Israel ameniza bloqueio a Gaza

Por Edson Joanni

Israel anuncia alívio no bloqueio à faixa de Gaza

DA EFE, EM JERUSALÉM

Folha de Sao Paulo

O governo de Israel decidiu nesta quinta-feira aliviar o bloqueio a Gaza ao permitir a entrada ao território palestino de produtos de uso civil.

“O Gabinete de Segurança manteve uma ampla discussão nos últimos dois dias em referência aos ajustes da política de Israel sobre Gaza”, assinala o escritório de Benjamin Netanyahu em comunicado, que acrescenta que foi decidido “aliviar o sistema da entrada de bens civis em Gaza”.

O núcleo do Gabinete de Netanyahu também aceitou “expandir o fluxo de materiais para projetos civis que estejam sob supervisão internacional, continuar os procedimentos de segurança existentes para impedir a entrada de armas e material de guerra”.

“Nos próximos dias, o governo decidirá os passos adicionais que serão tomados para que esta política seja efetivada”, indica a nota, que convoca a comunidade internacional a trabalhar para a libertação imediata do soldado Gilad Shalit, capturado por milícias palestinas de Gaza há quatro anos.

A medida representa a cessão do governo israelense à pressão internacional, que tinha reiterado suas chamadas ao fim do bloqueio a Gaza após o ataque à frota humanitária internacional que se destinava a Gaza no último dia 31 de maio e terminou com a morte de nove ativistas turcos.

A representante europeia de Assuntos Exteriores e vice-presidente da Comissão europeia, Catherine Ashton, pediu na quarta-feira em discurso perante o Parlamento Europeu em Estrasburgo que seja encerrado o bloqueio que, assinalou, “causa danos às pessoas, impede a reconstrução, alimenta o radicalismo e dá autoridade ao Hamas”.

Os Estados Unidos, principais aliados de Israel, tacharam como “insustentável” o cerco à faixa, governada pelo Hamas e na qual vivem um milhão e meio de pessoas, e exigiu a revisão de suas condições.

Na semana passada, Israel começou a afrouxar o cerco a Gaza e anunciou que permitiria a entrada de refrescos, sucos, frutas em conserva, bolachas, aperitivos e batatas fritas, medida que os palestinos consideraram insuficiente.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador