Haddad anuncia 2 frentes por direitos e cogita processo contra WhatsApp nos EUA

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) anunciou em Brasília, nesta quarta (21), a formação de duas frentes suprapartidárias para atuar em defesa dos direitos civis e direitos sociais a partir de 2019, com apoio de congressistas eleitos para a próxima legislatura, que vai até 2022. Além disso, Haddad afirmou que viajará o mundo em busca de forças internacionais contra o autoritarismo, que “muitas vezes se vale do mau uso das tecnologias para solapar as bases da democracia”.

“Pretendemos explorar a possibilidade de entrar com ação contra o WhatsApp nos Estados Unidos, para que lá eles prestem conta do que fizeram aqui na eleição. Eles estão se recusando a abrir os dados sobre a onda de fake news na eleição, então com a ação em solo americano, eles podem dizer a que se prestaram. É importante para que não se repita no mundo”, disse Haddad.

“A Europa, tudo indica, que possa ser a próxima vítima desse processo. (…) O Brexit já foi a consequência desse processo do mau uso das redes sociais. Ninguém é contra rede social, mas como todo instrumento, tem de ser usado em benefício das pessoas, não em prejuízo da democracia.”

Segundo Haddad, partidos de esquerda se reuniram e entenderam que os direitos civis e sociais são complementares e podem congregar a maiora dos parlamentares eleitos se defendidos em frentes separadas. 

“São duas trincheiras”, uma mais restrita, a defesa de direitos sociais, que terá um recorte menor de alianças, com pautas como a defesa da livre organização dos movimentos sociais; e outra mais ampla, que flerta com os partidos de centro-direita mais liberais, com agendas como a defesa da “escola pública laica”, em contraponto ao projeto de lei Escola Sem Partido.

Haddad defendeu que “não é apenas equivocada a criminalização dos movimentos sociais, como ela fere princípios constitucionais de livre organização e expressão.”

Nesta semana, a Câmara discutiu alterar a lei de combate ao terrorismo sancionada no governo Dilma Rousseff, para qualificar atos de caráter político ou ideológico como ações terroristas, em caso de episódios de depredação de patrimônio público ou privado.

Bolsonaro, por sua vez, foi eleito afirmando que vai enquadrar movimentos sociais e de esquerda como criminosos.

Nesta quarta (21), o Painel da Folha de S. Paulo informou que Haddad foi convidado pelo grupo do senador Bernie Sanders para compor uma internacional progressista contra regime autoritários.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

31 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Cirominions? Para com isso,
      Cirominions? Para com isso, Votei em Haddad e simpatizo com Ciro e com que ele representa. Pt e Lula erraram com essa estratégia furada do Lula. Agora colocar tudoque pensamento contrário como “minions” é demais, até por que o que caracteriza os bolsominions é a total falta de racionalidade, .muito preconceito, odio eignorância em estado bruto.

      1. Mais um cirominion.Esse é da

        Mais um cirominion.

        Esse é da frase: “Votei no PT (Variação: Sempre votei no PT), gosto do Ciro e o Lula é o problema do PT.

        Moras em São Paulo? Vais ao sarau?

  1. Vale tudo?

    Lendo o quarto parágrafo…..pergunto……como Haddad classiificaria a ação dos dois manifestantes  que assassinaram o cinegrafista da Bandeirantes em 06/2013? “Foi sem querer querendo”? Onde andam os 2 vagabundos?

  2. Notícia positiva e negativa

    Como observador externo (sou apenas um cidadão e não participo dos bastidores dos partidos) parece-me que Haddad venceu a burocracia do PT. Isto significa que ocorrerão mudanças significativas no modo de ação do partido.

    Hoje foi Haddad quem liderou a mesa na entrevista à imprensa e foi quem deu todas as respostas. Isso é exatamente o contrário do que aconteceu logo após as eleições, quando Haddad (o candidato a Presidente) sequer participou da coletiva. Nitidamente Haddad se retraiu e houve aquele encontro “esquisito” com Paulo Pimenta que provavelmente abriu a possibilidade dessa mudança que hoje pudemos observar.

    A proposta de formação de duas frentes parece-me uma acomodação às divergências internas. Na minha concepção, essa é uma decisão incorreta porque enfraquece a mobilização da sociedade, gera ruídos na comunicação. Ou essas frentes atuarão apenas no parlamento ? Você participa de qual frente ? Desta sim, daquela não ? Ou das duas ? 

    1. Marcos Videira,
      para quem não

      Marcos Videira,

      para quem não é filiado a partidos, você parece saber muito do que ocorre nas instâncias partidárias.

      deixa o haddad em paz

      isso que você  falou não passa de asneiras ciristas

      fique o ciro com os esquerdistas PDT e PSB e sua frente

      onde está escrito, a não ser nas cabeças tortas dos ciristas e na programação dos bots, que não pode haver duas, três … mil frentes.

      eu, por exemplo, não quero saber de frente com o pdt e o psb

      se  você não respeita minha opinião, repetindo essa ladainha melosa, não há porque eu respeitar a sua.

      Moras em São Paulo? Vais ao sarau? 

       

      1. Tempos estranhos…

        SÉRGIO: eu não posso expressar minha opinião ? Por que ?

        Em qual momento eu não respeitei sua opinião ? Aponte…

        Eu penso que quanto mais frentes tivermos, maior será a dispersão das forças democráticas. Só isso. Sem ofender ninguém. Alias, desculpa por eu existir e pensar…

  3. Haddad e a terceira Trincheira. Que fim levou?

    Sinceramente não vejo como essa ação na justiça americana possa se traduzir em algo que possa explicar o que aconteceu aqui no Brasil. O motivo é simples. Nem lá nos USA com toda pressão da mídia e da opinião pública se descobriu até agora nada no escândalo das eleições passadas. que elegeram Donald Trump.

    O segundo ponto que chama à atenção é que Haddad repentinamente não se sabe bem por qual motivo deixou de lado a TERCEIRA TRINCHEIRA que alardeou na sua campanha qual seja a de DEFENDER A SOBERANIA NACIONAL e as NOSSAS RIQUEZAS. Por que será? O que mudou para deixar de lado assuntos estratégicos, chave para o desenvolvimento do país como a Eletrobrás, o Pré-Sal e a base de Alcântara?

  4. Laico?

    O 2* suplente da senadora Katia Abreu no Senado é uma aberração, ataca a Dilma o tempo todo. Ela não vai voltar? Quem é o 1* suplente? por qual razão não assumiu?

  5. França aprova lei sobre fake news

    E a Europa já está se preparando contra o que se viu no Brasil, não se sabe ainda se da maneira certa. 

    A França acaba de aprovar uma lei supostamente contra fake news. 

    Certamente o que ocorreu no Brasil será usado por outros países para protegerem suas democracias, espera-se. 

    French fake news law ‘unwieldy,’ will stifle real journalism – Chris Chambers

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=Kc_IVjmR5BU%5D

    https://www.youtube.com/watch?v=Kc_IVjmR5BU

     

    Sampa/SP, 21/11/2018 – 22:25 

     

    1. Brasil, laborátorio

      Haddad deveria ir, tb, na Espanha. 

      Vou repetir, Espanha.

      Espanha, Portugal, Italia, Suiça (por que não? guardaram grana de corruptos desde épocas outroras, Barusco e seus companheiros dos anos 80/90, e depois de assinados os acordos feitos pela diplomacia Lula em meados dos anos 2000) quem vai para a prisão?????

       

      Lula

       

      Quem ganha premio? 

       

      Moro, o banestado, CC5……..

       

      Que piada….

       

  6. PGR

    Cruvinel falando de Kit bosal gay , lembrou-me do Airton, procurador em Goiás, que trabalhou muito para emplacar esta mentira no twitter, mesmo depois decisão do TSE .

     

     

  7. Olho na conjuntura da nova legislatura americana

    Nas eleições de 6 de novembro, o Partido Democrata retomou o controle da Câmara dos Representantes dos EUA… e elegeu uma bancada nas duas casas do Congresso americano bem menos simpática aos barões do Vale do Silício do que nos tempos de Clinton e Obama.

    O processo de Haddad contra o Whatsapp nos EUA pode não dar em nada, mas talvez seja muito útil num momento em que começa a se questionar abertamente o tamanho da Facebook Inc (dona do Facebook, do Instagram e do Whatsapp) e a capacidade de Mark Zuckerberg de administrar isso.

  8. Não adianta processar o

    Não adianta processar o Facebook (dono do Whatsapp) para saber “quem financiou” as mensagens falsas porque mensagens assim apareceriam claramente marcadas como propaganda paga ao invés de mensagens vindas de usuários normais.

    O correto seria ir atrás das empresas que oferecem (ilegalmente pois fere a política de uso do aplicativo) serviços de propaganda em massa aonde essas empresas criam “usuários fantasmas” para mandar as mensagens em massa ou pagam pessoas de verdade para criarem contas falsas e postarem as mensagens.

    E é mais errado ainda aceitar o resultado fraudulento de uma eleição que foi tanto fraudada por meio de mensagens falsas em redes sociais quanto pelo próprio TSE (que deveria garantir a legitimidade dos resultados e ainda assim os manipulou a favor dos comparsas de Bolsonaro e contra os adversarios dele).

    1. Impugnação e Aécio

      Eu acho que o PT não entra com um processo de impugnação das eleições para não se igualar ao Aécio Neves. Ou será que estou errado ?

  9. Enquanto eu não puder exercer

    Enquanto eu não puder exercer o meu direito de  me desassociar do blog, direito constitucional, sempre que me deparar com os comentários dos cirominions vou responder com comentários padrão também.

    Claro que podem se tratar apenas de chatos.

    Se não gostam do PT, para que encher a paciência com esse mimimi repetitivo?

  10. Recebi …
    Recebi um vídeo (de uma pessoa) do sr Haddad , ele era prefeito em Sampa e foi numa corrida de carros , deu aquela volta padrão para fazer média , eis que desce de uma Ferrari no banco do carona no que seria contramão num transito normal mas o título era “Ferrari do Haddad” no aeroporto , a pergunta é por que colou ?
    Votei nele no segundo turno digasse de passagem.

  11. direitos?

    Gostei da proposta de Hadadd e do Pt. Entretanto esse movimento tem que ser continuo, dia a dia. Não mais nas ruas mas na e pela internet. Os pensadores do PT têm que ir consultar os jovens que estão conectados para compreender como fazer esse movimento. Bolso e seus filhos estã muito a frente, entretanto é possível chegar lá.

    Nesses ultimos dias tenho pensado, será que o pobre da favela e ou do interior do Brasil entendem o que é “direito”? Se sabe por que votaram no Bolso?

     

     

  12. Duas perguntas me vem à

    Duas perguntas me vem à mente:

    1) Por que entrar na justiça dos EUA contra o whatsapp e não na do Brasil ? O que a justiça do EUA tem a dizer sobre algo que aconteceu fora de suas fronteiras ? Parece um movimento mais de marketing do que de busca de uma efetiva reparação.

    2) Quem seriam os parlamentares (de fora do PT) que se juntariam a essa frente suprapartidaria ? E quem seria a liderança dessa frente ?

    1. Simples!

      Aqui a ação não vai a lugar nenhum! O PT para a justição é um paria, que deve ser levado para o seu lugar: o lixo. O PT está vivendo o que o PCB viveu na década de 1950 e 1960.

    2. Cristalino como água

      Entrar na Justiça dos EUA para mostrar à Justiça do nosso paìs que ela é contaminada pela bactéria do anti-petismo. Ou seja, não tomaram e nem tomarão medida alguma para investigar a fraude milionària de caixa 2 na campanha de Bozo. Imagine se a denúncia da Folha tivesse sido contra Hadad. Candidatura impugnada. Certíssima a decisão de Hadad que provavelmente vai dar em nada. Mas fica a vergonha para a Justiça brasileira.   

  13. Conhecendo o PT essa frente

    Conhecendo o PT essa frente suprapartidária será uma frente petista. Levar o caso pra justiça americana dará em nada assim com daria em nada aqui tb. É só pro PT marcar posição pensando já na eleição de 2022. 

    A luta do PT é burocrática, na institucionalidade burguesa, longe das massas, afinal o negócio dessa esquerda é conduzir as massas.

    Fora da pauta de direitos, que parece ser a única pauta da esquerda, onde estão as propostas anti-capitalistas, a ideias para pularmos fora da barbárie do mercado? 

     

    1. Acabar com o sistema ?

      DÁRCIO: o PT não tem proposta para acabar com a “barbárie do mercado”. Reconheço que sou desinformado. Mas muitas outras pessoas também não sabiam que os “donos do mercado” não pagavam imposto sobre Lucros & Dividendos. Só fiquei sabendo quando Ciro Gomes denunciou durante a campanha eleitoral.

      Se não me engano, na primeira entrevista que Haddad deu pra Globo no segundo turno, ele afirmou que o PT era um partido social-democrata. Ou estou enganado ?

      1. Social democracia…

        Olha, eu acho que o PT é um partido social-democrata. Tem ideias e práticas que se encaixam no rótulo, com certeza.

        Agora, o partido brasileiro filiado à Internacional Socialista – onde estão todos os partidos social-democratas importantes, o PS francês, o SPD alemão, os social-democaratas suecos, etc – é o PDT.

    2. O coroné não dá uma

      O coroné não dá uma dentro.

      fique com sua frente muxiba 

      e deixe a esquerda de verdade trabalhar

      Moras em São Paulo?  Vais ao sarau?

      Vamos trocar idéias frente a frente
       

  14. poxa, Nassif …o blog

    poxa, Nassif …

    o blog realmente não vai fazer nada para impedir essa robozada?

    repare que os comentaristas tradicionais sumiram

    que tal por uns três meses só aceitar comentários de pessoas cadastradas?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador