> Inovação estratégica do setor turístico em Minas Gerais: o caso Estrada Real

O turismo é uma atividade econômica de importância crescente em nível global. Nesse sentido, são decisivas as ações por parte de instituições públicas e privadas voltadas ao fortalecimento desse setor. O artigo busca compreender a estruturação e as ações estratégicas de inovação adotadas pelo setor turístico de Minas Gerais para obtenção de seu desenvolvimento e de competitividade em nível regional e até mesmo global. Os desafios na busca do grande potencial existente em Minas Gerais podem ser resumidos nos três itens: promover a cooperação e articulação de cadeia, capacitar mão de obra gerencial e administrativa, completar a cadeia de valor. Esses conceitos estão intimamente ligados à configuração de estruturas denominadas clusters. Atualmente, o destaque nesse campo remete ao Programa Estrada Real, iniciativa que, centrada na mobilização de esforços nas esferas pública e privada, pretende formar um corredor turístico visando promover e integrar as várias oportunidades de negócios em torno desse caminho histórico. Este trabalho é desenvolvido através da metodologia estudo de caso, possuindo como objeto “O Programa Estrada Real”
 

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