Japão irá retomar caça comercial de baleias

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.
[email protected]

Foto: João Ramos/Bahiatursa/Fotos Públicas

Jornal GGN – O Japão anunciou nesta quarta-feira, 26 de dezembro, sua retirada da Comissão Baleeira Internacional (CBI) e a retomada da caça comercial de baleias a partir de julho de 2019. A decisão foi anunciada pelo porta-voz do governo japonês, o ministro Yoshihide Suga, que confirmou a volta das atividades nas suas águas territoriais e na sua zona econômica exclusiva.

A CBI foi criada há setenta anos a fim de garantir a preservação desses cetáceos e evitar sua caça indiscriminada nos oceanos. O Japão fazia parte da organização desde abril de 1951 e até então cumpria a decisão de 1982 que proíbe a caça comercial de baleias, depois que algumas espécies estiveram ameaçadas de extinção.

Ainda, desde 1987 o Japão autoriza a caça de baleias para fins científicos, mas organizações de proteção do animal afirmam que o programa é uma farsa e esconde a caça comercial ilegal, já que a carne de baleia é vendida nos mercados japoneses.

Durante o pronunciamento, Suga também assegurou que o país atuará como observador dentro da CBI e garantiu que Tóquio continua comprometida com o uso dos recursos marítimos de acordo com dados científicos.

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador