Começaram as inscrições para o Mais Médicos

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Foto Araquém Alcântara

Jornal GGN – Desde 8h desta quarta-feira, dia 21, começaram as inscrições para o Programa Mais Médicos com o intuito de preencher vagas em 2.824 municípios e 34 distritos indígenas. Os médicos terão até o dia 25 para se inscreverem, conforme edital publicado ontem, dia 20, no Diário Oficial da União. Estão aptos aqueles que sejam brasileiros com CRM Brasil ou com diploma revalidado no país.

Segundo informações do Ministério da Saúde, os interessados podem se inscrever no site maismedicos.gov.br. As atividades têm início no dia 3 de dezembro. Ao todo, são 8.5517 vagas para atuação em 2.824 municípios e 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI) que antes eram ocupadas por médicos da cooperação com Cuba, via OPAS. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição.

“O edital é a medida emergencial adotada pelo governo brasileiro para garantir a assistência em locais que contam com profissionais de Cuba, após o comunicado da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) no qual o governo cubano informa que encerrou a cooperação no programa Mais Médicos”, diz nota publicada pelo ministério.

O ministro da Saúde, Gilberto Occhi, em coletiva no dia 19 detalhou o edital do programa e disse que, caso as vagas não sejam preenchidas, serão oferecidas por meio de novo edital a ser lançado no próximo dia 27.

“Estamos disponibilizando um sistema que o médico poderá acessar, fazer seu cadastro e escolher o estado e cidade que quer atuar. Se houver vaga, poderá acessar. Vamos dizer que numa cidade há 10 vagas. Os 10 primeiros médicos que acessarem e atenderem aos requisitos vão consumir essas vagas e elas serão retiradas do sistema”, explicou o ministro.

O ministro informa que o prazo para que os médicos interessados assumam os novos postos é curto para evitar que a população fique desassistida, já que o governo cubano anunciou sua saída do programa no Brasil por discordar de exigências feitas pelo presidente eleito Jair Bolsonaro. Assim, mais de 8 mil médicos cubanos que atuavam nos rincões brasileiros vão deixar o país.

Os aprovados deverão se apresentar nos municípios escolhidos a partir do dia 3 de dezembro para homologar a contratação e começar a trabalhar. O prazo final para que se apresentem é dia 7 de dezembro, às 18h, ou serão eliminados do processo e a vaga será disponibilizada novamente no sistema de inscrição do Ministério da Saúde.

O ministro informou que no dia 26, próxima segunda-feira, o Ministério irá disponibilizar um relatório consolidando o interesse dos médicos no programa. Publicam no final do dia 26 com todos os inscritos e as respectivas lotações.

Ele informou também que os médicos que se inscreverem no segundo edital também terão que fazer o Revalida, mas poderão trabalhar enquanto isso não acontece mediante apresentação de documentos exigidos pelo governo. “O profissional brasileiro formado no exterior que não tenha CRM nem Revalida só poderá exercer sua atividade legalmente no Brasil por meio do Mais Médicos”, explicou.

Com Agência Brasil

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O salário estava em R$ 11,5

    O salário estava em R$ 11,5 mil /mês

    Com a crise no SUS e Planos de saúde  ..com consultórios VAZIOS ..penso que não deveria ser difícil ocupar estas vagas com recém formados por exemplo

    Interessante que no passado o brasileiro ESNOBOU o Programa  ..e hoje ainda vemos o CFM já protestar por mais ganhos e benefícios

     

  2. Para interior, apenas açougueiros se inscreverão

    Médicos competentes odeiam o interior. É claro que médicos despreparados também odeiam os interiores mas como eles não têm chance nas cidades grandes, só lhes resta ir prescrever diclofenaco nos interiores e cidadezinhas do Sertão Brasileiro.

     

    O Oliveira, um velho amigo, disse que há muito tempo saiu de uma vila para ir consultar um médico numa cidadezinha do interior nordestino. Lá chegando entrou na fila de espera. Como estava apressado para pegar a condução de volta para a vila, pois se perdesse a condução, só voltaria prá casa no dia seguinte. Quando chegou a sua vez de ser atendido, ele entrou o médico mandou ele sentar e começou a escrever num pedaço de papel. Então ele perguntou ao médico:

    – O Senhor tá me prescrevendo remédios sem ao menos perguntar o que eu estou sentindo?

    O Médico disse-lhe: “Olha, seu apressadinho, os remédios que eu estou prescreveno aqui é para o próximo paciente, a sua receita médica já está feita. Tome-a e coma mamão e tome diclofenaco.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador