Revista GGN

Assine

Joaquim Barbosa e a face tenebrosa da maldade

Jornal GGN - Em 2013, os mandos e desmandos do presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) deram mesmo muito o que falar. O artigo "Joaquim Barbosa e a face tenebrosa da maldade", de Luis Nassif, sobre o prazer sádico de Joaquim Barbosa ao exercer o poder que lhe foi conferido, causou polêmica e rendeu 298 opinões pró e contra, ficando em sexto lugar entre os mais comentados do ano passado.

 

Joaquim Barbosa e a face tenebrosa da maldade - Luis Nassif

A disputa política permite toda sorte de retórica. Populistas, insensíveis, reacionários, porra-loucas, o vocabulário é abrangente, da linguagem culta à chula.

Em todos esses anos acompanhando e participando de polêmicas, jamais vi definição mais sintética e arrasadora do que a do jurista Celso Antônio Bandeira de Mello sobre Joaquim Barbosa: “É uma pessoa má”.

Não se trata se julgamento moral ou político. Tem a ver com distúrbios psicológicos que acometem algumas pessoas, matando qualquer sentimento de compaixão ou humanidade ou de identificação com o próximo. É o estado de espírito que mais aproxima o homem dos animais.

O julgamento da bondade ou maldade não se dá no campo ideológico. Celso Antônio Bandeira de Mello é uma pessoa generosa, assim como Cláudio Lembo, cada qual com sua linha de pensamento. Conheci radicais de lado a lado que, no plano pessoal, são pessoas extremamente doces. Roberto Campos era um doce de pessoa, assim como Celso Furtado.

A maldade também não é característica moral. O advogado Saulo Ramos, o homem que me processou enquanto Ministro de Sarney, que conseguiu meu pescoço na Folha em 1987, que participou das maiores estripulias que já testemunhei de um advogado, nos anos 70 bancou o financiamento habitacional de um juiz cassado pelos militares. E fez aprovar uma lei equiparando direitos de filhos adotados com biológicos, em homenagem ao seu filho.

A maldade é um aleijão tão virulento, que existe pudor em expô-la às claras. Muitas vezes pessoas são levadas a atos de maldade, mas tratam de esconde-los atrás de subterfúgios variados, com o mesmo pudor que acomete o pai de família que sai à caça depois do expediente; ou os que buscam prazeres proibidos.

Joaquim Barbosa é um caso de maldade explícita.  Longe de mim me aventurar a ensaios psicológicos sobre o que leva uma pessoa a esse estado de absoluta falta de compaixão. Mas a  natureza da sua maldade é a mesma do agente penitenciário que se compraz em torturar prisioneiros; ou dos militares que participavam de sessões de tortura -- para me limitar aos operadores do poder de Estado. Apenas as circunstâncias diferem.

A natureza o dotou de uma garra e inteligência privilegiadas. Por mérito próprio, teve acesso ao que de mais elevado o pensamento jurídico internacional produziu, a ciência das leis, da cidadania, da consagração dos direitos.

Nada foi capaz de civilizar a brutalidade abrigada em seu peito, o prazer sádico de infligir o dano a terceiros, o sadismo de deixar incompleta uma ordem de prisão para saborear as consequências dos seus erros sobre um prisioneiro correndo risco de morte.

Involuntariamente, Genoíno deu a derradeira contribuição aos hábitos políticos nacionais: revelou, em toda sua extensão, a face tenebrosa da maldade.

Espera-se que nenhum político seja louco a ponto de abrir espaço para este senhor.

 

Média: 4.5 (158 votos)
300 comentários

Comentários

Espaço Colaborativo de Comentários

Opções de exibição de comentários

Escolha o modo de exibição que você preferir e clique em "Salvar configurações".
imagem de Ellizabete Gomes
Ellizabete Gomes

JB ,vai abraçar o capeta!

Quero que esse Joaquim vá pros quintos dos infernos, que ele receba em dobro todo o mal que causou. Capitão do Mato, capacho da Casa Grande. O tombo vai ser feio Joaquim, muito feio. Isso é so o começo...

Seu voto: Nenhum (1 voto)

A quem intererssa

Crime de colarinho branco sempre foi "perdoado" pelas instituições monárquicas absolutistas. A história brasileira sempre nos mostrou que há duas justiças, uma para os que são socialmente aceitos, outra para os excluídos. Ainda vivemos nos conceitos de Francis Galton, de "sangue bom" e "sangue ruim", e não é à toa que tal "teoria" se fez nas mentalidades da época e na Justiça brasileira.

Se vermos as prisões brasileiras é notório o aglomerado de negros, os que não têm prestígios sociais e coalisõe políticas. Sim, o Brasil ainda vive, em pleno século XXI a máxima absolutista. Fic estarrecido ao ouvir "não deixaremos que manchem nossas honras e nossos direitos humanos". Ora, todos têm direitos humanos e suas garantias fundamentais (artigo 5°, da CF/1988), assim como os direitos sociais (artigo 6°, da CF/1988), mas a realidade do Brasil é bem diferente dos preceitos constitucionais.

Fico chocado quando vejo acusações aos militares (1964 a 1985) pelas atrocidades de forma que os olhos do povo não enxerguem as atrocidades cometidas atualmente. Os militares enfiaram facas, penduraram pessoas, torturaram sob condição imperiosa da época, a Guerra Fria. Ou o Brasil era pró-URSS ou era pró-EUA ( lembressem dos fatos ocorridos em 1962, a crise dos míssies cubanos). Não podemos esquecer também que a Guerra Fria desencadeou a Operação Condor na América Latina. Fatos históricos, que não podem ser omitidos, mas sem justificativas aos fatos cometidos pelos brasileiros militares da época. E agora? O que justifica tamanha crueldade ao povo (nõ agentes públicos políticos)? A maioria do povo vive com menos de R$ 200,00 (duzentos reais) por mês graças ao Bolsa Família, os serviços públicos, de saúde, de transporte e de educação são como instituições pós-guerras cujas efetividades e eficiências já ferem a dignidade humano e os direitos humanos do povo.

O Brasil é um dos maiores produtores de grãos do mundo, mas como explicar que há concidadãos que sobrevivem com Bolsa Família? Como explicar também que ainda há subnutridos diante das otencialidades brasileiras no setor agropecuário? O Brasil tem enormes áreas ecúmenas, mas como explicar que concidadãos vivam em áres de risco ou moram nas ruas? E o que dizer dos idosos que precisam de tratamento, assim como os doentes, mas são vitimados pelo SUS numa verdadeira caracterização de vilipêndio à vida humana?

Até nas cadeias se veem sectarismos. Os vendedores de troxinhas de maconha são presos em cubículos, sem higiene, enquanto os magnatas narcotraficantes vivem com dignidade em presídios dignos de direitos humanos.

Diante de tudo isto vemos quão desigual é o Brasil, assim como a mentalidade pertubadora da normose. Crime de colarinho branco ainda é um bom negócio, pois há substancialmente leis, mesmo que ferem a mortalidade administrativa, que protegem os detentores de direitos humanos. Aos crimes que não fazem parte dos clorinhos branco há a certea de que seus direitos humanos cessam por que não são vassalos do sistema monárquico absolutista.

O problema está em nossa cultura da normose. Cito exemplo da Lei Seca. É legal não apresentar provas contra si mesmo, o fazer o que a lei não proíba, mas podemos dizer que é moral (digno, empático) o condutor que bebera invocar lei que o proteja mesmo sabendo que está errado? Não é à toa que o CONTRAN editou resolução para colher o estado de embriagues. Cehgamos ao ápice deste texto: não é tudo que é legal, que é moral.

 

Por último temos que pensar empaticamente e não defender minorias, como ainda é comum, no caso de partidos, coalisões, administração patrimonialista. Permitir que um crime, mesmo que não seja ilegal, mas que possa substancialmente provocar mortes, como no caso citada da Lei Seca, o futuro brasileiro será tenebroso mais ainda, pois os valores de civilidade, que são a base da Democracia, se acharão pleno de repúdio pelas justificativas de legalidades, todavia repletas de imoralidades.

A sociedade muda, assim como as leis, o que era normal - Código Civil de 1916 - ao homem, de poder matar a mulher infiel, e a sociedade achar a mulher mera repositóra de direitos do homem, atualmente é condenável na CF/1988 e no CC, de 2002.

Seu voto: Nenhum
imagem de Fioravante Malaman Neto
Fioravante Malaman Neto

Maldade

Ao ler está matéria deixou-me constrangido, pois, hoje no Brasil, em seu sistema penitenciário há milhares de pessoas encarceradas que encontram-se doentes em razão da propria insanidade do local, infestações de sarna, piolho e ect., outros também que de uma forma ou outra que foram castigados pelo Estado Juiz por suas condutas ilicitas já cumpriram suas penas, contudo, por serem pobres e não terem condições de constituirem grandes Advogados encontram-se esquecidos no carcere.

A lei é bonita no papel, principalmente a LEP (lei de execuções penais) mas, a realidade é outra e, nenhuma pessoa de renome sai em suas defesas.

Agora, quando pela primeira vez, quando manda-se para a prisão os verdadeiros culpados pelo Estado brasileiro assim se encontrar dizem ser maldades

 

 

fiori

Seu voto: Nenhum
imagem de Tiago Sousa
Tiago Sousa

Vergonha!

Com certeza nunca li algo tão infeliz, tão infantil até. Quem tem a mais vaga noção de realidade entende que o que está escrito é de alguém que não tem compromisso nenhum com a verdade o que vital para sua profissão, e o que é pior não tem compromisso com o seu papel social. O povo brasileiro sim, é a  única e maior vítima dos verdadeiros ' loucos por dinheiro '. Deve tá pegando muito dinheiro pra se prestar a um papel desses. com certeza você envergonha e enoja seus colegas de profissão, os de verdade, diga- se de passagem.

Seu voto: Nenhum

...

Com certeza nunca li algo tão infeliz, tão infantil até. Quem tem a mais vaga noção de realidade entende que o que está escrito é de alguém que não tem compromisso nenhum com a verdade

Acredito ter muita noção da realidade, então pergunto... Onde no texto existem mentiras? Note, se eu digo que o JB é uma pessoa má pela forma como observo sua conduta, isso não prova que ele o seja. Mas por outro lado, sendo uma observação pessoal e subjetiva, nunca poderá dizer que estou mentindo. O sentimento do Nassif a respeito do JB é perfeitamente lícito.

O povo brasileiro sim, é a  única e maior vítima dos verdadeiros ' loucos por dinheiro '. Deve tá pegando muito dinheiro pra se prestar a um papel desses.

Muito interessante, você critica os outros de não terem “compromisso com a verdade” e em seguida faz um comentário visivelmente sem esse compromisso. Mas claro, Freud explica.

Seu voto: Nenhum

Cesar Ferreira

imagem de Maria Izabel L Silva
Maria Izabel L Silva

Os "pombinhos" defensores do

Os "pombinhos" defensores do JB esqueceram que ele destituiu o juiz da vara de execuções penais de Brasilia, contra todas as  regras do Judiciário, somente para colocar outro que comungue com as suas ideias de "justiça". Todas as entidades de classe da magistratura protestaram contra essa atitude ilegal e desrespeitosa do Presidente do Supremo, para com o Juiz titular da vara. Se isso não for maldade e manobra para  torturar psicologicamente os presos, então é o que??? Qualquer jurista mequetrefe e tacanha, desses que opinam na Globo News, não  conseguem defender as atitudes recentes do minstros JB, as quais eles cinicamente chamam de "anômalias". Parte da velha midia impressa, também não consegue esconder o desconforto  com um  Presidente do STF,  que parece um trem descarrilhado.  O Nassif só teve a coragem da dar nome ao  problema.  Um homem que durante o julgamento agrediu de maneira grosseira e desnecessaria o colega Lewandovisk, tratando-o como se fosse moleque. Se esse homem não é mal, então é o que??  Voces conhecem a historia da revolução francesa de 1789? Sabem o que acenteceu com o Robespierre, que era tido como o mais puro dos puros???

 

Seu voto: Nenhum
imagem de Judaz Mallet
Judaz Mallet

Alguém ainda tá pensando na

Alguém ainda tá pensando na saúde do Genuino?? Vão se foder os defensores dos novos detentos, pra cada 1 real que se rouba de um lado, cai o mais fraco na outra ponta da corda, e cai morto sem ajuda no meio da rua ou de um hospital. Quero mais é q esses corruptos morram da maneira mais sofrível possível. Dignidade e cidadania é algo que nao se aprende preso, então pra eles nao tem solução. Qto ao Joaquim, sem optar por nenhum dos lados, alguém tem que representar esse papel, se não até agora esses lixos sociais estariam soltos..
Que morra o primeiro de tanto banho frio..

Seu voto: Nenhum (5 votos)

MONSTRO

Judaz Mallet, você é um doente desumano, insensível e sádico. Sua mãe deve sofrer por causa desse MONSTRO que ela trouxe ao mundo.

Seu voto: Nenhum (4 votos)
imagem de juridico
juridico

Comando do PIG - Vamos matar

Comando do PIG - Vamos matar o Genoino pois ele nao ficou rico com a politica. A dignidade dele quebra qualquer governo, onde ja se viu?? nao roubar e muito pro nosso patrao sonegador 

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Joao Alencar
Joao Alencar

O que me choca, é ver se

O que me choca, é ver se perder tempo no país, com esses julgamentos. Parece que merecemos o título de "república das Bananas". A suposta "injustiça", só é vista quando os apaniguados do poder se sentem lesados. Paulo Maluf foi preso, por mais de 40 dias, erroneamente, e não vi defesas intransigentes dessa prisão erronea por parte da imprensa. Parece que direitos iguais, e justiça cega no país, repito, apenas aos apaniguados do poder.

Vamos "perder tempo" em buscar melhorar nossa educação, cada vez mais na latrina?

Seu voto: Nenhum (4 votos)
imagem de Marcos Carvalho Campos
Marcos Carvalho Campos

Tem muita gente escrevendo

Tem muita gente escrevendo aqui que tem CERTEZA ABSOLUTA que o julgamento da AP-470 foi a coisa mais correta e sem erros da história do judiciário brasileiro.

Só vou dizer uma coisa ... vai tomar um        www.ocafezinho.com

Seu voto: Nenhum (3 votos)

JB &Cia, estão alterando a

JB &Cia, estão alterando a legislação sem precisar passar pelo...Legislativo... Não sei se JB é bom ou mau; maluco, eu tenho certeza que ele é mas para isso existe tratamento. De qq forma, não é JB que me irrita mas os outros que, covardemente, vão legitimando TODOS os atos insanos de JB e vão colocando a canalhice na conta do presidente... Vale a pena assistir as sessões para atestar a cara de paisagem dos demais ministros; nada do que está acontecendo no país é problema deles... tudo coisa de JB... Depois, a gente tira o JB e tudo volta ao normal e o pessoal que se vire, na cozinha com a nova lei penal... Tá ministros, passem amanhã pq por aqui todo mundo conhece a cumplicidade da Casa Grande... TODOS os ministros do STF estão fechados com JB e fazendo jogo de cena para o país. País rico é país que pode pagar uma fortuna para que artistas de 5ªcategoria desempenhem o papel de magistrados numa novelinha prá lá de safada. Um sujeito que se presta a fazer parte de uma simulação de julgamento, deveria ter vergonha de permitir-se ser chamado de magistrado.

 

Seu voto: Nenhum
imagem de Marquinhos Gomes
Marquinhos Gomes

O procedimento do jurista JB.


Residi na Inglaterra algum tempo, o suficiente para ver o verdadeiro sentido da frase: ORDEM E PROGRESSO. Havia muita justica, e a punicao para os infratores nao era tardia, inclusive pequenos crimes. Os juristas sao severos, pois apenas assim, pagando pelo mal cometido, o homem avaliara seu comportamento nocivo a sociedade. Vejo com tristeza, que aqui, a lei brasileira vai imperar em detrimento da justica, porque a nossa lei e evasiva, propositalmente debil, dando margem para que pessoas abastadas em bem resguardadas, se safam. O que e bom para poucos e danoso para muitissimos. O maior jurista da humanidade, Salomao julgou com justica no amplo significado e sabedoria dando grande exemplo para a posteridade, e o que nos brasileiros fizemos; demos as costas ao bom exemplo, e julgamos pela lei esburacada, dando margem para varias interpretacoes. Quem tem recursos contrata bom defensor, e  se safara.Mas o papel do verdadeiro jurista, e exercer a justica, que muitas vezes esta dissimulada. O verdadeiro jurista deve enxergar alem do ponto onde a vista alcanca. Infelizmente o que percebo e que aqui no Brasil, quem tentar exercer a justica, sera execrado. Estamos a merce dos individuos acariciados pela leveza equivocada de nossa justica, e mal podemos sair de nossos lares. Acho que o JB, avaliou mal o seu comportamento, afinal nao ha mais lugares para um novo Tiradentes neste pais.

Marcos 

Seu voto: Nenhum
imagem de diogod
diogod

Nossa, que demagogia

Nossa, que demagogia profunda. "um prisioneiro correndo risco de morte" - ora, que falsidade.

 

O nassif participa desse "character assassination" indecente contra o Joaquim Barbosa, valendo-se de um retrato que flerta com os estereótipos tipicamente racistas que são usados a líderes negros que agem - o "angry black man", que no contexto norte-americano é bem conhecido, mas aqui passa despercebido.

 

O Barbosa está agindo vigorosamente para mudar o nosso sistema judiciário falido, pró-impunidade. Ele despreza processualismo arcaicos e formalismos pequenos que são a praga desse sistema, que leva a morosidade. Age com princípio - e a tal guia de sentença não é nada além disso, uma pequena burocracia que não altera em nada a substância da aplicação da pena, pois a aplicação concreta do regime são decidos depois de iniciada a pena (não é imediato). Mas claro que os nossos velhos juristas vão explorar as pequenas idiossicraciasburocráticas para outros fins - se especialisam nisso. Agem como reacionários em defesa do status quo, contra uma força vigorosa que o desafia.

Seu voto: Nenhum

status quo = ESTADO DE DIREITO

Sim, senhor pós-moderno. O status quo que defendemos é a pura e simples manutenção do Estado de Direito e das garantias individuais prescritas pela Constituição Federal, aprovada democraticamente, que vem sendo diariamente vilipendiada incessantemente por esse sêr insano. Não se tratam de burocratismos ou idiossincrasias os ritos juridicos que garantem os direitos. Essa sua é a visão de quem nunca viu um processo, por isso não sabe o sentido dos procedimentos, e os desvaloriza sem conhecer. A propalada morosidade é dada, no geral, pelo usufruto dos direitos de defesa. De que vale punir um bode expiatório qualquer, para satisfazer as massas ensandecidas pela midia ? Isso é fazer justiça ? Este senhor não fez justiça em nada, em momento algum no trato desses autos. Avacalhou a justiça e desrespeitou os pares e os réus o tempo todo. Ou o senhor acha que também a Educação faz parte de um status quo que não deve ser mantido ? Também o valor e respeito à Vida tem que ser abolido, está ultrapassado ? Qual configuração social o senhor propõe para substituir o status quo ? Essas que queremos preservar são conquistas da civilização, prefere a barbárie ? Leia Civilização ou Barbárie, Claude Lefort.

Seu voto: Nenhum
imagem de Annibal Sampaio Neto
Annibal Sampaio Neto

Barbosa: A face tenebrosa da maldade

Pois é Nassif, temo que sua esperança será vã, pois, certamente, a nossa direita reacionária o abrigará com a maior boa vontade em uma de suas fileiras para escrita de mais um capítulo na nebulosa, reacionária, vergonhosa história política brasileira.

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Cleiton Souza
Cleiton Souza

2.000 anos se passaram e o

2.000 anos se passaram e o povo ainda escolhe Barrabás.


Crucifiquem Joaquim Barbosa e soltem Genuino.


É lamentável este clamor.

Seu voto: Nenhum (11 votos)
imagem de albrpira
albrpira

Tadinho.. são tão bonzinhos

Ainda bem que de vez em quando leio essas porcarias.. me mostra quem são os paus mandados do governo... que pena que um jornalista (?) expresse suas opiniões de forma tão parcial....

 

* vamos ver se vai ser aprovado o comentario... pois todos sabemos como funciona a "situação"

Seu voto: Nenhum (9 votos)
imagem de NORCY
NORCY

ESTE blog não é de nazistas, como os q te inspiram....

... aqui é democrático, ao contrario dos que vc defende que nao publicam comentarios q vão contra suas ideias tenebrosas, etc

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Vera lucia ramalho
Vera lucia ramalho

Joaquim Barbosa

Até quando "pessoas" vão tentar nos confundir? Será que concordam do fundo da alma que políticos desonestos devem ter privilégios como se fossem pessoas acima do bem e do mal? Quem comete um crime, tem que pagar por isso! Seja pobre ou rico. O Joaquim Barbosa está fazendo o seu trabalho, pronto! 

 

Seu voto: Nenhum (7 votos)

Zzzzzz....

Zzzzzz....

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Você que inventou esse estado
E inventou de inventar toda a escuridão
Você que inventou o pecado
Esqueceu-se de inventar o perdão

imagem de Andrezza
Andrezza

Coitadinhos!!!

Realmente, José Genoíno, Zé Dirceu...todos uns coitadinhos, vítimas da maldade de um só homem com sérios distúrbios psicológicos. Chega a me dar cólicas este texto escrito com uma hipocrisia enojante.

Afinal de contas, quem está do lado de quem? Do povo ninguém está, isto fica claro.

Num momento crucial, onde todos elogiaram o povo indo para as ruas, contra a corrupção, contra tanta sujeira no governo deste país, querem o que? Que o Sr. Joaquim Barbosa seja bem bonzinho com os principais envolvidos na baderna. Tudo isso porque o Brasil é o país dos direitos humanos de quem não presta.

Brasil, país de ladrão que tem mais direitos que o cidadão que levanta cedo e trabalha duro.

Brasil, país onde família de bandido recebe ajuda do governo sem que este "mova uma palha" na cadeia.

Brasil, onde se paga muito mais que 40% de nossa arrecadação anual em IMPOSTOS, e ainda tem que se pagar por escola decente, convênio médico, segurança privada...

Enquanto isso, estes mesmo condenados pelo indecente Sr. Joaquim Barbosa, vão descansar suas cabecinhas em seus travesseiros de algodão egípicio e plumas de ganso, em suas mansões seguras, com seus carrões blindados e serão atendidos pelos melhores médicos, dos melhores hospitais...enquanto isso, vc na fila do SUS.

Coitadinhos!

Espero que todos, deste ou de qualquer outro partido, sejam sempre condenados cruelmente a ficarem na prisão (opa...e tem regalias heins!), por este ou qualquer outro juíz que tenha CULHÃO, para que, um dia, a política brasileira seja levada e sério. Chega de safadeza explícita sem medo do que possa vir a acontecer!

 

 

 

Seu voto: Nenhum

Rooonc...

Rooonc...

Seu voto: Nenhum (2 votos)

Você que inventou esse estado
E inventou de inventar toda a escuridão
Você que inventou o pecado
Esqueceu-se de inventar o perdão

imagem de Luís Henrique de Almeida
Luís Henrique de Almeida

Cegos ou adeptos!!!!

Joaquim Barbosa é mau porque colocou ladrões na cadeia?

Os ladrões não deveriam estar presos, coitadinhos, não fizeram nada de mais...só tiraram o dinheiro do povo que está sofrendo, o meu dinheiro que pago imposto...sendo que enquanto eles satisfazem suas vontades com o meu dinheiro, eu sou obrigado a pagar escola para os meus filhos, porque o dinheiro da educação foi roubado, tenho que pagar plano de saúde, porque o dinheiro da saúde foi roubado, segurança!!!!!, nem se fala.

Fala sério, política não presta mesmo...vejo pessoas cultas que perderam o bom senso, se é que um dia tiveram, que estão cegas, ao apoiarem ladrões. Ainda conseguem arrumar argumentos para defende-los. Fala sério!!!!

Lugar de ladrão é na cadeia....passou da hora destes vagabundos e o restante da sua corja serem presos...o povo pobre deste país geme e chora porque até o que lhes era de direito foi tirado.

Seu voto: Nenhum
imagem de anac
anac

Nas cadeias brasileiras tem

Nas cadeias brasileiras tem tudo menos os verdadeiros ladroes - tucanos e demônios da laia de um, FHC mensaleiro da reeleição,  José Serra e José Roberto Arruda, dos propinodutos da SIMENS, ALSTONS, privataria, BANESTADO, PROER,  erc -que o senhor vota  e tenta eleger mas ultimamente anda para sua infelicidade muito dificil pois o povo acordou.

No final os eleitores dos tucanos são a favor da corrupçã, desde o corrupto que roube muito e o  tenha auferido com o ilicito apto no leblon RJ, mansão no Morumbi,  apto em Higienópolis SP ou em Paris no quartier latim sem que tenha  rendimento para tanto, ou seja, com origem na corrupção.

Mas vai ter troco, Idi Amim Joahquim,  PiG, tucanos e cia ltda. 

Seu voto: Nenhum

Peça restituição na declaração de imposto de renda

Para o plano de saúde tem restituição, acho que para escola de seus filhos também. O imposto de renda paga até operações plásticas estéticas ( ! )  Declare direitinho que, pelo menos o federal você recupera. Agora, não creio que o dinheiro da Visanet seja do imposto que você paga, verifique. E se fosse do Banco do Brasil, também não tem seu importo lá.

Seu voto: Nenhum (5 votos)
imagem de Guerson
Guerson

Não te conheço mas virei seu

Não te conheço mas virei seu fã!

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Fábio Luis Inaimo
Fábio Luis Inaimo

Sei ! e dinheiro que estava

Sei ! e dinheiro que estava lá era de quem então, seja lá de quem for, podem ser desviados ou roubados para comprar parlamentares ou para engordar ainda mais o cx 2 do PT, que já estava bem cheio com o dinheiro bolivariano ? para mim quem defende estes bandidos deveria acompanhalos ao presidio, Mais um Jornalista militante, neste site Chapa branca. vergonhoso.

Seu voto: Nenhum

Morcego é um rato cego

JB é mau. E desonesto.

É um resquício de barbárie assentado no topo de um dos poderes da república.

O entulho autoritário de suas decisões atrasará o desenvolvimento do país por alguns anos.

Seu voto: Nenhum (3 votos)

Você que inventou esse estado
E inventou de inventar toda a escuridão
Você que inventou o pecado
Esqueceu-se de inventar o perdão

imagem de Bufão
Bufão

A face teneborsa da Maldade

Parabéns NASSIF. Você foi modesto ao dizer que não quer se aventurar em ensaios psicológicos, mas quem porta esta maldade é naturalmente portador de disturbios psicológicos, como você falou. 

Já lí que todo tirano, sentindo a impossibilidade de serem amados naturalmente, lutam por posições de destaque na sociedade buscando ser temidos.

Seu voto: Nenhum (4 votos)
imagem de Seve Alves
Seve Alves

A MARCA DA MALDADE DO JOAQUIM

Nassif. Anteontem li um artigo do Eric Nepomuceno no blog viomundo que informa o seguinte: Antes de tentar entrr no Judicíário, Joaquim tentou ser diplomata.Enfrentou e venceu as barreiras racistas subjacentes no Itamaraty. Mas ficou reprovado no teste psicológico, onde apareceram qualidades como INSEGURANÇA, AUTORITARISMO,E MARCAS PROFUNDAS DE RESSENTIMENTOS. Tudo  bate com teu artigo e com as ATITUDES  dele, na instituição STF  e  como julgador. Que desgraça para nós um cara desses ter o poder que tem.E ser transformado em "muso" pelos  veículos das Organizações Globo,  Veja,  etc..

 

Seu voto: Nenhum (6 votos)
imagem de Beatriz Azevedo
Beatriz Azevedo

Desgraça

Que desgraça mesmo, Seve Alves.

Seu voto: Nenhum
imagem de Paulo Oaks
Paulo Oaks

oi Nassif, me ocorre uma

oi Nassif, me ocorre uma coisa: acho que ele na política faz menos mal do que aonde está agora. Ele seria mais um apenas e teria mais limites. Além de escancarar as verdadeiras intenções, o que já serviria para assustar um grupo dos que hoje o apoiam. Ele seguiria só com os muito radicais. Porém creio que ele vai preferir continuar aonde está. De qualquer forma, no último minuto do ultimo dia  do prazo da mudança saberemos. Abraços

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de Barreto
Barreto

Golpe?

Se da Casa Civil eu fosse eu tomaria providências para reforçar a segurança do JB, pois caso ele sofra um atentado o golpe está pronto.

O mesmo já insinuou que estava sendo intimidado há algum tempo atrás. . .

Seu voto: Nenhum (4 votos)
imagem de José Martins Soriano Aderaldo
José Martins Soriano Aderaldo

Luis Nassif sobre Joaquim Barbosa

Análise perfeita sobre personalidadde tão doentia,

parecida com as dos torturadores nazistas.

Ele deverá pagar pelo seu sadismo em outra dimensão !

José Martins

Seu voto: Nenhum (8 votos)
imagem de Fonseca
Fonseca

Joaquim Barbosa não é um colegiado.

Joaquim Barbosa não tem condições de condenar nem absolver ninguém sozinho. Ele é apenas uma voz na Corte Suprema do País. Talvez sua "maldade" tenha contagiado outros Ministros.

Seu voto: Nenhum (3 votos)

Verdade, Fonseca, mas, não

Verdade, Fonseca, mas, não creio que os outros ministros tenham sido contagiados pela crueldade de JB, não. Apenas, valem-se da dele para  praticarem as suas, no sapatinho; o que, a meu ver os faz bem mais cruéis do que o próprio JB, na medida em que, além de torturarem famílias inteiras ainda acabam por expor uma pessoa com sérios problemas. Estão todos só no pega Rex pq sabem que Rex pega, né?! É só JB não estar em plenário, e  um outro assume, rapidinho a função de carrasco.

Seu voto: Nenhum
imagem de Itamar Branco
Itamar Branco

JB merece ir para o pelourinho?

 

Nassif,

Com todo o respeito, alerto, de saída, que não endosso o seu ponto de vista. Se quiser, publique ou censure e ignore o meu comentário. Na primeira hipótese, suportarei democraticamente as críticas contrárias. Na segunda, prometo jamais declinar opiniões aqui no seu blogue. Se eu não puder divergir, perde a graça participar. Como faço há um bom tempo, continuarei seu leitor. Afinal, formo minhas opiniões com subsídios da esquerda, do centro, da direita, do norte, do sul, do leste e do oeste. Tenho discernimento. Sei separar joio do trigo e alho de bugalho.

Não sou fã do Joaquim Barbosa. Acho mesmo que é uma pessoa mal educada, deselegante, autoritária e cheia de complexos. Não sou psicólogo nem psiquiatra e não me estendo nessa presunção. Mas, como você mesmo reconhece, ele tem saber jurídico e competência técnica e, nesse quesito, nada fica devendo a qualquer outro integrante do STF. Apenas é mais austero. E isso desagrada muita gente. Age como “otoridade”, concordo.

O polêmico relator não condenou ninguém sozinho. Foi acompanhado sempre pela maioria do colegiado. Inúmeras vezes por Toffoli, Lewandowski, Zavascki e Barroso para citar os mais moderados. Considera-los governistas seria desmoralizar a Instituição e desqualificar a crítica.

Há muito tempo criticamos a blandícia ou brandura da lei penal. Desta vez vimos que isso é uma inverdade. A lei originalmente é dura e “amolece” no decorrer do tempo de cumprimento. Isso tem lógica. É um princípio humanitário. Mas para cada crime prevê uma pena. Quando há um consórcio de infrações é somada e fica quase insuportável. Azar de quem cometeu dois, três, quatro ou mais delitos. E foi isso que aconteceu na AP 470.

O mérito das acusações  é que causa espécie. E isso é uma outra discussão que não está no post. É desonesto imaginar que é possível delinqüir e se livrar por não confessar, assinar provas ou deixar as digitais no crime. A Justiça, nesse caso, tem que se valer de rastros, indícios convincentes, testemunhas, delações, lógica do modus operandi, etc.

Desviar recursos públicos ou privados é crime. Pouco importa se se trata de 150 reais ou 150 milhões. Está comprovado que os empréstimos eram de “faz de conta”. Está comprovado que serviços foram contratados e não realizados. Fica implícito que houve locupletação e beneficiamento pessoal dos envolvidos. A continuidade delitiva é um fato indesmentível, não é balela jurídica. E por aí vai.

Mas fica essa lenga-lenga de que alguns patriotas podem roubar porque outros impatriotas também o fizeram. Fica a defesa de que determinados figurões não podem ser punidos porque outras fugurinhas de outros partidos também não o foram. Ah! Haja paciência para tanta conversa mole.

É irritante a defesa seletiva de algumas personagens. Ninguém lembra de defender a Kátia Rabello (exemplo perfeito de herança maldita) que assumiu a culpa do pai e entrou de gaiata no navio com a morte da irmã.

Nesse ponto estou com o Demóstenes: cana neles. Seja do PT, do PSDB ou do PQP. Lamento os deslizes do respeitável José Genoino ou mesmo de Jose Dirceu. Mas não são cidadãos acima da lei. Desonraram as promessas do Partido. Lula? Tudo bem; não sabia de nada. Ok. Eu acredito.

 

 

 

 

Seu voto: Nenhum
imagem de mare
mare

Concordo em gênero, número e

Concordo em gênero, número e grau com o que disse, Itamar.

Só me resta acrescentar que estou boquiaberta com a forma "raivosa" e caluniosa como a que, alguns membros da esquerda brasileira, estão tratando uma questão política e jurídica. Não esperava este tipo de comportamento nem da direita! E, curiosamente, só o Joaquin Barbosa, que por acaso é negro, é tratado como algoz. Bem apropriado sem título, a esquerda quer o negro "no lugar dele", ou seja, no pelourinho.

 

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de João T. Jr
João T. Jr

Chega a ser boçal a tentativa

Chega a ser boçal a tentativa de desqualificar o louvável trabalho de Joaquim Barbosa.

 

Merecedor de aplausos pelo povo da República, conduziu rigidamente um processo monstrusoso e excepcional, com milhares de páginas, julgando centenas, talvez milhares, de recursos longos com evidente propósito protelatório, os quais foram interpostos pelos advogados mais caros do Brasil, em favor de figurões políticos, durantes os vários anos que tramitaram a AP 470 (mensalão).

 

Concordo, ele não julgou sozinho. Foi acompanhado, com acerto, pela maioria no colegiado.

 

E, se os bandidos foram condenados, é porque cometeram, sim, os crimes, conforme confirmam extensas provas dos autos, os quais eu li e tirei a minha própria conclusão.

 

Estou, infelizmente, bastante surpreso com a atitude dos "blogueiros progessistas" Azenha, Nassif, PHA, Revista Carta Capital, em tentar colar à imagem de Joaquim Barbosa a figura de uma pessoa má, desonesta, incapaz, corrupta, louco, e esgoto abaixo.

 

Pelo contrário.

 

Nosso amado Brasil seria muito melhor, sem dúvida, com a propagação de vários Joaquins Barbosa.

 

É um exemplo de entusiasmo e rigor a ser seguido pelos juízes e promotores de justiça quando processarem vereadores corruptos, prefeitos que lavam dinheiro, deputados que desviam verba pública, governadores que formam cartel, senadores que fraudam licitações, ministros que praticam advocacia administrativa, e todos aqueles que cometem os crimes cruéis contra a administração pública.

 

O povo brasileiro está cansado de ser roubado.

 

Desde o ano de 1500, vemos nossas riquezas sendo extraviadas, locupletadas, usurpadas... nosso dinheiro público sendo desviado, lavado...

 

Isso merece ter um fim.

 

Joaquim Barbosa, Parabéns! O povo, honesto, brasileiro, está com você! #Força!

Seu voto: Nenhum

Fascistas de toga

É o SEU direito a um julgamento justo que nós - os que amamos este país de verdade - defendemos.

O dia que vc for acusado sem provas, impedido de se defender e torturado na prisão, se lembrará que nós lhe estendemos a mão, mas vc recusou.

Seu voto: Nenhum (3 votos)

Você que inventou esse estado
E inventou de inventar toda a escuridão
Você que inventou o pecado
Esqueceu-se de inventar o perdão

imagem de Zé Francisco
Zé Francisco

O senhor confunde "alhos com

O senhor confunde "alhos com bugalhos" para fazer valer a tese antijuridica das condenacoes e o comportamento insano de JB, mas a linguagem moderada o distingue dos argumentos escatologicos da extrema direita.

Seu voto: Nenhum (5 votos)
imagem de Severino Januário
Severino Januário

O Direito engana muito.

O Direito engana muito. Galgaldo pelo lado das tecnicidades, o mais inculto e incivil dos homens pode subir às máximas alturas. Para mim, Barbosa é um bruto e um ignorante.

Seu voto: Nenhum (5 votos)
imagem de Beatriz Azevedo
Beatriz Azevedo

Severino Januário, tirou as

Severino Januário, tirou as palavras da minha mente. Conheço gente tacanha que decorou/devorou livros e hoje é advogado, delegado, juiz de direito. Uma gente limitada, parcial, que leva para o exercício de sua profissão todo o seu ranço de elite. O direito engana muito.

Seu voto: Nenhum (2 votos)

SÓ PENSAM NISSO. JOAQUIM MALVADEZA SEM ELES, É PIPA SEM LINHA.

Apenas não podemos perder de vista que a face maldosa de Joaquim Barbosa, só nos preocupa pela existência, nesse tempo, de uma mídia confessa de oposição (sic) e amplos setores da justiça flagrantemente sintonizados com a Casa Grande e o que representa.


O grau de demência que atingiu a mídia, na delenda de derrotar os governos do PT e em particular Lula, a qualquer preço, explica o Joaquim que preocupa e também permite, quando se imagina não haverem mais espaços para ensandecerem ainda mais, perpretarem absurdos como o estampado nesse momento na página principal do portal UOL, da Folha, onde a matéria, "National Geographic indica 20 destinos de viagem para 2014", tem por manchete a "criativa", "National Geographic indica 20 destinos para 2014; Brasil está fora", para provocar o efeito que os comentários lá disponíveis revelam e explicam.


Até outubro de 2014, "tentarão tudo" (Barbosa incluso), inclusive a ruptura, portanto cabe ao governo constitucionalmente eleito por desejo da maioria do povo brasileiro, tomar antes as providências para que "entendam" que existem e serão defendidos os limites estabelecidos pela democracia na Constituição.       

Seu voto: Nenhum
imagem de Ruy P F Neto
Ruy P F Neto

Melanopata

Melanopata

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de robertog
robertog

OLha, nessa história do

OLha, nessa história do Barbosa e seus excessos falta dizer muito importante e muito grave: ela lança suspeitas sobre as políticas de ação afirmativa. Por mais que Barbosa se esforce em dizer que está por méritos próprios, o que deve mesmo ter, é claro, é óbvio para todos que ele foi escolhido, entre os que têm méritos, por ser negro. Por isso que eu acho: além das explicações óbvias que ele tem de dar a todos os brasileiros, ele tem mais o que explicar aos brasileiros negros, que agora verão uma janela promissora se estreitar. Eu gostaria que isso não acontecesse. Mas é claro que a partir do julgamento do mensalão ele virou uma espécie de paradigma do equívoco baseado em boas intenções no qual diversos governantes irão pensar antes de fazer gestos na direção da ação afirmativa e outras políticas de estímulo à diversidade.  

Eu sou a favor da ação afirmativa e da promoção da diversidade em geral e essa perspectiva me assusta!

Seu voto: Nenhum
imagem de Marcinha
Marcinha

Teoria da conspiração

Foi o Azenha quem disse:

"Hoje, nos bastidores da política, há os que acreditem que Barbosa é realmente um reformista togado, cujo primeiro objetivo foi punir o PT para em seguida fazer o mesmo com o PSDB e finalmente, no inquérito secreto 2474, chegar a um certo banqueiro."

Sem falar na coincidência dos números, é curiso como o BRASIL 247, cuja suposta propriedade é de um "certo banqueiro" está promovendo a derrocada do JB.

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de Wilson A.
Wilson A.

Conceito de maldade deturpado

Realmente, condenar e prender políticos corruptos é de uma maldade sem tamanho! Nunca vi jornalista falar da maldade de juízes que colocam traficantes sob regime RDD. Por que só com esses figurões corruptos da política é que aparece esse tipo de opinião? Qual a diferença de um político corrupto para um traficante?

Seu voto: Nenhum (19 votos)

Eu sei sei a diferença

Vi tanto à sessões do STF relativos à AP 470, quanto julgamentos dos mais recentes assassinos. Vi o de Bruno e o do que matou a advogada japonesa. É que, traficantes e assassinos perversos usufruem de todo direito que a lei os faculta e um pouco mais. Para estes, é preciso provar muito bem provado que foram os autores ou mandantes dos crimes. Seus julgamentos são bastante longos, sem preocupação com o tempo, e constantemente postergados por manobras dos advogados. Atualmente tem um tal de Sandro, que matou a cunhada, e que já distituiu o advogado uma vez, em pleno julgamento, postergando-o. Enfim, estes recebem o benefício das leis par se defenderem, e só são acusados quando há indícios de materialidade, e, quando houve, de fato, o crime de que são acusados. Para eles, na dúvida, pró réu. 

Seu voto: Nenhum

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano e impedir submissões automatizadas por spam.