Guedes quer privatizar “todas as estatais” rapidamente e destravar pacto federativo

Ministro diz a jornal que elabora uma lista das estatais para entregar a empresários, que será enviada ao TCU para "avaliação geral" e, depois, encaminhada ao Congresso

Foto: Agência Brasil

Jornal GGN – O ministro da Economia Paulo Guedes afirmou ao jornal Valor Econômico que quer privatizar “todas as empresas estatais” brasileiras, sem nenhum critério que aponte a necessidade ou não de vendê-las. E para executar isso rapidamente, já traçou um plano.

“Para encurtar o tempo gasto, em geral de um ano e meio, para fazer uma privatização, Guedes quer um ‘fast track’ para as vendas e concessões de estatais. E, em vez de tratar uma a uma, ele fará a lista das empresas públicas a serem alienadas, que submeterá ao presidente da República. Aprovada, ela será enviada ao Tribunal de Contas da União (TCU) para avaliação geral e encaminhada ao Congresso, para aprovação de uma lei autorizando a inclusão dessas companhias no Programa de Desestatização.”

Segundo Guedes, é com a venda das estatais, que ele chama de “desinvestimento”, que o governo Bolsonaro pretende cortar a despesa do Estado com o pagamento de juros da dívida pública, a segunda grande despesa a ser atacada. A primeira era a Previdência Social.

Guedes disse ao Valor que o “Estado brasileiro quebrou em todos os níveis, no federal, no estadual e no municipal. E a principal ameaça de engolir o Brasil é esse crescimento descontrolado da despesa pública obrigatória. Nela, o buraco negro era a Previdência – a despesa que mais cresce e que engoliria o país em um a dois anos.”

O ministro afirmou que não pretende mexer no teto dos gastos públicos, pois é uma “trava (a) essa trajetória de aumento descontrolado da despesa”, mas quer dar um jeito de “quebrar o piso da despesa obrigatória e a ferramenta para isso chama-se pacto federativo.”

Ele explicou que a classe política brasileira está condenada a mexer em 4% do orçamento porque 96% está destinado ao gasto obrigatório.

“São R$ 3,5 trilhões de recursos para alocar nos três níveis de governo. Esse dinheiro fica empoçado em fundos públicos, é capturado por piratas privados junto com interesses corporativos e, às vezes, burocratas corruptos. Cerca de 80% desses recursos vão para o pagamento da própria máquina, em salários e aposentadorias.”

Com o pacto, segundo Guedes, os políticos poderão redistribuir o dinheiro conforme a conveniência.

O GGN prepara uma série de vídeos explicando a interferência dos EUA na Lava Jato. Quer apoiar esse projeto? Acesse www.catarse.me/LavaJatoLadoB e saiba mais.

Redação

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Até quando esse criminoso vai continuar, impunemente, a destruir o que resta do país? Não existem mais patriotas? Não existem mais nacionalistas? Quem delegou a ele e a seus asseclas o que pretende fazer?

  2. Guedes a arma de destruição em massa, continua livre leve e solto, enquanto em cada uma destas privatizações, os mesmos grupos financeiros cuidam das privatizações; Crdit Suisse, Merryl Linch, BTG. XP , Itau . Em cada uma desta privatizações, além de vencer por preços irrisórios, o ministro ( “ex sócio do BTG), gera lucros para alguns dos grupos de mercado e também para os que compram. A reforma trabalhista com a retirada de direitos trabalhistas, torna cada vez mais atrativa a nossa mão de obra de trabalho para multinacionais. No momento a Hallliburton, entre outras coisas empreiteiras, já está no país oferecendo empregos e provavelmente abocanhando o que foi expropriado da Oderbrecht. O mercado competitivo como dizem eles, começa por destruir competidores nacionais. Agora o Ministro fala e conter contas ṕúblicas, vendendo a petrobrás, que jamais deu prejuizo ao Estado, muito pelo contrário era uma fonte inestimável de verbas para o Estado. E irá vender para algum monopólio, ou para membros do maior cartel do Petroleo. Guedes está com pressa porque vê o governo Bolsonaro se desfazer e não crê em uma reeleição. E encontrará um meio para que as privatizações não sejam levadas a uma discussão publica

  3. Esse infeliz tá com pressa pois sabe que o mandato é só 4 anos e não serão reeleitos com tamanha desaprovação crescente. Tá cheio de eleitor arrependido, ele não passa de uma Zélia Cardoso. O preço que o povo vai pagar vai ser tão alto que eles terão que mudar de país e jamais serão eleitos novamente. Capaz do próximo governo ver tudo de errado que foi feito e reestatizar tudo. Tanta gente vai perder dinheiro que eles vão ter que sumir. Só defende privatização quem não entende do assunto e de soberania nacional.

  4. Afirma o calhorda lesa-patria: “Com o pacto, segundo Guedes, os políticos poderão redistribuir o dinheiro conforme a conveniência.”
    Estes canalhas são ratos a serem combatidos de forma exemplar. Jogam com o “trilhao” fixo em 10 anos pois pensam ou em morrer antes ou se tornarem inimputáveis de alguma forma,
    mas algo me diz que o banco de reus da Nuremberg tupiniquim vai ficar pequeno.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador