional de Cultura entre mais de 347 propostas que envolveu cerca de 200 mil representantes da cultura em todo o país.

    A Lei Griô Nacional tem como missão instituir uma política nacional de transmissão dos saberes e fazeres de tradição oral, em diálogo com a educação formal, para promover o fortalecimento da identidade e ancestralidade do povo brasileiro. A Lei Griô foi formulada por uma Comissão Nacional de Griôs e Mestres de Tradição Oral escolhidos pela Rede Ação Griô e contou com contribuições e participação da sociedade brasileira por meio de encontros regionais e nacionais e uma página na internet. A Assembléia Legislativa da Bahia  e a Câmara de Vereadores de João Pessoa na Paraiba já abriram suas portas para sessões especiais sobre a lei envolvendo mais de 300 deputados,  representantes das secretarias de cultura e educação, griôs,  mestres, educadores, e estudantes para discutir a lei griô e encaminhar a sua demanda nos orçamentos estaduais.

    A educadora biocêntrica e coordenadora do projeto Grãos de Luz e Griô, Líllian Pacheco declara que  ” a campanha da lei griô nacional estará acontecendo durante toda a campanha eleitoral buscando comprometer os candidatos à presidência, além de deputados e senadores.”

    A Ação Griô Nacional nasceu em 2006, como projeto  criado e proposto pelo Grãos de Luz e Griô, da Bahia, ao programa Cultura Viva da Secretaria de Cidadania Cultural do Ministério da Cultura. A Ação Griô é uma rede com 130 pontos de cultura, envolvendo mais de 750 griôs e mestres de tradição oral do Brasil , 600  escolas, universidades e outras entidades de educação e cultura. Hoje, a Ação Griô Nacional é coordenada pelo Grãos de Luz e Griô, o Ministério da Cultura e mais 7 Pontões de Cultura regionais, sendo que na Bahia tem a parceria da Secretaria de Cultura, e em João Pessoa tem a parceria da Funjope e da Secretaria de Educação.

    Ação Griô na Escola

    Quem são os mestres e griôs? São os pais e mães de santo, capoeiras, cantadores, contadores de histórias, cordelistas, brincantes, bonequeiros, erveiros, curandeiros e todas as pessoas que têm histórias de vida repleta de saberes e fazeres que não estão escritos nos livros, são transmitidos oralmente e vivencialmente, fazem parte da formação da história e identidade das comunidades e do povo de nosso país. Quando implantada, a lei criará mecanismos para que as comunidades apresentem aos conselhos municipais de cultura seus griôs e mestres de tradição oral. Eles se apresentam vinculados a projetos educativos, associações e a secretarias de educação e passarão seus conhecimentos aos estudantes, com aulas alegres, brincantes, dançantes, cantantes, cheias de histórias que encantam as escolas. O saber oral das ervas das benzedeiras e as ciências da flora da região; o saber das parteiras e as ciências da reprodução; o saber das ladainhas da capoeira e a história do Brasil, são exemplos de práticas e assuntos que mudam o reconhecimento dos estudantes sobre sua própria identidade e ancestralidade.  A Lei apoiará a circulação dos griôs nas comunidades/escolas e a vinculação dos seus currículos aos saberes e fazeres da tradição oral da comunidade, fortalecendo a identidade e ancestralidade dos estudantes, educadores e do povo brasileiro. Entre as escolas e universidades parceiras da Rede Ação Griô estão as Escola Municipal Raimundo Nonato em João Pessoa ,  os Colégios Pedro II, no Rio de Janeiro, e escolas como a Desembargador Amorim Lima, em São Paulo. A Escola de Comunicações e Artes, da USP, também aderiu ao projeto, por iniciativa do professor Sérgio Sant’Ana.
     É notório mérito da participação popular e dos Pontos de Cultura da Bahia neste processo de mobilização nacional da Lei Griô, demonstrando a força da sociedade civil na construção de políticas culturais. Caso aprovada como lei de iniciativa popular atestará que “a sociedade civil é capaz de participar da construção de políticas culturais no país, num modelo democrático e propositivo”, afirma  Márcio Griô.

    Vamos meu povo assinar a lei griô!!!

     “ quem semeia a paz

    só vai colher o amor

    vamos meu povo assinar a lei griô…”

Confira o histórico de mobilização e coleta das assinaturas com personalidades importantes da cultura no nosso país – Chico Cesar,  Alcimar Monterio,  Fagner, Célio Turino, TT Catalão, Sergio Mambertti, Márcio Meirelles e muitos outros.

*Griô é uma palavra abrasileirada pelo Grãos de Luz e Griô e tem origem na palavra francesa griot, que traduz a palavra dieli, numa língua do imperio do Mali, que significa o sangue que circula. Os Griôs são contadores de histórias, cantadores, genealogistas da tradição do noroeste da África responsáveis pela biblioteca viva da tradição oral. São famílias que, no universo da tradição oral, onde o livro não tem um papel social prioritário, guardam a história e as ciências das comunidades, das regiões e do país.

*A pedagogia griô é uma pedagogia criada a partir da prática pedagógica do Grãos de Luz e Griô para sistematizar as práticas e saberes de tradição oral, bem como seus conceitos chaves e seus processos de transmissão e circulação que são reinventados para dialogar com o saber formal nas escolas. Integra mito, arte, ciência, história de vida, tem como centro do saber a identidade e ancestralidade dos estudantes, e a vivência como processo de elaboração do conhecimento, e tem como referências – educadores e pesquisadores brasileiros da educação biocêntrica, da teoria de Paulo Freire, da educação para as relações ètnico raciais positivas, e dissertações acadêmicas que já versam sobre a própria pedagogia griô.

Segue links da mobilização Lei Griô Nacional:          

Blog Lei Griô:
https://sites.google.com/site/leigrionacional/    

Entrevista TV FUTURA:
http://www.youtube.com/watch? v=oR3t26iWMmo&feature=related
http://www.youtube.com/watch? v=CfulvAnemhA&feature=related
 
Clip Lei Griô 3min:
Veja o Clip da Lei griô Nacional
http://www.youtube.com/watch? v=2fYbVx9KDEI

Clip Lei Griô 27 seg:
http://www.youtube.com/watch?v=j9nWxswVSRE
 
Portal Ação Griô:
www.acaogrio.org.br
 
Site Grãos de Luz e Griô:
www.graosdeluzegrio.org.br
 
…Vamos meu povo assinar a lei griô..

www.graosdeluzegrio.org.br
www.acaogrio.org.br

sites.google.com/site/leigrionacional

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador