Imigração japonesa no Brasil

 

Atualização – 20:08

Percurso histórico
A história da arte nipo-brasileira começa em 1935, com o surgimento do grupo Seibi, formado por artistas plásticos de São Paulo. Tratava-se de um grupo de artistas japoneses que se reunia para discutir o aprimoramento técnico e a divulgação de suas obras. Entre os fundadores, estavam Hajime Higaki, Shigeto Tanaka, Tomoo Handa, entre outros.

Com a Segunda Guerra Mundial, o grupo teve suas atividades interrompidas e se dispersou. Na década de 40, o grupo retomou suas atividades com o apoio de novos integrantes que se tornariam ícones das artes no Brasil. Entre os novos integrantes, estavam nomes como Tomie Ohtake, Manabu Mabe, Tikashi Fukushima, Kazuo Wakabayashi e Flávio Shiró.

Na década de 50, surgiu o Salão do Grupo Seibi, com a realização de 14 edições até a década de 70, o que fez do salão um grande espaço de projeção dos artistas nipo-brasileiros no meio artístico nacional. Até então, o estilo adotado por eles era o figurativo.

Alguns desses artistas do Seibi estrearam a primeira edição da Bienal de Artes em 1951. A partir dessa data, muitos deles passaram a ter novas inspirações para suas obras, que deixaram de ter predominância figurativa. Esse foi o caso de dois ícones do mundo das artes nipo-brasileiras: Manabu Mabe (1924–1969) e Tomie Ohtake (1913). Mabe partiu para o estilo abstracionista. Tomie, por sua vez, mistura formas e cores em suas composições, que vão da pintura à escultura.

http://www.zashi.com.br/zashi_especial/517a.php

Jaspion.,,,este me salvou quando criança e havia ficado a sós em casa.,,,a TV estava ligada na hora em que ele gritou “cuidado!!!!!”…É que quis experimentar tomar cheiro de carro para ficar perfumado direto,,,o cheiro saindo pelos poros, quando fui alertado pelo Jaspion…,,ao invés de fazer a experiência despejei o líquido num pote de madeira, destes de pisar tempero..,,o pote explodiu ao ter contato com o líquido que teria tomado não fosse o grito de alerta do Jaspion 

Mishima

Teatro Nô

Judô

Kurosawa – Sonhos

Sobre religião Mahikari…xintoísmo,,,budismo,,..

Harikiri

Chá

Cumprimento..,,…(de cumprimentar, né..rss)

Filmes

Folclore

Colônias Japonesas

Máfia..,,,,esqueci o nome

Tradiçao e modernização

Culinária

Pintura ..,,,Tomie Otake

Bairro japonês em SP

A escita como desenho

Nossa.,,,..o Japão.,,,com quem sonhei ou com que sonhei nesta noite.,,,não lembro mas com certeza tem a ver com o Japão

Hirohito

Mangá

Faixa preta da grife Julius cobre parte superior do tronco de modelo.
Peça é criação do estilista japonês Tatsuro Horikawa, estreante na semana de moda.

 

O estilista japonês Tatsuro Horikawa, estreante na semana de moda masculina de Paris, lançou nesta quinta-feira (26) um sutiã para homens no desfile em que apresentou suas tendências para a temporada Primavera-Verão 2009.

 

Na coleção da “Julius”, a grife do também fotógrafo e escultor, a versão masculina de um dos acessórios mais tradicionais do guarda-roupa da mulher não tem tiras: é uma simples faixa preta que cobre a parte superior do tronco e aparece sob peças bordadas ou blazers informais, combinada com calças do tipo pescador, mochilas esportivas e coturnos.

 

Outro destaque do desfile de Horikawa, que apostou na masculinização da indumentária feminina, foram as túnicas transparentes e curtas – na altura das coxas -, que cruzaram a passarela em looks compostos por cuecas ou shorts. 

.,,,,,

Teatro Kabuki

Performance..,,,arte conceitual..,,video arte..,,,o Japão na bienal de sp

 

Ariel Artigas Severino

Barbara Schubert Spanoudis

David Dalmau

Fang Chen-Kong

Ivan Kudrna

Tikashi Fukushima

Kazuo Wakabayashi

Destes, apenas Kazuo Wakabayashi é japônês, nascido em Kobe, Japão,…segue link,,além de artistas do Japão tem por exemplo o  Carlos Zibell,este tem parentesco com o nosso amigo o avatar Gunter Zibell http://www.art-bonobo.com/artes/ fujibayashi 17 de junho de 2006Ei, você!
Preste atenção no que eu vou dizer!
Não vai ficar sozinho,
Sou o guerreiro que vai te defender
Contra toda maldição
Não havendo solução
Pra sua segurança, não temo entrar em ação
A paz na Terra,
E em todos os planetas,
É como um sonho que não pode acabar!
JASPION!
Pela liberdade sou
JASPION!
Pela igualdade sou…
Eu juro, eu juro, eu juro
Não vou falhar
JASPION!!!
……………………………………………………..Pegando o gancho da sugestão do Nassif.,,,,,budismo,,,mahikari..xintoísmo,,,já li um pouco sobre Buda,,,um contato rápido com a Mahikari…e num sonho vi muitas flores e a frase “xintoísmo é Buda”

Mahikari, é uma arte espiritualista que surgiu no Japão, e tem por objetivo a renovação espiritual de toda a humanidade. Esta renovação é fundamentada por revelações divinas que Deus (o Deus Supremo, criador do céu e da Terra) teria revelado para seu fundador Yoshikazu Okada. .

Os movimentos, quase sempre, se utilizam de uma técnica chamada “Arte mahikari” (ou Okiyome) que, de acordo com os adeptos, é uma sagrada arte concedida por Deus, para transmitir a Luz Divina com o objetivo de purificar o espírito, a mente e o corpo. Essa energia é transmitida através da imposição da mão.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mahikari

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador