Jurista Souza Jr. evidencia democracia como ativo para Brasil sair do limbo

Em entrevista ao jornalista Luis Nassif, José Geraldo de Souza Jr., analisa o sistema político e judiciário atual

Imagem: Reprodução/TV GGN

Jornal GGN – O jurista e ex-reitor da Universidade de Brasília (UnB), José Geraldo de Souza Jr., analisa a atual conjuntura política a partir da nossa construção social no segundo episódio da série “Fracassamos como Nação?”, exibida na TV GGN, nesta terça-feira, 14 de julho. 

Em entrevista ao jornalista Luis Nassif, Souza Jr. destaca um projeto de sociedade contemporânea originado de um sistema excludente, mas que há otimismo em um futuro mais igualitário e solidário a partir dos processo de construção de uma hegemonia levantada pelos movimentos sociais.

Para Souza Jr. o caminho constitucional a se trilhar em meio a instantaneidade que move o atual está no desafio de encontrar o fio condutor das lutas sociais, que é a revolta capaz de promover a mudança. 

O professor também destaca a importância da democracia para a obtenção de êxitos sociais. ”A democracia é fundamental porque ela permite processos acelerados, sobretudo quando ela mobiliza o social e engaja de forma ativa nos processos políticos… mas, ao mesmo tempo, ela é dialógica e constrói a consistência, põe as diferenças em presença e os projetos surgem”, explica. 

Durante a entrevista, Souza Jr. também comenta os episódios recentes da Justiça brasileira e as dificuldades desse setor, que coloca em xeque sua atuação por meio de normas de exceção. Confira:

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora