Juiz que ameaçou recolher urnas em Goiás é afastado pelo CNJ

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]


Foto: Agência CNJ
 
Jornal GGN – O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu afastar, nesta terça-feira (18), o juiz federal Eduardo Luiz Rocha Cubas que ameaçou recolher as urnas eletrônicas um dia antes das eleições 2018, em determinação feita ao Comando do Exército de Goiás.
 
O juiz foi afastado do cargo, por unanimidade, por suspeita de violação dos deveres funcionais e foi alvo de um processo disciplinar. Para o relator do caso, o corregedor do CNJ, Humberto Martins, Cubas “usou do cargo de magistrado para tentar inviabilizar o processo democrático”.
 
A posição do corregedor pelo afastamento do juiz já havia sido dada em setembro deste ano. Mas o caso foi analisado pelo Plenário do CNJ, nesta terça, após a defesa do juiz recorrer.
 
A partir de agora, o juiz está afastado, mas continua a receber remuneração. Ao fim do processo, o CNJ pode decidir pela aposentadoria compulsória de Eduardo Luiz Rocha Cubas. 
 
Ainda durante o julgamento do caso, o juiz chegou a ameaçar o corregedor e o acusou de envolvimento em esquema de corrupção: “É um absurdo colocar uma faca no pescoço de toda a magistratura brasileira”.
 
 
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Eita. 
    Será que esse lunático

    Eita. 

    Será que esse lunático foi afastado porque poderia atrapalhar a vitória de Bolsonaro? Deve ter poucos contatos para não saber que a Justiça eleitoral by Rosa Webber já tinha acertado a vitória do candidato dele (e dela) com o uso de fake news.

    É tudo questão de “time”. Acho que se o Haddad tivesse ganhado a eleição ele seria promovido. 

     

     

  2. vale a pena conhecer o verdadeiro motivo da punição

    O juiz Cubas foi o único até hoje que planejou — e quase executou — o único teste público efetitvo de integridade de urnas do TSE prontas para eleições oficiais. Vale a pena conhecer como esse teste poderia ser feito

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador