Hoje é dia de Aécio: STF julga pedido de prisão preventiva

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) deve colocar hoje na pauta o pedido de prisão preventiva feita pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o senador Aécio Neves, do PSDB de Minas Gerais, ex-presidente do partido e candidato derrotado à Presidência da República na eleição passada, antes do golpe do impeachment.

Aécio foi investigado pela Polícia Federal na Operação Patmos, que foi criada a partir das delações de Joesley Batista, da JBS. O senador foi denunciado ao STF por crimes de corrução e obstrução da Justiça. A PGR acusa Aécio de pedir R$ 2 milhões a Joesley, um dos donos da JBS.

A PGR reforçou o pedido de prisão de Aécio na semana passada, alegando que o político não está cumprindo a medida cautelar de afastamento. Na alegação, Janot cita uma postagem do senador afastado em sua página de Facebook, no dia 30 de maio, em que aparece em foto junto aos senadores Tasso Jereissati (CE), Antonio Anastasia (MG), Cássio Cunha Lima (PB) e José Serra (SP), todos de seu partido. Aécio, que deveria se afastar das questões do Senado e de parceiros de partido, postou a foto com a legenda: “Na pauta, votações no Congresso e a agenda política”.

A assessoria de Aécio informou, em nota, que o senador afastado cumpre integralmente a decisão do ministro Edson Fachin, mantendo-se afastado das atividades parlamentares. E, pontua a nota, que entre as cautelares determinadas “não consta o impedimento de receber visitas e discutir como cidadão, e não como parlamentar, assuntos diversos”.

Aécio será julgado pela Primeira Turma, que é composta pelos ministros Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso, Rosa Weber, Luiz Fux e o presidente e relator do processo, Marco Aurélio.

Com informações da Agência Brasil

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

33 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Fraqueza

    Não quero ser urubulina, mas Aécio me parece ser o tipo de pessoa capaz de tomar uma medida drástica por não suportar a ideia de ir para a prisão.

    1. Poderíamos ajudá-lo

      Poderíamos ajudá-lo indicando-lhe algumas medidas

      para aliviá-lo do sofrimento. Existem uma carreira delas.

      Se é que me entendem. rsrs

    2. Não mesmo!

      O suicídio requer coragem. Não é qualquer um que acalenta a ideia de um doloroso corte nos pulsos, de um brutal tiro na têmpora ou de um agoniante enforcamento.

      Poltrão na essência, Aécio jamais teria essa grandeza de nos livrar de vez da fétida presença dele.

    3. Infalível

      Toma um remedinho pra dormir, abra o gás e deita do lado, bem pertinho.

      Não tem erro.

      Não dói.

      Uma dica de quem te ama.

      É de coração.

       

       

  2. Hoje é dia do Néscio!

    Não tem Gilmar Mendes e fiel escudeiro, mas tem Alexandre de Moraes… Vamos ver como se comportarão os ministros que julgarão um membro importante do PSDB, o partido do Supremo.

  3. O senador do bico rosa,quando

    O senador do bico rosa,quando ainda estava no PT,foi preso e algemado simplesmente por sua grande garganta.

    Já o bicudo emplumado de Minas,mesmo pego em auto delação,continua livre leve e solto.

    Com os golpistas no poder continuará assim.

  4. O barco do PSDB começou a

    O barco do PSDB começou a afundar, mas o capitão dele tenta se salvar abandonando os marujos e os passageiros.

    AÉCIO, ‘Vada a bordo, cazzo!’ 

     

     

  5. + um ponto p o Judiciário / – um ponto p o Senado

    O STF pedirá a prisao, passando por justo (óbvio q Alexandre de Morais votará contra – está preso a acordos).

    O Senado, com rabo preso, a negará.

    RESULTADO: P o cidadao comum, pontos p o STF, que melhora a imagem. E o Congresso se desgasta ainda mais… 

    É O QUE ACHO…

  6. Não há termos de comparação

    Não há termos de comparação entre o caso do senador Delcidio do Amaral e esse do senador Aécio Neves. Este foi preso em flagrante inafiançável dada a imputação de “crime permanente” ou “estado de flagrância”. Alegação do MP devidamente acatada pelo Juízo respectivo, à época o ministro Teori Zavascki, devidamente anuída pelo Pleno do Supremo. 

    Só nesses casos um parlamentar poderia ser preso. Mesmo assim, quem dá a última palavra é o Parlamento a quem deve ser submetida o evento para que delibere. No caso do senador Delcidio o Senado Federal coonestou a prisão. 

    Aécio Neves livrou o flagrante. Então, só poderá ser preso agora SE O SENADO FEDERAL autorizar. Ou seja, eventual decisão do STF nesse sentido deverá, obrigatoriamente, ser assentida por essa Casa Legislativa. É o que prescreve a Constituição no seu artigo 53.

    A comparação cabível entre os dois casos é que efetivamente se mostraram indignos para o mandato face aos claros indicativos de que cometeram crimes, carecendo, portanto, de serem apurados para, na sequência, gerar processos e julgamentos.

    Nossas paixões políticas não podem se sobrepor à Lei. 

    1. Gostei do seu legalismo, JB Costa

      O seu legalismo é legal.

      O Aécio mataria o Primo para evitar a delação. Portanto, a sua obstrução da justiça é um crime permanente. Não há qualquer diferença entre ele o Delcídio do Amaral, a não ser que um participava do grupo dos 4 P’s, enquanto o outro não é preto, nem pobre, nem puta, nem petista e, portanto, não será preso.

      Se for preso é porque chegaram á conclusão de que ele é puta do Joesley.

    2. É fácil defender obediência à lei para livrar a cara do Aécio

      Difícil é defender que o legislado não prevaleça sobre o acordado entre o poderoso patrão e o impotente trabalhador.

       

  7. Olho no Fux! Na minha modesta

    Olho no Fux! Na minha modesta opinião antes mesmo de começar tem dois votos certos pela prisão. O “neo-justiceiro” Barroso, e a ex-chefe do Moro, Rosa Weber, aquela que sem provas condena, imagina com? Dois votos contra também são certos, o Marco Aurélio, que é um humanista na teoria e na prática, ao contrário do outro, e o Alexandre Moraes, que dispensa apresentações.

    Fux é o unico que não dá para garantir. Votou pela prisão da irmã, o que a rigor sinaliza seu voto hoje, contra o Aécio. Mas Fux não se guia pela coerência. Diz que mata no peito e quando entra em campo faz gol contra.

    Se eu fosse o Aécio, que é um deliquente capaz de tudo, até matar o primo, estaria pressionando o Fux 24 horas por dia. Por “pressionando” entende-se tudo, de chantagem, e ameaça a barganhas mil.

    1. olho….

      Na Terra da Aberração, o inacreditável é o Aécio não estar preso desde o primeiro dia. Juntamente com Temer e Rocha Loures, assim que desmbarcou do avião. Os bandidos ainda foram a PF devolver o dinheiro carimbado e a Policia pede mais prazo para concluir o inquerito? Mais prazo talvez, mas as prisões deveriam ter sido imediatas. Ainda mais depois do Temer confirmar a visita e a conversa clandestina com o empresário na casa da Presidência. Mas o mais inacreditável é que do outro lado se pede a prisão do Lula, por suposições, powerpoint’s e firmes convicções? E por muito pouco não foi decretada, há meses. Aberração maior é que se levaram 30 anos de uma Constituição farsante para ser desmascarados tão ditatorial Poder corrupto.  

    2. A palavra final será do

      A palavra final será do Senado dado o instituto da imunidade. Acho muito difícil, dado o corporativismo, ele não conseguir os votos favoráveis. 

    3.   Rosa Weber vai votar pela

        Rosa Weber vai votar pela prisão do marido da prima? Nem a pau.

        Quanto ao Alexandre de Moraes concordo com você. Ele tem mais cabelo que vergonha na cara.

        Acredito que Fux condene e Barroso libere.

  8. Há necessidade da prisão, sim.

    Eu penso que, apesar de não estarmos mais no Estado Democrático de Direito, Aécio deve deve passar pelo devido processo legal antes de ser preso.

    Porém, esta comprovado que Aécio usa de seu poder político para obstruir a Justiça. Há gravação provando que ele dá ordens até para um ministro do STF. Por essa razão, entendo que ele deve ser preso preventivamente. E depois liberado para fazer sua defesa em relação aos crimes que cometeu.

  9. “A PGR acusa Aécio de pedir

    “A PGR acusa Aécio de pedir R$ 2 milhões a Joesley, um dos donos da JBS.”

    Pois é, lá nos primórdios da operação “Caça PT”, também conhecida como “Lava Jato”, o delator geral da República Alberto Youssef detalhou as falcatruas do mais irresponsável dos políticos brasileiros em todos os tempos.

    A expectativa geral era que seria denunciado pela PGR. Para surpresa dos que acreditavam que, realmente, a tal da força tarefa curitibana tinha a intenção de pegar todos os corruptos, assistiu o quase secretário de segurança do governo Aécio, indicado por Anastasia, aliviar a barra do conterrâneo. Para disfarsar indiciou Anastasia e arquivou o processo em tempo recorde.

    Só agora, depois de um oceano de denúncias nos blogs da imprensa independente e do “baton na cueca” do caso Joesley, o famoso “mineirinho” chega as barras dos tribunais, mais precisamente, da antiga suprema corte nacional. Conecido também como STF.

    Sinceramente, não acredito que vá ser preso fisicamente. Até por impedimentos legais, afinal, está suspenso de suas funções, mas ainda mantém seu mandadto parlamentar. Aliás, impedimentos que não foram impecílhos para a prisão de Delcídio. Claro, o cara era líder do PT, tinha que ser preso, ainda mais que, na operação controlada armada por Bernardo Cerveró, Delcidio citou supremos ministros, o que causou revolta em suas excelências.

    Acredito que nossos supremos ministros da 1ª Turma vão se enturmar e dar um jeito de colher mais uma jaboticaba para amenizar a situação. Nossa deliciosa fruta, tipicamente brasileira, tem substituido com êxito a deusa com venda nos olhos como o símbolo máximo de nossa justiça.

    Cada juizeco colhe a fruta do seu jeito, mesmo que não esteja na safra.

     

     

  10. Comentário.

    Imagino tucano chantageando Temer com esse apoio-não apoio ao Governo (sic) e o Temer não mexendo uma palha contra a PF que fecha contra ele e a PF aecista fechando contra Temer.

    Sem vírgula. Apenas com “e”. Tudo acontecendo ao mesmo tempo.

    Só imagino.

  11. Weber prima da esposa de

    Weber prima da esposa de Aecio , um voto pro Aecio

    Moares, tucano filiado, dois votos

    Barroso, vota com o vento, três votos

    Fux, vota com o Barroso, quatro votos

    Ministro Topete, já tentou livrar a Irmã  de Aecio, cinco votos.

    vai ser de goleada

    5×0

  12. O Trio Paradura Dura amoleceu

    Certamente o Barroso, a Rosa Weber e o Luiz Fux acompanharão os votos uns dos outros, só que, ao contrário dos votos do T$E, votarão pela absolvição do Pó Pará, Perrela.

  13. AÉCIO… PRESO?! A HORA DA VERDADE PRO “ACORDÃO”

    AÉCIO… PRESO?! A HORA DA VERDADE SOBRE A QUANTAS ANDA O “ACORDÃO”

    Por Romulus e Núcleo Duro

    Mais uma rodada, pessoal. Destaque MÁXIMO do dia:

    “(…) Tem ‘pautas’ do Acordão cujo preço é incerto, variável, de difícil estimação prévia…

    P.e., “prender o Aécio” pode sair… ‘barato’.

    Mas…

    Pode sair beeem ‘caro’ também, se ele pirar na cadeia.

    Aécio está looonge de ter a resiliência física e moral de uma certa ~PresidentA~…

    Aquela que, na juventude, atendia pelo codinome “Vanda”, na VAR Palmares, sabe…

    Em abstinência de… hmmm… “liberdade”, digamos… Aécio sempre pode acabar “causando”, né…

    Ou até morrer!

    Vide Mani Pulite…

    Afinal, “tem que ser um que a gente mata antes de ele delatar” – apud… Aécio (!), não é isso??

    Deve estar com o c* na mão.

    Porque o seu bem-estar deixa de depender dele na Papuda.

    Pode ser paranoia, mas nunca se sabe, né…

    Afinal…

    Cai tanto jatinho no Brasil…”

     

    LEIA MAIS »

  14. Ato final da ópera canalha

    Aécio, o moleque mimado, metido a gângster, livre, leve e solto.

    Os trouxinhas daqui, nós todos, acreditávamos o contrário?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador