Uma avaliação do laudo médico que mandou Genoino de volta à Papuda

Jornal GGN –  Presidente da junta médica que analisou a situação do ex-deputado José Genoíno, Luiz Fernando Junqueira Jr assumiu a titularidade da cadeira de Cardiologia da UnB substituindo um professor que foi aposentado justamente por apresentar a mesma cardiopatia do deputado.

Na UnB é considerado um professor de ideias políticas radicais, ao contrário dos outros membros da junta médica.
 
Um especialista consultado pelo jornal GGN apresentou as seguintes considerações sobre o laudo médico;
 
1.       O conteúdo não é bom, mas não tão ruim ou negativo, como esperado;
 
2.       Entendo que suas conclusões permitem tomar qualquer decisão, pró ou contra  o retorno às condições carcerárias;
 
3.       O laudo é melífluo, com uma linguagem propositadamente ambígua, sem querer ou poder dizer claramente que o paciente pode deixar a prisão domiciliar e retornar ao encarceramento, sem que isso adicione sérios riscos à sua atual condição clínica;
 
4.       Alguns itens e trechos do laudo devem ser melhor analisados pelos advogados, pois a meu ver – lembro, avaliando como médico – abrem brechas para um intenso contraditório jurídico. Exemplo , transcrevo, verbis: a)“não se podendo julgar risco mórbido futuro presuntivo, o qual depende de  fatores os mais diversos(…) “;  b)  “não se expressa no momento a presença de qualquer circunstância justificadora de excepcionalidade(…)”;
 
5.       Do ponto de vista médico, ao contrário dos colegas  da Junta, entendo  que as atuais condições clínicas satisfatórios do paciente, decorrem da sua permanência em “prisão domiciliar”, na qual vem obtendo os cuidados que o seu caso clínico exige. A sua volta a condição carcerária adicionaria um risco temerário do ponto de vista médico e desnecessários até injustificado do ponto de vista jurídico.
 
Este o meu ponto de vista inicial, após uma primeira leitura do parecer da Junta.
 
6. Uma lembrança totalmente fora dos autos: no período autoritário havia uns médicos que avaliavam o quanto os prisioneiros submetidos à tortura poderiam aguentar mais pancadarias e maus tratos. Examinavam rapidamente as vítimas e diziam para os bravos agentes da tortura: – “podem continuar. Neste aqui não detectamos  a presença de qualquer circunstância justificadora de excepcionalidade …pode voltar ao pau-de-arara.
 
7. Chama atenção o linguajar jurídico de parte do laudo, que não se coaduna com a linguagem médica.
 
 

Laudo Médico de Genoino from LuisNassif
Luis Nassif

54 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Solidariedade

    Isto é de uma maldade sem tamanho e, não tenho dúvida, irá retornar com força redobrada contra quem a está cometendo.

    Para não ficar dúvida sobre a responsabilidade do que escrevi acima: meu nome é Henrique Finco, moro em Florianópolis, onde leciono na Universidade Federal de Santa Catarina, no Centro de Comunicação e Expressão.

  2. DELÍRIO PERSECUTÓRIO MEU?

    CBN acaba de anunciar risco de rebelião na Papuda, agora à noite. Há risco iminente para os ilustres presos do complexo.

    Esse motim (montado?) pode ser a pena de morte dos “ilustres presos”.

    Seria perfeito: de uma só porrada, cairiam Dirceu, Genoíno, Delúbio.

    De lambuja ainda acertariam o Agnelo.

    E a culpa ficaria para os cruéis assassinos amotinados da Papuda.

    Mãos limpas para os verdadeiros assassinos.

    Crime perfeito.

    1. Uma rebelião na Papuda é sonho permanente do aparato midiático

      Uma rebelião na Papuda é sonho permanente do aparato midiático-penal, vamos ver se dessa vez eles(midia, stf, mp, vep) conseguem e, se isso  real ou não[pelo menos não o foi das outras vezes], pode ser apenas serviço de como agitação e propaganda do aparato midiático-penal: Olha só gente, o mensalão existiu mesmo, tem até rebelião por causa dos “mensaleiros”…hum……:

      AUTORIDADES NEGAM RISCO DE REBELIÃO NA PAPUDA

      Marcello CasaL Jr/ABr: Brasilia - Condenados  da Ação Penal 470, trazidos  pelo avião da Polícia Federal (PF), foram levados para o complexo penitenciário da Papuda, no Distrito Federal

       

      No entanto, Folha e jornal O Globo acentuam perspectiva de crise; jornal de Otávio Frias usa depoimento de apenas duas famílias para forçar clima de revolta no Complexo em que condenados da AP 470 cumprem pena

       

      19 DE DEZEMBRO DE 2013 ÀS 08:42

       

      247 – O jornal Folha de S. Paulo publicou nesta quinta-feira uma matéria para reforçar o suposto clima de revolta no Complexo Penitenciário da Papuda. No entanto, a publicação de Otavio Frias usa o depoimento de apenas duas famílias de presidiários para contestar a versão oficial.

      O subsecretário do Sistema Prisional do DF, Cláudio Magalhães, descartou nesta terça-feira (17) rumores de uma rebelião no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, em resposta à denúncia de três juízes da Vara de Execuções Penais (VEP) em Brasília. Eles encaminharam à Vice-Presidência do Tribunal de Justiça do Distrito Federal um pedido de transferência em razão de uma eminente rebelião e uma tentativa de fuga prevista para a véspera de Natal no Complexo da Papuda.

      Mesmo assim, o jornal O Globo também insistiu no risco. Em matéria que estampava a manchete do site na manhã da última quarta-feira, a publicação dizia que a denúncia acendeu o sinal de alerta na Subsecretaria do Sistema Penitenciário (Sesipe) do Distrito Federal e levou à adoção de medidas para reforçar a segurança dos presídios. Afirmou ainda que a administração penitenciária do DF vai ampliar o efetivo de segurança na Papuda, com mais policiais militares e civis, bombeiros e agentes do Detran.

       

    1. O anonimo a que vc se refere

      O anonimo a que vc se refere faz parte da junta e pelo visto nao assinou o laudo assim como os demais. Se tivesse sido identificado, teria problemas na sua classe por causa do espírito de corpo (ou de porco?).

      De qualquer  forma, será bem complicado para Genoíno mudar esta condicao colocada visto que Barbosa estava apenas esperando algo ou alguém que ratificasse sua gana em colocar os maiores nomes do PT no cadafalso.

      Nesta sanha intrepida, falta ainda Lula e Dilma. esta última já está sendo buscada pelos seus assecalhas (veja as peticoes da Milhomem!).

      1. Não sei como vc sabe que o

        Não sei como vc sabe que o especialista anônimo é um médico que não assinou o laudo, mais sei que ele não é mais anônimo.

        Procurem um corpo vestido de branco! Delataram um cumpanheiro!

        Cada uma! Rs rs rs

  3. Um especialista quem?Um

    Um especialista quem?

    Um anônimo acusando o chefe da junta de ideias políticas radicais?

    O Sr. Especialista é especialista em que?

    Linguagem jurídica, em médicos da ditadura ou em cardiopatias?

    Há 4 médicos que assinam o laudo, mais um laudo!. Quem assina o questionamento do mesmo?

     

    Hummm…

     

    1. E qual é a “clara” recomendação?

      Quem questionou?  É pra ir ou pra ficar? Pode morrer ou pode voltar?

      Que há uma linguagem jurídica estranha no laudo, nem preciso ser esperto para perceber.

      Em TODAS os itens do laudo, há uma mesmice tira-o-rabo-da-retória:

      “A doença existe e está estável”

      Algumas explicitamente, graças a tratamento e medicação e até “estresse” (menor domiciliarmente) é mencionado.

      O que a Justiça de Barbosa deveria fazer claramente é fazer a pergunta:

      Os srs. recomendam que o sr. Genoino pode ir para a Papuda pois isto não fará diferença para suas cardipatias?

      Lembre-se que o Estado (lamentavemente aqui representado pelo ministro) é responsável e quando ele é condenado, quem paga um pedaço sou eu.

      E vc também.

      A diferença entre nós é que vc talvez até pague com prazer…

       

    2. Quatro médicos e uma aberração médica.
      A mesma cardiopatia que esta clínica médica, constatou e que afastou(e aposentou) o ex-Presidente desta mesma junta médica, agora “atesta”a plena capacidade do preso, Jose Genoíno, de voltar para a cela(mesmo com 9 cardiopatias congênitas) e esperar a morte chegar, para gaudío dos “deuses” do STF, e de parte da sociedade civil, que segue a cartilha facista do PIG.

    1. Nada como um dia atrás do

      Nada como um dia atrás do outro… Os médicos coxinhas falaram tanto dos médicos cubanos e quem deu um laudo atestando o ótimo estado de saúde de um senhor de quase 70 anos, portador de cardiopatia grave, foram os médicos da UNB. E, agora? Quem são os médicos cuja formação deve ser questionada? Lembrando que o contribuinte é que pagou para formar esses “grandes especialistas”.

  4. Malabarismos para manter a farsa com ar de coisa séria

    Mais uma “força-tarefa”, agora com um médico com respostas prá lá de  obtusas, o que é nada mais nada menos do que uma forma de passar a bola para o Barbosão[aprendiz de Brilhante Ustra] matar no peito, mas é assim mesmo que tem que ser, esse julgamento,  farsesco que foi,  tem que mostrar que é real porque há condenados, tem  que fazer crer [para os inocentes úteis] que crimes foram praticados porque há condenados[então tá!!!],  ta aí a resposta do aparato midiático-penal para a fala de Lula, segundo o qual não é disso[relação de confiança] que se trata e sim que não houve mensalão. E não houve mesmo, isso é fato, até quero ver até quando o aparato midiático-penal terá condições de  sustentar  essa mentira de forma a dar-lhe um certo ar de verdade como temos visto em todo este processo, sendo que hoje hoje o aparato midiático-penal tem que tudo é verdadeiro pq há há condenados a serem seviciados com castigos além da pena como por exemplo prisão em regime fechado quando a sentença diz que tem que ser regime semi-aberto, prisão de ancião com um pé na cova…

    1. Collor põe JB no seu devido lugar

      Veja que brilhante mais esse discurso de Collor, colocando JB em seu lugar. É um orador preciso em todas palavras. Impressionante seu vigoroso e claro pensamento. Como seria bom se no PT tivesse um assim. Veja, Avatar, com quê precisão ele discorre sobre a República, a independência dos poderes, e os fundamentos da assunção de JB ao posto que ocupa. Ele põe os pingos nos iis. Se eu fosse os da direita, escolhia este e abandonava de vez o projeto tucanos . Este sim, novamente nos faria muito medo. Melhor ele do nosso lado. https://www.youtube.com/watch?v=lPbRHvsOAxw

  5. Não é justiça. É vendetta.

    O que Joaquim Barbosa faz com Genoino e Dirceu não tem nada a ver com o conceito de justiça em si – um ato em que existe ao menos uma parcela de uma coisa chamada isenção, ou neutralidade, para usar uma palavra da moda.

    Barbosa é movido por um ódio infinito.

    Ele mantém Dirceu confinado na Papuda por raiva. E quer Genoino engaiolado, mesmo com problemas cardíacos, também por raiva.

    Paulo Nogueira, no DCM

    A precariedade do sistema jurídico brasileiro é tamanha que se dá a um homem poder para fazer o que Barbosa vem fazendo, com uma hipócrita base de fatos que são fabricados para que a perseguição tenha ares legais.

    Você escolhe médicos que vão dizer que Genoino está bem, e que não precisa de cuidados especiais. Isto funciona como aqueles repórteres da Veja que são escalados para provar, aspas, teses já definidas antes da primeira entrevista. O objetivo não é descobrir coisas, não é investigar um assunto. É chancelar uma conclusão que vem na frente dos fatos.

    E depois que os médicos fazem seu servico abjeto, você exerce sua vingança mesquinha como se fosse um magistrado de verdade.

    O caso de Dirceu é igualmente vergonhoso. Uma nota de jornal — um jornal tão famoso pelos erros que conquistou a alcunha de Falha de S.Paulo — vira uma prova contundente contra Dirceu. Numa inversão monstruosa da ideia da justiça, você tem que provar a inocência, e não o contrário.

    Num cenário de reiterada desumanidade, destoou o gesto do deputado Jean Wyllys ao se negar a inventar ‘regalias’ para Dirceu. O partido de Wyllys faz oposição ao PT, e era presumível, diante do que se tem visto na cena política do país, que ele denunciasse as condições ‘espetaculares’ de Dirceu na Papuda.

    Mas Wyllys optou pela honestidade. Relatou o que viu. Foi fiel ao que testemunhou. Não adulterou o que seus olhos encontraram. Seria um gesto banal, não fosse o ambiente de cinismo, cálculo e desonestidade que domina hoje o debate político nacional numa reprodução do que aconteceu, com trágicas consequências, em 1954 e 1964.

    Joaquim Barbosa provavelmente esteja frustrado. O sonho de virar presidente naufragou miseravelmente. Só a mídia queria, além dele próprio e de um punhado de fanáticos de direita.

    Ele foi obrigado a despertar para a dura realidade de que os holofotes lhe são dados apenas para dizer o que interessa à mídia. Ele queria falar recentemente do processo que move contra Noblat por alegado racismo. Ninguém na imprensa lhe deu espaço. Tentou trazer este assunto na entrevista que deu a Roberto Davila na Globonews. Davila mudou de assunto com um sorriso.

    As declarações de Lula sobre o conteúdo político do Mensalão também não devem ter ajudado no humor de Barbosa. Sua obra magna, aspas, corre um sério risco de se desfazer em impostura.

    Joaquim Barbosa é hoje uma fração do que pareceu ser, e amanhã será ainda menor, e o que sobrar provavelmente se cobrirá de ignomínia para a posteridade.

    Para Dirceu e Genoino, o problema é que enquanto ele não volta ao nada de que saiu JB se dedica à arte sadica de persegui-los, sem que eles consigam se defender, prostrados que estão pelas circunstâncias, cada qual de seu jeito.

    Neste sentido, não é apenas uma vingança, mas uma covardia.

    http://www.diariodocentrodomundo.com.br/a-perseguicao-desumana-e-covarde-de-jb-a-dois-homens-indefesos/

  6. ???

    “Na UnB é considerado um professor de ideias políticas radicais, ao contrário dos outros membros da junta médica.”

     O que significa isso? Que o cara é um fascista?

  7. O especialista não tem nome ?

    O especialista não tem nome ? Muito estranha essa postura, tanto do médico quanto do GNN de ocultarem o nome do dito especialista.

    Quanto a opinião em si, quando no primeiro item o especialista afirma que o conteúdo “não é tão ruim ou negativo QUANTO O ESPERADO”, denota-se que o mesmo julga o laudo baseado numa expectativa formada anteriormente. O que é muito estranho para uma análise isenta.

    E o linguajar do especialista também parece mais jurídico do que médico.

  8. MD? PhD? MsC? BsC?

    O que é isso? Que palhaçada é essa? 

    Os caras são médicos e professores no Brasil e usam a abreviação dos títulos dessa forma num laudo oficial?

    Matam-me de vergonha! 

  9. MD? PhD? MsC? BsC?

    O que é isso? Que palhaçada é essa? 

    Os caras são médicos e professores no Brasil e usam a abreviação dos títulos dessa forma num laudo oficial?

    Matam-me de vergonha! 

  10. Falha do Blog

    É dever indicar a evidência de falha no funcionamento do Blog, pois não se consegue registrar avaliação em alguns comentários abaixo editados, postados por Adamastor e IV Avatar. Este é um tipo de falha que tem sido notada com certa frequência. Espera-se a correção do funcionamento, de modo a preservar a louvável credibilidade do blog.

    1. Cliar em Link Permanente

      Clicar em Link Permanente ai vc dar estrelinha para todos os comentários extensos, muita gente não sabe

  11. Qual sua especialidade?

    O autor do post precisa saber que existem médicos peritos designados pela justiça e que sabem escrever de forma a traduzir a linguagem médica para a linguagem jurídica de maneira que os juízes possam entender. Isso é feito no dia-dia nas perícias ordenadas pelo juiz para dar sentença em todo Brasil. Nos processos trabalhistas e civil indenizatórias são médicos peritos que fazem toda análise.

    Questionar o laudo dos outros e sem assinar é covardia meu caro.

  12. Qual sua especialidade?

    O autor do post precisa saber que existem médicos peritos designados pela justiça e que sabem escrever de forma a traduzir a linguagem médica para a linguagem jurídica de maneira que os juízes possam entender. Isso é feito no dia-dia nas perícias ordenadas pelo juiz para dar sentença em todo Brasil. Nos processos trabalhistas e civil indenizatórias são médicos peritos que fazem toda análise.

    Questionar o laudo dos outros e sem assinar é covardia meu caro.

    1. De jeito nenhum. So se o

      De jeito nenhum. So se o perito foe medico e advogado. perito judicial é tão somente um especialista que dará o laudo usando os termos extritamente tecnicos de sua formação, em medicina, engenharia, etc. Não usa termos juridicos. Pode até tentar usar um linguajar mais corriqueiro mas jamais termos juridicos.  Até porque o laudo será tambem objeto de impugnação pelos advogados das partes sendo orientados por  assitentes tecnicos. Quando esta se estranhando os termos juridicos utilizados por medicos é porque TUDO nesse caso é estranho, TUDO é tendencioso, corroborando para colocar duvidas sob a lisura do laudos. O odio que  joaquim nutre a genoino e dirceu conpursca qualquer coisa relacionada ao caso até um laudo medico.   

      Mas não se engane a direita, ela está correndo risco de repetir a história como tragédia como em  1954, quando provocou o suicidio de Getulio tornando-o martir. Estão dando um trunfo enorme a esquerda.

    2. Já vi muitos laudos de

      Já vi muitos laudos de peritos judiciais serem questionados e desqualificados por recursos em instâncias superiores da justiça. 

       

  13. Como faria Hitler, Barbosa marcou os presos com números

    Nunca tive dúvidas de que Barbosa iria dar um jeito de mandar José Genoino,  paciente idoso e moribundo para a prisão na Papuda, isto pq, para o aprendiz de Brilhante Ustra o JG é o número 1, talvez por  simbolizar o PT, do qual ele (Genonoino) era presidente do partido quando avalizou os empréstimos bancários junto à rede bancária para a campanha eleitoral(não para comprar deputados ou senadores eleitos para aprovar as reformas de Lula) como qualquer um o faria mas que, por se tratar de julgamento de exceção, referido ato foi criminalizado e resultou nisso ai que estamos vendo;,,,,sobre a marcação dos presos com números[Hitler se revira no túmulo]: JB muda regra e rotula Genoino 1, ZD 2, Delúbio 3—— No Brasil 247

    images_cms-image-000345204Acaba de ser revelada uma nova heterodoxia do presidente do Supremo Tribunal nas prisões do chamado mensalão; um dia antes de efetuá-las, Joaquim Barbosa criou uma nova classe processual, denominada Execução Penal; essa norma instituiu que as prisões deveriam ser distribuídas ao relator (ele próprio) com tramitação eletrônica; essa mesma norma definiu os modelos das guias de recolhimento e do tratamento médico; depois disso, Barbosa numerou seus alvos: José Genoino foi o 01, José Dirceu o 02 e Delúbio Soares o 03; curiosamente, ele só prendeu réus com direitos a embargos infringentes e deixou outros, sem possibilidades de recurso, como Roberto Jefferson, Pedro Heny e Valdemar Costa Neto de fora; modelo absolutista avança no Judiciário

    Acaba de ser descoberta uma nova heterodoxia de Joaquim Barbosa na execução das prisões do chamado mensalão. Um dia antes de efetuá-las, ele criou uma nova classe processual, chamada Execução Penal, que garantiu a ele próprio o comando das prisões, assim como os modelos  das guias de recolhimento, de execução e tratamento médico. Curiosamente, Barbosa só prendeu réus com direitos a embargos infringentes e deixou de fora nomes que não tinham mais chance de recurso, como Valdemar Costa Neto, Pedro Henry e Roberto Jefferson – o delator que confessou ter recebido R$ 4 milhões.

    A informação é da Agência Brasil. Leia abaixo:

    André Richter
    Repórter da Agência Brasil

    Brasília – O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, decidiu criar uma nova classe processual para executar as penas dos condenados na Ação Penal 470, o processo do mensalão. A norma não estava prevista no Regimento Interno do Supremo e foi instituída pela Resolução nº 514, assinada no dia 14 deste mês, um dia antes da decretação da prisão de 12 dos condenados no processo.

    De acordo com o texto da norma, divulgado no dia 19 no Diário da Justiça, a nova classe processual, denominada Execução Penal (EP), foi criada para dar cumprimento às penas condenatórias do processo do mensalão. A resolução prevê que o processo seja distribuído ao relator da ação penal e tenha tramitação eletrônica. A norma também definiu os modelos das guias de recolhimento, de execução e tratamento médico. Os documentos são necessários para efetivar a prisão.

    No último dia 20, com a publicação da norma, os processos começam a ser autuados.

    A execução do processo do deputado federal licenciado e ex-presidente do PT José Genoino (SP) foi identificada como número 1. A de José Dirceu, ex-ministro da Casa Civil, é a número 2, e o processo de Delúbio Soares, ex-tesoureiro do PT, o 3. Os demais condenados foram identificados em seguida.

    http://www.brasil247.com/pt/247/brasilia247/122050/JB-muda-regra-e-rotula-Genoino-1-ZD-2-Del%C3%BAbio-3.htm

      

     

  14. O cão, Babosão é o Cão em pessoa

    Babosão  está muitíssimo bravo com Lula, por isto o Babosão agiu de forma passional e irracional e determinou que ele vai voltar a sr o carcereiro de José Genuino.

    Babosão, você está transtornado, mais um pouco vai ficar depressivo e lunático.Babosão você perdeu a razão.

  15. 15 de novembro  de 2013,

    15 de novembro  de 2013, feriado nacional: Joaquim Barbosa decreta a prisão de alguns dos réus do chamado mensalão (AP 470)

    30 de abril de 2014: Joaquim Barbosa decreta o fim da prisão domiciliar de Genoino e sua volta à prisão, num prazo de 24 horas. 

    Joaquim Barbosa não gosta de feriados nacionais. Joaquim Barbosa sabe que o chefe do Poder Executivo tem a prerrogativa de usar estas datas para fazer pronunciamentos em rede nacional de rádio e tv.

    Joaquim Barbosa não é candidato à presidência da República.

    Joaquim Barbosa não gosta de feriados nacionais.

    Joaquim Barbosa sabe como funciona os plantões do Judiciário e da Imprensa!

    Feliz Dia do Trabalhador

  16. Se já nos mobilizamos uma vez e pagamos a multa dantesca

    Se já nos mobilizamos uma vez e pagamos a multa dantesca a ele  aplicada por que não fazer uma campanha de arrecadação para contratarmos uma Junta Médica Internacional, com especialistas em Cardiologia de renome mundial, da Itália, da França e do Japão, p.ex. para avaliá-lo em contraposição ao laudo da UNB?

    Alguém que tenha acesso a Família de JG e aos seus Advogados e Medicos, caso seja esta proposta a ela submetida e aprovada, com cohecimentos específicos do caso, poderia nela aprofundar-se e operacionalizá-la em moldes parecidos com as campanhas anteriores? Alô PT! Isto também diz respeito a você! Acorda, moçada!

     

    1. Apoiadísimo! E podemos

      Apoiadísimo! E podemos recorrer ao mesmo método para uma junta internacional de juristas de verdade, para dar fim à indecência de manter Dirceu em regime fechado.

  17. Mais um ato totalmente

    Mais um ato totalmente irracional do Batman, exatamente numa data simbólica, que é a do dia do trabalhador. O Brasil está refém de um homem totalmente desequilibrado, sem escrúpulos e sem limites para exercer o seu ódio e a sua doença.

    1. Coringa

      Batman ou Homem-Melancia, alguma coisa que faça Barbosa aparecer ele já junto mas, como manda o aparato midiático-penal, tem que ser só contra petista, contra DD, o médico tarado que estuprou centenas de pacientes não dá Ibope,,, serve até uma melancia no pescoço quando açoita petistas, de forma que Barbosa achou uma forma genial de se manter no picadeiro e sob os holofotes do aparato midiático: Arregimentou para si o poder de ministrar a aplicação das penas, virou ministro-carcereiro,  pratica ao bel prazer o crime de abuso de poder,  o figura deve ter orgasmos quando lê  manchetes tipo “Barbosa manda Genoino de volta para a Papuda”{uauuuuu], as massas ignaras gostam disso, se bem que é uma questão de tempo o povão ficar sabendo da verdade, essa história do mentirão, como profetizou Lula, vai ser recontada e o Batman vai virar coringa

  18. Ótimo estado geral

    Usualmente os médicos são reticentes com a descrição do “estado geral” da pessoa enferma. Mesmo quando o paciente está bem, é comum que se use a sigla BEG, de “bom estado geral”. Agora, experimente dizer para algum médico que conhece alguém com aneurisma de aorta operada, agravada por outras comorbidades e sujeito a um contexto ansiogênico e avalie a reação. Sem dúvida seguirá um silêncio reflexivo revelador. Enfim, mesmo sem condições de questionar a propriedade global do laudo, a ideia de “ótimo estado geral” me parece exagerada, pelo menos na minha modesta experiêcia médica.

    1. Laudo obtuso como forma de safar-se

      Pelo que sei, os laudos médicos consistem numa resposta objetiva a uma pergunta formulada por uma “otoridade”, no caso o Batman. O que ocorre é que as respostas do médico são obtusas, podem ser uma coisa ou outra, bem como terem mil interpretações, deixando a cargo do ministro-carceiro decidir ao seu bel-prazer. Posso estar errado mas a impressão que tive é que o médico sabe que Genoino pode morrer na prisão e, se isso ocorrer, dirar que não tem nada a ver com o problema, pois no laudo não disse isso ou aquilo quer dizer não disse nada, não concluiu nada….kd o CRM…ou alguma entidade que discipline o exercício da atividade de perícia médica,…ou será que voltamos aos velhos tempos da ditadura, quando os médicos serviam ao abuso de poder das  “otoridades”…

  19. O relatório médico de Genoíno e a incerteza do nascer do Sol.

    Será que para fazer a crítica do relatório de 22/04/2014 da avaliação médica do Genoino é essencialmente necessário ser médico, ou muito dele poderia ser dito, ou melhor, questionado apenas exercitando uma elementar interpretação de texto?

    Bem, como de médico e de louco todos temos um pouco, arrisco-me a passar por louco, ou tolo, mas que o texto assemelha-se a uma peneira é uma imagem que, para mim, é inescapável.

    Vamos aos furos.

    Uma junta médica realiza uma avaliação clínico-cirúrgica geral e cardiológica e conclui que o paciente está em “pleno gozo de suas faculdades mentais e cognitivas”. Não consigo entender em que isso pode ser relevante para uma avaliação clínico-cirúrgica geral e cardiológica.

    Porém, em minha opinião, a informação de que o paciente, que é um idoso (68 anos), hipertenso e passou por uma cirurgia para contornar uma dissecção da aorta, apresenta um quadro de ansiedade e um episódio de agravamento dessa ansiedade para uma situação de sintomas psicossomáticos que o levaram a procurar ajuda médico-hospitalar é relevante. Basta ver o quadro relatado: “dentre essas manifestações, apenas ansiedade generalizada relacionada à angústia, de leves a moderadas, vem repetindo se em circunstância de estresse emocional”.  Apenas? Estão enviando esse homem para a cadeia, e não autorizando-o a fazer uma viagem desacompanhado, o que já seria um risco.

    O teste de esforço ergométrico durou apenas 6 minutos porque o paciente não suportou mais. Resposta cardiopulmonar prejudicada. Resposta prejudicada da função cardíaca e da pressão arterial e baixa capacidade aeróbica. E o que afinal vem a ser ausência de arritmias significativas? Uma das conclusões do teste.  Quer dizer que o coração de Genoino é arrítmico, mas não o suficiente para morrer por causa disso? E um homem assim tem condições de enfrentar os rigores de um presídio porque, afinal, seu coração não é isquêmico?

    Esse paciente sofre de cardiopatia aterosclerótica e/ou hipertensiva incipiente, aortopatia aterosclerótica hipertensiva, dissecção aguda tipo II da aorta, aterosclerose coronária, hipertensão arterial sistêmica leve a moderada, dislipidemia (ou seja, gordura no sangue que combinada com aterosclerose é um enorme fator de risco) e distúrbios psicossomáticos.

    Isso para não citar que o uso regular de anticoagulante pode levar a uma hipocoagulabilidade (risco de hemorragia interna), caso a dosagem do anticoagulante não seja cuidadosamente ajustada.

    O paciente faz uso diariamente de dois anti-hipertensivos, um antidislipidêmico, um anticoagulante, um tranquilizante e um antidepressivo.  E a junta médica recomenda, além de vários controles ambulatoriais periódicos: “idealmente, tanto quanto possível, o tratamento medicamentoso deve ser coadjuvado por uma dieta hipossódica, pela prática de atividade física aeróbica e pela restrição de fatores psicológicos estressantes”.

    Isso em uma prisão?

    Mas claro, a condição do paciente é de um “aparente ótimo estado geral” e não houve agravamento desde a última avaliação.

    Diante de tal diagnóstico, o que afinal é um “aparente ótimo estado geral”?

    E quanto a não haver agravamento, não parece óbvio que tal teria se dado devido ao paciente “estar sendo periódica e regularmente acompanhado ambulatorialmente, com exaustiva realização de exames complementares gerais e cardiológicos especializados e sob controle terapêutico, por seu médico particular”? Como isso poderia ser mantido com o paciente preso?

    E, então, o relatório conclui após um impressionante arrazoado técnico que…

    Que nada, não há conclusão alguma, só jogo de palavras.

    Vejamos:

    1 – a impressão da persistência de condições clínicas caracterizadas como não graves. Impressão?

    2 – apesar de tal “impressão”, a junta médica afirma que não pode “julgar sobre o risco mórbido futuro presuntivo”. A junta médica está dizendo que não sabe se o paciente pode vir a morrer se mudarem as suas condições? E está autorizando a enviar alguém assim para a cadeia?

    E, finalmente, faz uma não afirmação que quer que se creia que está em “bases estritamente objetivas e definidas”. Mas o que afirma?

    Que “não se expressa no momento a presença de qualquer circunstância justificadora de excepcionalidade e diferenciada do habitual para a situação médica em questão”.

    Mas, o que é o habitual para a situação médica em questão? A junta não diz.

    Não diz e ainda limita esse não dizer a uma condicionante: isso só vale “no momento”.

    No momento?

    Bem, no momento em que escrevo, há uma estrela no céu, mas nenhuma garantia de que o Sol nascerá amanhã.

    Isso é uma verdade, mas eu não a expressaria em um relatório. Teria receios em relação aos meus alunos. Eles poderiam achar que se eu não tive “bases estritamente objetivas e definidas” para afirmar nem sobre o nascer do Sol, não teria base para afirmar nada.

  20. Ridículas abreviações na terra dos tupinambás.

    Já não bastasse bordar Dr. no janelo sem fazer doutorado e agora veem com “BSc, MD, MSc, PhD…” …

    Ora, VSFd …

    Desculpem, não aguento mais esse circo dos horrores. O que querem mais ? Só a pena de morte os saciará ?

  21. Tudo combinado préviamente

    Médicos    do PSDB   querem mais o Genoino  na cadeia com o endosso do JB!!Sem bla blá blá é isso!

  22. Um especialista consultado

    Um especialista consultado pelo jornal GGN apresentou as seguintes considerações sobre o laudo médico 
    ….
    ….
    (Jornal GGN)

    Também conversei com especialistas. São unânimes em dizer que o risco de ele ter um evento cardíaco fatal é o mesmo da larguíssima maioria das pessoas.

    (RA)

     

    Quem é que gosta de criticar (nos outros!) a recorrência a opiniões de especialistas não identificados?

     

     

  23. Harri Shibata

    esses médicos… 

    esse brabo.sa …

    esse laudo…

    esse crime….

    -isso é formação de quadrilha! 

    documentada e juramentada diria Odorico.

    1. Ah sim, obrigado por me lembrar desse nome

      Desde ontem que estava tentando lembrar do nome dessa figura, de fato o atual aparato midiático-penal não deixa nada a dever à ditadura militar, só espero que não tenhamos que esperar 50 anos para esculacharmos os personagens dessa farsa, quanto ao papel dos médicos nestes momentos da história, isso é notório, temo o Menguelle e tantos outros que serviram ao holocausto, na ditadura médicos espalhados por todos os Estados do Brasil desempenharam esse papel de apoio à injustiça, o que é uma pena para a medicina

      [video:http://www.youtube.com/watch?v=XzhOOQc8c3Y%5D

  24. .

    Basta ler a partir do parágrafo 4 (Conclusão) para constatar que se trata de uma junta médica a la “Poncius Pilatus”, sob medida para um tribunal fascista e repugnante.

  25. O discípulo do Dr. Harri

    O discípulo do Dr. Harri Shibata errou ao se ater a discutir o quadro geral do requerente, e não suas necessidades de medicação, alimentação e estado emocional face ao seu quadro cardiológico, com dissecação da aorta, Genoíno não pode ser submetido a situações de estress, isso já foi confirmado por outros médicos noutras ocasiões, Barbosa quer é matar Genoino, e o médico deu um jeito de não se comprometer, isso é bem claro, as condições de higiene da prisão “diante de seu já frágil estado de saúde, certamente abreviarão o tempo de sobrevida de Genoino.

  26. Não sou(estou) médico ou

    Não sou(estou) médico ou jurista. Mas, para o bem ou para o mal, sou um ser humano. Tenho sentimentos, dentre eles o da compaixão. É baseda nela, somente nela que escrevo.

    Se mil laudos fossem emitidos com o mesmo parecer deste, minha opinião é que por trás de sanha para o encarceramento se esconde menos o desejo de se fazer justiça e mais a necessidade de auto-afirmação,  se não mesmo de vingança, do Joaquim Barbosa. Tudo para o gáudio de uma platéia formado por políticos oportunistas e uma súcia de denegerados que clamam por sangue petista a qualquer custo. 

    A pena, conforme leio nas exposições de especialistas, nas suas finalidades incorpora um caráter trino: recuperar, ressocializar e, conforme o próprio nome indica, penalizar, ou seja, constranger, humilhar, fazer sofrer com o fito do condenado apreender que praticar crimes é, além de um ato reprovável socialmente, danoso a seu bem estar físico e mental. 

    No caso singular, indago: para José Genoíno, um homem com um histórico sob qualquer perspectivas, rico, intenso; de conscientização política e de cidadania desde a mais tenra quando passa a se integrar na luta política em prol da nação; um pai de família exemplar; um experiente e competente político e parlamentar, sendo até hoje considerado um dos melhores que já transitaram pelo Congresso Nacional, o duo ressocialização-recuperação é aplicável? Claro que não, respondo. 

    E quanto à parte constrangedora, o encarceramento, mesmo que parcial? Será que para um homem que há tempos sofre de diversas enfermidades, algumas de natureza grave, e que chegou já às portas da morte em razão disso; um cidadão que há tempos está impedido até de circular em locais público, sob pena de ser linchado moralmente(e até fisicamente) pelo ódio que suscita em certos tipos de pessoas, em especial da dita classe média “esclarecida”; que para muitos, inclusive juristas renomados, foi condenado injustamente, ou, na melhor das hipóteses, num grau de severidade muito acimado para os supostos delitos imputados a ele; um indiciado, depois réu, e na sequência um condenado que teve sua vida infernizada no pior que esse termo indica, inclusive sendo humilhado por programas tidos como “humorísticos”; enfim. que sob qualquer perspectiva, mental ou física, tem um horizonte de sobrevida limitadíssimo, SERÁ QUE JÁ NÃO ‘PAGOU’, COM JUROS E CORREÇÃO MONETÁRIA ESSA PENA?????

    O que ganha, ou ganhará, a sociedade nesse desiderato de “Justiça”? Só o sentimento de vingança concretizado? Algum político, empresário, ou mesmo cidadão comum, terão coibidas suas pretensões ou tendências para a corrupção por causa desse martírio imposto a José Genoínio? Se a imposição de penas inócuas nos seus efeitos mais deletérios é necessária para redimir culpas ou servir de exemplo para o que quer que seja, então fica a pergunta final: foi para isso todo o esforço civilizatório até agora empreendido? 

  27. Já saiu não só o DOSSIÊ do

    Já saiu não só o DOSSIÊ do médico responsável, mas também o do antecessor!!!

    Eitcha tchurma boa em dossiês!!!

    1. Dossiês ?
      Que dossiês que nada ! O que estamos fazendo, é preparando-nos para a reação que estes atos indignos de autoridades tão indígnas quanto, estão tramando contra os réus petistas, e saibam, que reagiremos na mesma proporção de violência, das ações.

  28. Tá tudo dominado.
    Vejamos se eu entendí. A clínica médica que afastou(aposentou) o ex-diretor da instituição, por absoluta falta de condições de trabalhar(trabalhar ?) ontem através de um corpo clínico discutível, declarou que as condições(idênticas àquelas)do companheiro Genoíno, permitiriam que ele cumpra a pena, em regime fechado e distante de quaisquer condições minimamente humanas, na Papuda.
    Para os “branquinhos e de olhos azuis, as batatas, para os de esquerda, o castigo.

  29. Tá tudo dominado.
    Vejamos se eu entendí. A clínica médica que afastou(aposentou) o ex-diretor da instituição, por absoluta falta de condições de trabalhar(trabalhar ?) ontem através de um corpo clínico discutível, declarou que as condições(idênticas àquelas)do companheiro Genoíno, permitiriam que ele cumpra a pena, em regime fechado e distante de quaisquer condições minimamente humanas, na Papuda.
    Para os “branquinhos e de olhos azuis, as batatas, para os de esquerda, o castigo.

  30. O nome da fera(o novo torturador) é…
    Deus queira que o já debilitado estado de saúde do preso político Jose Genoíno, não piore, ou venha a causar sua morte(por alguns desejada) pois este FDP, cujo nome é Luiz Fernando Junqueira Jr. vai ver como a militância petista, trata a torturadores.

  31. Conta a lenda, que existiu

    Conta a lenda, que existiu uma papisa, há mais de mil anos…e a Igreja Romana APAGOU-A de seus registros. Tenho a LEVE CERTEZA QUE O STF VAI APAGAR JOAQUIM BARBOSA DOS SEUS REGISTROS, com a “desculpa” de que “FOI UM LOUCO QUE PASSOU NA MINHA VIDA…AGORA NOS CABE APAGAR”…

    JOAQUIM BARBOSA SERÁ UMA “LENDA MORTA”…

    Impossível? Não é…as vezes procuro REFERÊNCIAS, que sabemos, PROPOSITALMENTE APAGADAS, PELOS PRÓPRIOS ” IMPRENSADORES”

    A única sobrevida, na história, PARA JOAQUIM BARBOSA SERÁ COMO TORTURADOR, e louco.

    1. Papisa

      Houve,sim. A papisa Joana.Permanece na história por mais que a igreja tentasse apagar.

      Não é o caso de Joana,mas sempre permanecem e com JB não será diferente.

    2. Papisa

      Houve,sim. A papisa Joana.Permanece na história por mais que a igreja tentasse apagar.

      Não é o caso de Joana,mas sempre permanecem e com JB não será diferente.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador