Janot aceitou imunidade imposta por Joesley Batista pensando no “interesse público”

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Agência Brasil
 
 
Jornal GGN – O procurador-geral da República Rodrigo Janot disse, nesta segunda (17), que aceitou a imunidade total imposta por Joesley Batista em seu acordo de delação premiada pensando no interesse público.
 
“Eu sopesei o interesse público e concluí: eu viu conceder a imunidade. Foi sopesando o interesse público à sociedade brasileira”, disse, segundo informações do Valor Econômico.
 
Ainda segundo a reportagem, “sem mencionar os nomes dos executivos da JBS, Janot contou que eles disseram que não abririam mão da imunidade.”
 
Em passagem pelos Estados Unidos para falar de delação premiada, Janot disse que “a escolha de Sofia que eu tive de fazer foi: eu, que tenho o monopólio da investigação e sou o titular exclusivo da ação penal, aceito prosseguir no acordo ou vou ter de fechar os olhos para crimes que estavam sendo praticados. Aí, eu sopesei os dois interesses e a concessão da imunidade.”
 
Joesley Batista foi um dos mais beneficiados com a delação. Na mesma semana em que o acordo veio à tona, com a gravação em que Temer possivelmente dá aval à compra do silêncio de Eduardo Cunha, o empresário estava de malas prontas para os Estados Unidos.
 
O acordo foi muito criticado pela imunidade total e o Supremo Tribunal Federal chegou a discutir sobre como e quando delações podem ser anuladas. “Ninguém se sente feliz concedendo imunidade a criminoso”, opinou Janot.
 
Para Janot, contudo, o acordo foi um ganho para o Ministério Público, porque “pessoas ricas” procuraram a instituição “para oferecer a possibilidade de um acordo penal e que envolviam altíssimas autoridades da República”. Mais do que investigar crimes do passado, a Lava Jato viu ali a oportunidade de investir, pela primeira vez, contra crimes que ainda estavam em curso.
 
Janot ainda disse que achou que a delação e Joesley contra Temer era uma “mentira”, até que o empresário entregou as gravações de conversas. O procurador aguarda votação na Câmara para saber se o presidente poderá ser processado no Supremo.
 
“Não vou insistir nessa denúncia, porque não tenho como insistir tecnicamente”. Caso a Câmara rejeite, o processo contra Temer seguirá apenas quando ele deixar o cargo de presidente. A informação é da Folha de S. Paulo.

“Janot negou ter pressa para apresentar uma nova denúncia contra o presidente e afirmou que aceitaria uma possível rejeição do texto pela Câmara ‘com a maior naturalidade’. E ‘se alguma investigação estiver madura até 15 de setembro [quando encerra o mandato e Raquel Dodge assume], eu ofereço a denúncia'”, disse.

O governo Temer enviou aos Estados Unidos, para fazer um contraponto a Janot, o ministro da Justiça Torquato Jardim. Leia mais aqui.

 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Delações
    Gostaria de fazer ao Dr.Janot uma perguntinha básica:
    Levando em consideração o poderio de Rede Globo, seus aparatos jurídicos incluindo suas chantagens aos Entes Públicos, Por que será que mesmo considerando esse poderio,quando submetido à pesquisa sumária de investigação foi flagrada em inúmeros Ilícitos, enquanto o Ex-presidente Lula vasculhado há dezenas de anos não se encontra qualquer ilícito que tenha cometido?
    Restaria alguma dúvida sobre quem deveria estar na cadeia, considerando-se os fatos expostos?
    Algum representante do Ministério Público poderia me responder?

  2. Como diria o Dadinho…

    “Interesse público é o carvalho!”

    Golpista calhorda. Que morra de um câncer daqueles bem sofridos e lentos! É o que desejo para todos os golpistas de ontem (1964) e de hoje (2016).

  3. Este sujeito, só de observar

    Este sujeito, só de observar as fuças de tamanha excrescência moral, agente se arrepende de fazer parte de especie animal parecida. Se é que esse indivíduo não seja, na verdade, um animal de corpo mole um verme, ou seja, um invertebrado.

    Orlando

  4. Basta bater o olho na chamada

    Basta bater o olho na chamada pra ver que eh mentira…  DE JANOT.

    Nao li, nao vou ler, teho raiva de quem leu o resto.  Janot ainda ta pensando que a protecao dele ao, digamos, “trafico de cocaina de Minas”, esta invisivel.  So que nao ta.

    Ainda nao.

    Pela milesima vez:  porque eh que ele nao morre mais rapidinho?  Faltou acidente de transito?

  5. É a prestação de contas aos verdadeiros chefes

    Prezados,

    Se no Brasil ainda vigorasse o Estado de Direito Democrático, se houvesse governo e forças armadas patrióticas, ao chegar dos EUA, Rodrigo Janot deveria ir direto para a prisão, imediatamente, sem direito a sursis. Os crimes de lesa-pátria, lesa-soberania e de desrespeito À ordem constitucional são flagrantes, escandalosos. 

    Está claro e cristalino como o sol do meio dia que a Fraude a Jato é um a ORCRIM institucional e que a PGR é o alto comando local do golpe. Janot foi aos EUA prestar contas aos verdadeiros chefes a quem ele e comparsas da Fraude a Jato efetivamente servem. Janot é cínico, mentiroso contumaz; ele não convence mais ninguém de boa índole, que acompanha a conduta criminosa dele ao longo de dois mandatos na PGR. O DoJ estabeleceu as regras para o acordo com a JBS; como mostraram Fernando Rosa e Luís Nassif. A Globo se consorciou porque ela e o PGR se blindam mútuamente e porque o FBI e MP espanhol estão na cola da Globo e suas falcatruas milionárias no exterior, envolvendo a FIFA, a CBF, sonegação de impostos, contas em paraísos fiscais, etc. J. Havilla, que controlava a Trafic e a maior afilidada da Globo, está preso nos EUA e celebrou acordo de delação premiada; José Maria Marin, ex-presidente da CBF, foi preso na Suíça pleo FBI e está em prisão domicilar (em ap. de luxo) nos EUA.

    A reportagem levada ao ar ontem, pelo programa Domingo Espetacular, da TV Record, constitui artilharia usada por ‘MT’ contra a Globo. A boa reportagem não traz novidades para os leitores da blogosfera, mas ao ser divulgada em rede nacional, com nomes e imagens dos donos do império midiático Globo envolvidos em práticas criminosas, como sonegação fiscal, suborno de funcoinária da Receita Federal e roubo de processo em que eram apontadas os ilícitos tributários em que a Globo está envolvida, tudo  isso enfraquece muito grupo dcontrolado pelos irmãos Marinho, empenhados nessa cruzada para defenestrar Michel Tmer e no lugar dele colocar o pimpãoRodrigo Maia, para continuar o serviço imundo, destruindo a previdência pública.

    Não há lado defensável nessa história. Derrubada Dilma, condeando Lula, proscritos o PT e a Esquerda, a briga agora é entre criminosos profissionais, seja nas hostes da burocracia do Estado (representadas sobretudo pela Fraude a Jato), seja no empresariado corruptor, seja nas oligarquias políticas representadas por MT e camarilha.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador