Indústria, políticas públicas e desenvolvimento econômico

Jornal GGN – O aprofundamento dos estudos sobre política industrial ajuda a explicar quando o ciclo de desenvolvimento econômico é aproveitado de forma efetiva, uma vez que não basta que a cadeia industrial seja bem estruturada: os fundamentos econômicos são tão ou mais necessários que isso.

O site Vox Dev elaborou um artigo explicando esse contexto, ressaltando que “política industrial” está diretamente ligada a políticas que promovam mudanças estruturais, uma vez que estratégias voltadas para a agricultura ou serviços não tradicionais qualificam tanto quanto os incentivos aos fabricantes.

Em linhas gerais, o desenvolvimento econômico fala sobre mudanças estruturais, como a produção de novos bens com novas tecnologias e a transferência de recursos das atividades tradicionais para as novas. Entretanto, a mudança estrutural está cheia de falhas de mercado, o que impede uma adoção automática mesmo com os trabalhos das autoridades para fornecer um ambiente adequado.

“O investimento em novas indústrias requer financiamento, mas as empresas sem histórico parecem excessivamente arriscadas para os credores privados”, diz o artigo, ressaltando uma eventual falta de serviços e insumos complementares, passando pela formação de trabalhadores e gerentes – que ficam livres para transitarem entre imitadores e a concorrência.

Embora a política industrial seja teoricamente forte, ela é ambígua na prática por conta de duas objeções: objeção informativa (é possível identificar as empresas, setores e mercados relevantes sujeitos a imperfeições de mercado?) e captura política (os governos podem resistir ao lobby de empresas poderosas e impedir que a política industrial se torne um instrumento de transferência de renda para os donos?).

Tanto na indústria como em outros segmentos, as políticas públicas podem ser comprometidas pela falta de boas informações e captura política por grupos de interesse próprio. Porém, existe um grande consenso sobre a necessidade de um papel público.

Redação

Redação

Recent Posts

Leilão concede empreendimentos de transmissão de energia em 14 estados

A previsão é que sejam investidos R$ 18,2 bilhões em 69 empreendimentos, com a geração…

4 horas ago

O mundo de Charles Michel às três e meia da manhã, por Gilberto Lopes

Michel repete declarações que ouvimos frequentemente hoje: “A Rússia não irá parar na Ucrânia, tal…

5 horas ago

STF analisa novamente a manutenção do foro especial para senadores e deputados

Investigações de ex-parlamentares devem ser encaminhadas para a primeira instância, decidiu a Corte em 2023

5 horas ago

Julgamento da cassação de Sergio Moro terá transmissão ao vivo; saiba como assistir

TRE-PR começa a julgar na próxima segunda-feira, 1º de abril, duas ações que pedem a…

6 horas ago

Tarcísio vai ganhando peso na sucessão do bolsonarismo, mostra pesquisa

Pesquisa traz o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, como o predileto para herdar…

7 horas ago

Dengue: Américas podem registrar pior surto da história, alerta Opas

Brasil, Argentina e Paraguai, segundo a entidade, respondem por mais de 90% dos casos e…

7 horas ago