Juiz diz que Veja não tem provas contra Andrea Neves e manda publicar direito de resposta

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Reprodução/Facebook

Jornal GGN – O juiz Paulo Henrique Ribeiro Garcia, da 1ª Vara Cível de São Paulo, decidiu condenar a revista Veja a publicar direito de resposta em favor de Andréa Neves, irmã do senador Aécio Neves (PSDB). A sentença, dada em 15 de agosto, gira em torno de reportagem sobre a expectativa de que a delação da Odebrecht revelasse detalhes de uma conta em Nova York abastecida com propina, que teria sido controlada por Andrea.

Andrea sustentou que quando a delação da Odebrecht veio à tona, a reportagem de Veja mostrou-e inverídica, já que ela nunca foi denunciada por esses fatos.

Na tentativa de não perder a ação, Veja apontou, entre outras alegações, que a delação não é totalmente de conhecimento público e que Andréa é conhecida por ajudar nos negócios de Aécio, inclusive ilícitos, como mostra o caso JBS.

Para o juiz, “no entanto, o simples fato de alguém ser investigado não autoriza os órgãos da imprensa imputar àquele a prática infundada de outros delitos ou sustentar a presença de provas que não existem contra a pessoa.”

Além disso, Veja tentou criar “um desvio de foco na contestação, pois, no caso em tela, não está em análise as diversas condutas praticadas pela autora, mas sim aquela praticada pela Editora Abril de veicular uma notícia na qual se imputa um elemento de acusação inexistente.”

A sentença exige que a ordem seja cumprida em até 10 dias, caso contrário, Veja deve pagar multa diária de R$ 50 mil pelo descumprimento da decisão. O juiz também definiu que o título da retratação deve informar que Odebrecht “não afirmou” que Andrea estava relacionada a conta no exterior.

 

 

 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Vá entender a cabeça dos

    Vá entender a cabeça dos juízes brasileiros. Tem hora que eles agem corretamente como no caso contra a imprensa que denuncia, condena e exige a confirmação de sua condenação. Serve para o Lula e o PT, tomando exemplos mais específicos e escancaradamente notórios no mundo jurídioc. Raramente, dão direito de resposta ou abrem processos contra infâmias e injúrias da imprensa contra os petistas. Por quê é tão difícil a coerência na cabeça da nossa In- justiça brasileira.

  2. Para a família Neves, tudo!!!

    Para a família Neves, tudo!!! Para a família da Silva, nada!!! 

    A justiça brasileira virou um programa de auditório. Voês querem bacalhau?

  3. A Justiça a serviço do PSDB! Legalizando o roubo tucano!

    É uma justiça patética e deprimente!

    Um panfleto político partidário como a Veja, 100% alinhada com o PSDB… nas raras vezes em que se vê obrigada a publicar a bandidagem tucana, ainda assim é censurada pela justiça… que é mais Tucana que o PSDB.

    O PSDB na TV diz que errou… mas pela justiça brasileira de Gilmar Mendes, Moro e Dallagnol corrige a realidade: ERROU NADA!!! NINGUÉM É INVESTIADO, NINGUÉM É PRESO… ONDE FOI QUE ELES ERRARAM ENTÃO??? 

    “O PSDB ERROU POR APOIAR TEMER”… UÉ MAS AINDA ESTÁ APOIANDO… “ERROU POR TER FEITO ESQUEMAS DE CORRUPÇÃO”… MAS NEGA TODOS NA JUSTIÇA E RECORRE A ACORDOS SUSPEITOS PARA ENGAVETAR SEUS CRIMES E EVITAR INVESTIGAÇÕES… 

    A irmã do Aécio chorou e esperneou quando a conta em NY foi revelada… QUE INJUSTIÇA!!! Mas e a conta em Liechteistein??? E a conta em Singapura??? E o prédio do Jornal em BH comprado pela JBS??? E os 11 delatores citando Aécio??? E Furnas???

    Desde o começo eu vi que havia algo de errado com essa denuncia de conta em NY… parecia uma isca para motivar a imprensa a divulgar que Aécio era inocente no final, que tudo era invenção e perseguição… NY não é paraíso fiscal… provavelmente essa conta é legal… por isso foi tão divulgada pela mídia… já as contas em Liechteistein nunca mais foram citadas após a descoberta…

    Quero ver os jornalistas gritarem em peso: “estão perseguindo a imprensa liver… Aécio quer controlar a mídia”… 

    ISSO TUDO VAI TERMINAR EM UM CHURRASCO NO FIM DO ANO NO SÍTIO DE CLÁUDIO, COM OS CONVIDADOS SENDO TRANSPORTADOS PELO HELICÓPTERO DO PÓ ATÉ O AEROPORTO PARTICULAR DA FAMÍLIA: GILMAR MENDES, FAMÍLIA CIVITA, TEMER, KIM KATAGUIRI, PRIMO FRED, ANDREA NEVES, MORO, DALLAGNOL… REINALDO AZEVEDO VAI DECLAMAR POEMAS… VAI TER SHOW DE LOBÃO E ROGER, OLAVO DE CARVALHO VAI FAZER O MAPA ASTRAL DOS CONVIDADOS

  4. Aos tucanos, toda e qualquer

    Aos tucanos, toda e qualquer bandalheira é permitida. Segundo os homens da casa-grande e, da (in)justiça bananeira da república bacharelesca da Bananolândia.

    Orlando

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador