Jacob Gorender: PRESENTE!

http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/brasil/2013/06/11/interna_brasil,370877/morre-aos-90-anos-o-historiador-e-fundador-do-pcbr-jacob-gorender.shtml?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter#.UbeTEiZmEkM.twitter

Morre aos 90 anos o historiador e fundador do PCBR, Jacob GorenderEscreveu obras importantes da historiografia brasileira como O escravismo colonial, Combate nas trevas e A escravidão reabilitada

 

Publicação: 11/06/2013 17:51 Atualização: 11/06/2013 17:57

 

 (Youtube/Reprodução)  



Um dos historiadores mais importantes do país, o soteropolitano Jacob Gorender falaceu nesta terça-feira (11) aos 90 anos. Após o golpe militar de 1964, Gorender ajudou a fundar, ao lado de outros importantes líderes marxistas, o Partido Comunista Brasileiro (PCB). Por conta de sua atuação na esquerda, foi detido e torturado. Ao sair da prisão, deixou a militância para se dedicar à vida intelectual. Filho de um judeu ucraniano socialista, frequentou a Faculdade de Direito de Salvador.

Escreveu obras importantes da historiografia brasileira como O escravismo colonial (1978), Combate nas trevas (1987) e A escravidão reabilitada (1990).

Em nota, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) lamentou a morte do historiador. “Gorender lutou contra a ditadura militar, foi preso e torturado. Estudou profundamente a realidade brasileira, buscando compreender o passado colonial, reconstituir a memória da resistência à ditadura e analisar as experiências socialistas no século 20”, disse o texto.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador