Investir em Bitcoins realmente vale a pena?

Bitcoins (BTC) são moedas virtuais totalmente descentralizadas. Elas não pertencem a um país específico e nem estão sob o comando de algum governo. Também não é possível guardar Bitcoins no bolso ou na carteira, porque não existem fisicamente assim como o Dólar ou o Real.

Suas transações ocorrem pela internet e são protegidas por criptografia, por isso o BTC faz parte da classe das criptomoedas.

A facilidade de negociar Bitcoins em qualquer parte do mundo chamou a atenção dos investidores que resolveram apostar nessa criptomoeda que não para de crescer. Além disso, diversas pessoas conseguiram obter grandes retornos em um curto período de tempo. Ou seja, a popularidade da moeda virtual não é em vão.

Mas afinal, como investir em Bitcoin? Como adquirir a moeda virtual? Conheça abaixo três maneiras diferentes de adquirir Bitcoins.

1. Negociações P2P

Uma das maneiras muito utilizadas pelos investidores para comprar Bitcoins é através das negociações P2P. A sigla remete à expressão em inglês “peer-to-peer”, que significa “ponto-a-ponto” ou “pessoa para pessoa”. Como o próprio nome já sugere, são negociações realizadas entre as próprias pessoas interessadas em comprar ou vender Bitcoins.

Não existe uma instituição financeira que faz a intermediação dessas negociações. Elas ocorrem através de um sistema que recebe as ordens de compra e de venda, conecta as pessoas por trás das ordens e permite que seja operação é realizada.

2. Comprar Bitcoins em exchanges

Para adquirir Bitcoins através das casas de câmbio, o investidor vai precisar abrir uma conta, o que é um processo um pouco complicado.

Já as transações em si são bem simples, o investidor só precisa informar suas próprias ordens de compra e venda de Bitcoins.

Algumas informações ficarão disponíveis na plataforma, então é muito importante que o investidor seja bem cuidadoso na hora de escolher a exchange onde vai comprar seus BTCs.

3. Caixas eletrônicos que emitem BTC

Além de negociações P2P e exchanges, é possível adquirir Bitcoins em caixas eletrônicos. Essas máquinas são como aquelas que existem nos bancos, usadas para realização de depósitos, saques e outras funcionalidades.

Esse processo de emissão de Bitcoins em caixas automáticos já é algo muito comum em algumas partes do mundo, como Espanha e Suíça. Nestes locais, já existem máquinas que permitem a compra da criptomoeda, o problema é que as taxas cobradas são altas, chegando até a 6% por operação.

Investir em Bitcoins envolve riscos?

As negociações em Bitcoins viraram uma febre no mundo inteiro. O assunto é comentado em diversos lugares e a moeda digital atraiu a atenção de muitas pessoas. Porém, cada investidor precisa avaliar, de maneira individual, se o investimento em Bitcoin vai de encontro ao seu perfil e objetivo.

Afinal, investir em Bitcoins envolve riscos. A moeda digital não é regulamentada por um Banco Central, assim como outros investimentos, como Tesouro Direto, CDB ou ações da Bolsa de Valores, e muito menos protegida pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC).

Além disso, existem mais dois pontos que merecem atenção. O primeiro deles é que Bitcoins não possuem lastro, ou seja, não há como comprovar seu valor real. O segundo é que não há um limite de oscilação diária, o que torna este investimento muito imprevisível.

Sendo assim, quem não gosta de investimentos que oferecem maiores riscos, precisa pensar bem antes de comprar Bitcoins. Apesar de muitas pessoas conseguirem bons resultados negociando a moeda virtual, o risco de perda é real e precisa ser levado em consideração.

O mercado de investimentos é muito rico e oferece uma gama de possibilidades, basta identificar quais modalidades estão de acordo com o perfil do investidor. Ótimos resultados podem ser obtidos sem que seja necessário ficar exposto a grandes riscos.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador