Humberto Costa não vê maioria para aprovação de PEC que blindaria Bolsonaro

Johnny Negreiros
Estudante de Jornalismo na ESPM. Estagiário desde abril de 2022.
[email protected]

Segundo o Senador do PT, hoje não há condições no Congresso para aprovação da proteção ao Presidente. Assista

Em entrevista ao TVGGN 20H, o Senador Humberto Costa (PT) disse que não há, neste momento, maioria no Congresso Nacional para a aprovação da PEC que blindaria Bolsonaro de ações de primeira instância na Justiça.

Na terça-feira, a coluna da jornalista Andréia Sadi informou que o Centrão, base de apoio parlamentar do Presidente, está articulando uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para tornar todo ex-chefe do Executivo em senador vitalício, como forma de garantir foro privilegiado a Bolsonaro.

Algo semelhante foi feito no Chile pelo ditador Augusto Pinochet, que criou tal mecanismo para se blindar da condenação de crimes cometidos durante seu governo.

LEIA SOBRE ISSO: Diante da iminente derrota para Lula, Bolsonaro prepara blindagem aos moldes de Pinochet

“Eu não consigo sentir hoje uma maioria para isso lá no Congresso Nacional, porque teria que ser uma emenda constitucional, que precisaria ter 3/5 da Câmara e 3/5 do Senado”, declarou Humberto Costa.

Falta de respaldo do Judiciário

Senador Humberto Costa (PT). Foto: Divulgação

Para o parlamentar, uma medida desse gênero exigiria respaldo do Judiciário para sua adoção – mas as cortes superiores dificilmente apoiariam Jair Bolsonaro.

Vale lembrar que, nos últimos anos, o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) têm sido alvos de sucessivos ataques do presidente Bolsonaro.

Apesar disso, Costa acredita que a oposição precisa tomar cuidado com o discurso golpista do atual mandatário.

“A gente tem que estar em alerta. Acho interessante que essa tese (a do golpe) seja levantada para a gente ficar atento a isso. Eu sou daquelas pessoas que não subestimo o que Bolsonaro possa fazer”, destacou o petista.

Assista ao programa completo abaixo:

Novo documentário do Jornal GGN denuncia ameaça de golpe eleitoral de Bolsonaro e os esquemas da ultradireita mundial. Apoie o lançamento: WWW.CATARSE.ME/XADREZ-ULTRADIREITA

Johnny Negreiros

Estudante de Jornalismo na ESPM. Estagiário desde abril de 2022.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador