Janot aceita delação que pode implodir governo do PSDB no Paraná, por Esmael Morais

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Agência Brasil
 
 
Jornal GGN – Uma mulher chamada Vanessa Domingues, considerada “laranja” da Valor Construtora, teria fechado acordo de delação premiada com a Procuradoria Geral da República nesta sexta (21), no âmbito da Operação Quadro Negro, que investiga desvios da Educação pública do Paraná. Segundo informações do Blog do Esmael, o governo Beto Richa (PSDB) será atingido em cheio, e sobrará até para a Assembleia Legislativa.
 
Do Blog do Esmael
 
Delação premiada de Vanessa Domingues, considerada “laranja” da empreiteira Valor, foi homologada pelo procurador-geral da República Rodrigo Janot no âmbito da ‘Operação Quadro Negro’.
Pelo conteúdo dos depoimentos acordados pela PGR, as mais altas autoridades do governo do Paraná, incluindo o próprio governador Beto Richa (PSDB), seriam os beneficiários do esquema de corrupção na Secretaria de Estado da Educação.
Segundo reportagem do Bom Dia Paraná, da RPC TV, além de Richa, estão sendo investigados o presidente da Assembleia Legislativa, Ademar Traiano (PSDB); o Primeiro-Secretário Plauto Miró (DEM); o deputado Tiago Amaral (PSB); o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado Durval Amaral; e o irmão do governador José “Pepe” Richa (PSDB).
 
Embora a reportagem da Globo não tenha citado o deputado licenciado Valdir Rossoni (PSDB), atual chefe da Casa Civil, também está enrolado na ‘Quadro Negro’. Ele goza do foro privilegiado no Supremo Tribunal Federal.
Segundo a delatora, parte do dinheiro desviado da construção de escolas era destinados à compra de dólares que eram enviados para Moçambique, na África. O beneficiário, nesse caso, não teve o nome revelado em virtude do “foro privilegiado”.
De acordo com o Ministério Público, a delação premiada de Vanessa Domingues revela “todos os crimes contra a administração pública, entre os quais os crimes de peculato; os crimes financeiros de lavagem de dinheiro e de associação criminosa”.
Outras delações também foram homologadas, tais como a do proprietário da Valor Construtora Eduardo Lopes de Souza realizada em março.
O Blog do Esmael registrou em primeira mão, há dois anos, o escândalo e a consequente queda da cúpula da Educação do Paraná na época.
Com os novos desdobramentos da ‘Operação Quadro Negro’, os meios jurídico e político avaliam que “não sobrará pedra sobre pedra no governo Richa” após a delação do dono da Valor Construtora, pois eles esperam prisões de agentes públicos no executivo e no legislativo estadual paranaense.
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

17 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Sabemos todos, de longa data,

    Sabemos todos, de longa data, se for gente do petê está fodida; se for gente tucana está liberada (com pedidos de desculpas e indenização milionária). 

  2. O cara é tucano, meu!

    Esqueça, isso vai acabar numa gaveta chaveada e a chave desaparecerá. O tucano-rapina nem perde o sono e os esquemas continuarão a mil por hora.

    1. Infelizmente, alvaro, sou

      Infelizmente, alvaro, sou obrigado a concordar, até porque, hoje, a poliça federal descobriu que o renan, o sarney e o jucá nada fizeram para obstruir a vaza-jato. Pobre país de merrecas.

  3. janot….

    Pode? Este país não existe. Até as pedras sabem que o Mensalão foi estratégia criminosa que o governo do pt copiou do governo tucano (aqueles que eram honestos. Que fariam política de outa forma. Progressistas. AntiCapitalistas. Ladrão era o malf. E outras fantasias que vocês acreditaram) E este Mensalão não foi julgado até hoje. E todas figuras do Tucanistão, estes pobres que faziam politica sem pretensão financeira alguma, abarrotaram contas no exterior. Dossiê Cayman que juravam ser uma fantasia é muito maior que imaginavámos. E até hoje ninguém preso !!! Nada como um dia após o outro. A Verdade vos libertará. E falando nisto, também contra o Nepotismo e o Personalismo, não é mesmo Bruno Covas?  

  4. Não nos enganemos mais

    Prezados,

    Após ver mais uma vez uma manchete como essa, abateu-me um profundo sentimento de cansaço. Explico-me: não estamos cansados de lutar, no sentido de participar e não abrir mão do debate político; não estamos cansados no sentido de não encontrarmos expectativas para as quais lutarmos. O que realmente já cansou é esperar alguma forma de normalidade institucional. Vivemos em um evidente estado de exceção. Há muito tempo já provado. A crise institucional de nossos tempos não se dá no bom ou mal funcionamento (hoje não dispomos nem de parâmetros para tal avaliação), mas no descolamento que as instituições assumiram em relação a sociedade depois do golpe de 2016. Portanto, não há, inexoravelmente, nenhuma possibilidade de luta institucional. A boa luta só poderá ser travada no campo da política, no campo da legitimação dos representantes e do projeto de sociedade inclusiva e solidária.

  5. Lapidar

    “Até as pedras sabem que o Mensalão foi estratégia criminosa que o governo do pt copiou do governo tucano ..” De um comentário neste post.

    Poderia ser uma inscrição lapidar para  a política brasileira.

  6. Comentário.

    E no escândalo das APAEs, eis que encontramos o agente provocador do judiciário.

    Ops, não ele.

    A esposa do agente provocador.

    Que é metido com tucano, claro.

    1. Proverbio árabe

      Diz um provérbio árabe: ” Está-se melhor sentado do que de pé e melor deitado do que sentado”

      Eu esperarei deitado!

  7. E ainda querem

    Que o povo saia às ruas ? para apanhar, levar balas de borracha, cacetadas, sprays de pimenta, etc. etc. e sem nenhuma arma a não ser queima de pneus, algumas pedras, músicas, discursos,  etc ? Estamos em plena  ditadura e sem empregos, sem lenço e sem documento. Com a perspectiva da não aposentadoria e c/ trabalho escravo (terceirização) É pegar ou morrer de fome ! E com a condenação do Lula, sem nenhuma ilusão por dias mais claros, só resta tentar salvar a pele e olhe lá.  E  ainda vendo muitos falar em Bolsonaros e Dórias..

    A bandidagem de sempre correndo solta, grileiros, traficantes de drogas… Gente morrendo como se fossem baratas.

    E os golpistas (incluindo os patrocinadores) usando de todos os artifícios possíveis e imagináveis e verbas retiradas de outros setores, para continuarem espoliando o país através da sonegação e das mamatas dos cargos públicos, além da venda de importantes reservas que o pobre /rico país tinha.

    Estou perdendo completamente todas as esperanças.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador