Guedes quer usar OCDE para plano de retomada liberal

Ministro da Economia quer apresentar plano de ação estruturado em 2019; prioridade é acompanhar recomendações de organização

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Jornal GGN – O ministro da Economia, Paulo Guedes, quer usar a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) para vencer a disputa com as alas militar e política do governo Bolsonaro e apresentar um plano de retomada liberal da economia.

Como o presidente Jair Bolsonaro quer colocar o país no chamado clube dos países ricos, o plano de Guedes é usar as diretrizes de ajuste fiscal e a adesão a práticas de economia de mercado recomendadas pela instituição.

Segundo o jornal Folha de São Paulo, a estrutura do pacote de Guedes é parecida com a do plano desenhado no ano passado, mas agora considerada “turbinada” por conter medidas mais amplas, implementação mais rápida e efeitos maiores – entre as recomendações, estão reforma tributária, liberdade econômica e redução de entraves ao investimento, entre outros pontos.

Interlocutores dizem que o objetivo é persuadir Bolsonaro a conduzir uma agenda liberal com crescimento e geração de empregos no setor privado – deixando de lado propostas focadas no aumento do tamanho do Estado e em investimento público, propostas defendidas por parlamentares e militares. Em outras palavras: o plano do ministro da Economia é usar as recomendações da OCDE como instrumento de pressão para que sua agenda seja adotada.

 

 

Leia Também
O futuro será como antes da pandemia, distópico?, por Rodrigo Medeiros
As discussões sobre a privatização do saneamento, por Luis Nassif
Os fakenews de Paulo Guedes em relação à carga tributária, por Luis Nassif
Do Banestado à Lava Jato: o passado de Sergio Moro

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Edson J

- 2020-06-24 16:51:19

E o Brasil precisa mesmo é que Guedes, sua turma e seu programa imoral vazem. Com urgência. Mas, enquanto se fazem frentes e movimentos "contra o governo", a pessoa mais preservada do Brasil é o ministro do mercado, digo, da Economia. Daí ficar claríssimo que tais frentes e movimentos não passam de embuste para distrair a sociedade, ganhando tempo até a concretização dos desejos da Casa Grande e do mercado parasita a que ela pertence. E o fundo do poço está cada dia mais próximo.

Paulo Dantas

- 2020-06-24 14:24:40

Na reunião famosa , lá prás tantas o presidente fala do valores do governo : Deus , Brasil , Família , Livre Mercado , neste momento aponta para Guedes como quem diz "pauta dele". São dois governos , ou mais ... Agradeço a matéria por me informar que a pauta do sr Guedes é liberal-ortodoxa...

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador