Julgamento dos últimos recursos de Azeredo é adiado

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Agência Senado

Jornal GGN – A coluna Aparte, do jornal O Tempo, informou nesta terça (20) que o julgamento do último recurso de Eduardo Azeredo (PSDB) contra sua condenação no mensalão mineiro estava marcado para hoje, mas foi adiado, mais uma vez, agora para o dia 24 de abril.
 
Ex-governador de Minas Gerais, Azeredo foi condenado a 20 anos e um mês em regime fechado, mas sua pena pode prescrever em setembro, quando o tucano completa 70 anos.
 
Segundo a coluna, quem determinou o adiamento do julgamento dos embargos infringentes foi o relator da ação, o desembargador Alexandre Victor de Carvalho, que defende a absolvição de Azeredo.
 
O processo do tucano se arrasta desde 2007, quando a Procuradoria Geral da República ofereceu a denúncia sobre os fatos ocorridos na eleição de 1988. Azeredo era senador na época que a acusação chegou à Justiça.
 
Em 2010, ele foi eleito deputado federal e exerceu o mandato até renunciar, em 2014. Foi o ano em que o Supremo Tribunal Federal decidiu encaminhar a ação à Justiça mineira.
 
Depois de passar 7 anos parado na instância superior, o processo culminou na condenação em 2015. Sua defesa entrou com recurso contra a sentença por desvio de R$ 3 milhões de estatais mineiras, como a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) e o extinto Banco do Estado de Minas Gerais (Bemge), para financiar campanha eleitoral.
 
Em agosto do ano passado, a segunda instância decidiu manter a condenação por 2 votos a 1. “O desembargador Alexandre Victor de Carvalho chegou a pedir a absolvição de Azeredo por avaliar que as provas não o ligam ao esquema”, destacou a coluna.
 
Em novembro, os embargos declaratórios foram negados por unanimidade. 
 
Leia mais aqui.
 
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A esquerda deve começar a usar a blindagem tucana a seu favor

    Pra mim é completamente incompreensível que o PT e a esquerda em geral não abordem o tema “BLINDAGEM JURÍDICA E MIDIÁTICA DO PSDB” em cadeia nacional de televisão e nos debates eleitorais.

    É uma falta de visão completa!

    Me lembra a Dilma “apanhando” nos debates de Aécio Neves enquanto existiam dezenas de acusação de corrupção comprovada contra Aécio. Aguentou calada longas lições de moral de um candidato com 3 overdoses de cocaína e dezenas de acusações graves de corrupção… virou piada Nacional, foi humilhada de todas as formas possíveis, sofreu impeachment… e a gora o PT continua “respeitando alguns limites” no debate político.

    O tal “Republicanismo” já virou burrice!

    O candidato do PT deveria perguntar a Alckmin e Serra, na frente do Willian Boner, quanto de propina eles gastam para serem absolvidos e blindados pelos juízes e jornais!

    A relação Gilmar Mendes/PSDB deve ser colocada em discussão… as contas em paraísos fiscais de Serra e Aécio devem ser trazidas à tona em todas as oportunidades possíveis!

     

    1. Exatamente

      Eu também não entendo. Ficam completamente mudos. A injustiça é tão gritante!  Teriam que mostrar que são dois pesos duas medidas. 

  2. Julgamento….

    A tal da “celeridade” normal segundo o Desembargador do TRF 4. E não será abertura de telejornal com caras espantadas. É esta Justiça que se diz apta e digna de prender Lula? Onde está Mensalão Tucano? E Merendão Tucano? E Trensalão Tucano?  Queremos todos estes bandidos párias na cadeia. E não apenas aqueles com os quais não simpatizamos. Até porque a Hemorragia Criminosa da Corrupção da Redemocracia está matando o país.  

    1. Julgamento….

      E também encerrado foi o Processo contrao Tucano Beto Richa. Que coincidência?!! Mas o Brasil é o país das coincidências !!! Mas teremos a maior revolução da honestidade tupiniquim nas mãos de Moro, produzindo a prisão de Lula !!! O Brasil é Surreal !!!

  3. isso deve ser coisa de política mortífera…

    onde nada é mais perigoso do que deixar de livrar a cara de qualquer integrante do partido que a pratica

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador