Impasse deve atrasar julgamento do impeachment de Trump

Líder republicano no Senado não faz acordo com democratas; Pelosi não pretende transmitir artigos enquanto não souber como processo será conduzido

Mitch McConnell, líder republicano do Senado e Nancy Pelosi, democrata e presidente da Câmara

Jornal GGN – Um impasse entre os líderes da Câmara e do Senado dos Estados Unidos deve atrasar o processo de julgamento de impeachment do presidente Donald Trump.

Enquanto o líder da maioria republicana no Senado, Mitch McConnell, se diz preparado para começar o processo sem acordo com os democratas sobre a inclusão de testemunhas, a presidente da Câmara, a democrata Nancy Pelosi, indicou que não pretende transmitir os artigos enquanto não souber sobre como os republicanos pretendem conduzir os procedimentos no Senado.

Segundo informações do jornal Folha de São Paulo, o endurecimento de postura dos políticos deve fazer com que o processo se arraste, embora outros democratas tenham indicado que é hora de deslanchar a fase inicial do processo.

Em sessão a portas fechadas, Pelosi disse a outros políticos democratas da Câmara que não vai enviar as acusações de abuso de poder e obstrução do Congresso porque deseja ver as regras específicas sobre os procedimentos a serem seguidos no julgamento.

Já McConnell declarou em coletiva de imprensa (e em reunião a portas fechadas) que possui os votos necessários para começar o julgamento da forma que ele e a maioria de seus senadores quer: depoimentos dos gerentes de impeachment da Câmara e da equipe de defesa de Trump, além de um amplo tempo para que as perguntas dos senadores sejam enviadas por escrito.

A decisão sobre a convocação ou não de testemunhas será tomada ao final da primeira fase do julgamento, segundo o plano do político republicano. A iniciativa foi anunciada para aumentar a pressão sobre Pelosi – e ecoa o formato seguido no julgamento do presidente Bill Clinton, realizado há 21 anos e que culminou com a absolvição do democrata.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador