Inteligência francesa contradiz acusações de Trump sobre origem do novo coronavírus

Presidente dos Estados Unidos tem culpado repetidamente a China pela disseminação global do novo coronavírus

Imagem: Reuters

Da Sputnik Brasil

Donald Trump assegura que Pequim foi responsável pela disseminação do coronavírus após um vazamento em laboratório de Wuhan, mas fontes da inteligência francesa manifestam opinião contrária.

Como parte de uma investigação exclusiva que a revista francesa Valeurs Actuelles tem vindo a conduzir nas últimas semanas, numerosas fontes no seio dos serviços de inteligência franceses foram questionadas entre 23 e 29 de abril sobre a origem do novo coronavírus.

Em artigo publicado em 2 de maio, a Valeurs Actuelles garante que equipes de contra-espionagem e especialistas em armas químicas e bacteriológicas franceses foram ativados logo no início do surto, a fim de coletar informação.

Suas conclusões, segundo a revista, contradizem as acusações de Donald Trump formuladas contra o laboratório chinês em Wuhan.

“Estamos absolutamente convencidos de que não teve origem em um vazamento do laboratório P4”, confidenciou à revista um especialista na matéria pertencente aos serviços secretos franceses.

Dezenas de estirpes analisadas
Segundo afirmou sob anonimato outra fonte no seio da inteligência gaulesa, as equipes conseguiram coletar “suficientemente cedo”, “várias dezenas de estirpes do vírus” e “mandar analisá-las por cientistas”.

“Todas as estirpes analisadas mostram que não foram modificadas pelo homem. O vírus é realmente de origem animal, foi transmitido aos humanos, mas ainda não sabemos exatamente por quem. Mas não resultou de falsa manipulação ou vazamento”, assegurou a fonte.

Uma terceira fonte fez questão de salientar ser “fácil verificar se a estirpe foi manipulada pelo homem”.

Quebras de segurança
Questionados pela revista, os agentes da inteligência francesa fizeram saber que as autoridades francesas “estão convencidas há várias semanas de que o vírus não foi resultado de manipulação errada, vazamento ou mesmo de ação voluntária”.

Contudo, assinalam que foram detectadas várias falhas de segurança no laboratório P4 na cidade de Wuhan, onde tudo começou:

“Não está conforme as normas P4, será mais na verdade de nível P3”, disse uma das fontes, enquanto outra considera que não se pode descartar “de forma alguma, a considerável responsabilidade da China na crise que estamos vivendo”, informa a Valeurs Actuelles.

Acusações de Trump
Vale recordar que o presidente dos Estados Unidos tem culpado repetidamente a China pela disseminação global do novo coronavírus.

Contudo, e apesar das garantias de seus próprios serviços de inteligência em como o SARS-CoV-2 não foi criado pelo homem ou geneticamente manipulado, Donald Trump afirmou em 30 de abril acreditar que o vírus teve origem em um laboratório em Wuhan, ameaçando por isso Pequim com represálias econômicas.

Redação

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Muito mais provável que o virus tenha sido desenvolvido pelos USA Inc. e sido levado para Wuhan pelos militares que participaram dos Jogos Militares Mundiais, realizados naquela cidade, em Outubro de 2019… Vindo dos sionistas khazarians, qualquer atividade criminosa é possível… Escrotos e canalhas !!!

  2. O meu ídalo DTrump passou a viver tempos de grande dificuldade, pois sabe que sua péssima reação ao coronavírus já custou a vida de milhares de americanos, afinal, já morreram mais nesta crise virótica que durante a guerra do Vietnam. Nas entrevistas diárias que ele, não por acaso, já deixou de lado, era uma mentira atrás da outra acompanhada por um inacreditável festival de soberba – ao responder a um jornalista, se deu nota 10 quanto às providências tomadas para enfrentar o vírus, e muito mais. Tentou de tudo, pois sabe utilizar as palavras, mas os números não o deixaram mentir, daí a intenção de voto caiu naturalmente, quando então passou a buscar culpados prá tudo e todos, primeiro o Maduro e depois a China com o vírus malvado, muito embora ele saiba perfeitamente que o responsável por tudo o que lhe ocorre está diante do nariz dele, isto é, quando se olha no espelho.
    DTrump fará de tudo pra atrapalhar a eleição, não quer aceitar o voto por telefone , favorável aos democratas, em minha opinião tentará postergar a disputa, e se não conseguir e vier a perder para JBiden, será um festival de processos contra o resultado, algo nunca visto nos USA.

  3. O vírus estava guardado no mesmo laboratório em que o Saddam Hussein armazenava as armas de destruição em massa jamais encontradas. E lá vamos nós para outra guerra?…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador