Justiça do Paraná mantém dona Marisa no banco de réus e a intima

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – Após negar o pedido de defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para adiar as audiências de testemunha do processo do triplex do Guarujá, a Justiça Federal de Curitiba ainda intimou a ex-primeira-dama Marisa Letícia, que faleceu na última sexta-feira (03).
 
Em despacho publicado nesta quarta-feira (08), o juiz da Lava Jato, Sérgio Moro, negou uma solicitação dos advogados de Lula para adiar as audiências, que começam nesta quinta (09), uma vez que o ex-presidente não conseguia se encontrar com a defesa, diante dos “motivos pessoais relevantes”, trâmites com a morte de sua esposa.
 
Ainda, esta quinta, data anteriormente já agendada por Moro para ter início às audiências, coincide com a missa  de sétimo dia de dona Marisa. Os advogados Roberto Teixeira, Cristiano Zanin Martins, José Roberto Batochio e Juarez Cirino dos Santos alertaram para a impossibilidade de o réu, Lula, se preparar “adequadamente para tais audiências”.
 
A resposta do juiz Sergio Moro foi que a morte de dona Marisa não justificava a falta de preparo prévio da defesa de Lula: “O ex-Presidente foi dispensado de comparecer nas audiências de oitiva de testemunhas e, de fato, não tem comparecido. Agregue-se que, tendo as testemunhas sido arroladas na respostas preliminar em 10/10/2016, é de se concluir a Defesa já teve suficiente para se preparar previamente para as inquirições em questão”.
 
Leia mais: Moro nega pedido de Lula e audiência coincide com missa de Marisa
 
Além disso, quando anunciada a morte cerebral da ex-primeira-dama, os advogados emitiram comunicando alertando que, com o falecimento, os processos relacionados a ela estavam extintos, automaticamente a retirando do banco de réus da Lava Jato.
 
“D. Marisa não poderá, lamentavelmente, ver triunfar o reconhecimento de sua inocência por um juiz imparcial. A consequência jurídica do seu falecimento nesta data (03.02.2017) será a extinção, em relação a ela, das duas ações penais propostas – de forma irresponsável – pelo Ministério Público Federal”, publicou a defesa.
 
Mas o sistema da Justiça Federal do Paraná não assim o fez. A manteve na lista de réus dos processos relacionados ao triplex do Guarujá:
 
 
Além disso, também na data de ontem, o sistema do Tribunal Regional Federal da 4a Região informou que, assim como o ex-presidente Lula, o presidente do Instituto Lula, Paulo Tarciso Okamotto, o presidente da OAS, Léo Pinheiro, e demais investigados e réus, dona Marisa Letícia estava intimida para as audiências que começam nesta quinta (09).
 
 
Em vídeo, o advogado Cristiano Zanin Martins explicou o que significa a atual fase do processo do triplex. “Nesta quinta-feira, 9 de fevereiro, recomeçam as audiências na 13a Vara Federal de Curitiba, referentes à ação penal que o Ministério Público Federal moveu contra o ex-presidente Lula e dona Marisa sobre o chamado triplex do Guarujá. Agora, é a fase em que serão ouvidas as testemunhas de defesa”, disse.
 
Zanin destacou a fragilidade do processo: “Apesar de toda a encenação dos procuradores, essa acusação ruiu. O Ministério Público Federal (MPF) selecionou 27 testemunhas de acusação que foram ouvidas no segundo semestre de 2016. Nenhuma dessas testemunhas incriminou Lula ou dona Marisa. Mesmo os notórios delatores que também foram ouvidos não conseguiram relatar qualquer fato que pudesse vincular o ex-presidente Lula ou dona Marisa ao desvio de valores da Petrobras ou ao apartamento do Guarujá, que jamais foi deles.”
 
https://www.youtube.com/watch?v=m226t8lj4ns height:394
 
Segundo o advogado, a nova etapa que começa hoje novamente irá “reafirmar a inocência” de Lula e Marisa Letícia. “Não há mais como negar que Lula é vítima de lawfare. Ele está sofrendo uma intensa perseguição política, por meio do uso indevido das leis e dos procedimentos jurídicos. O caso de Lula é um dos maiores exemplos de lawfare no mundo”, disse. 
 
“É muito importante que a sociedade acompanhe cada passo deste processo e possa constatar a falta de legitimidade que o caracteriza. Além da completa ausência de materialidade nas acusações contra Lula. Reafirmamos o compromisso de lutar por uma justiça imparcial, base do estado democrático de direito”, destacou.
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

24 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Bom advogado. Sempre na

    Bom advogado. Sempre na jugular do desMoronado que, por sua vez, mais e mais envergonha qualquer instituto de direito. Essa de se recusar a adiar o início das oitivas das testemunhas de defesa, bem demonstra sua ânsia persecutória e sua total falta de empatia para com as pessoas. Afinal, mesmo como réu, e até sentença condenatória, o Lula é apenas simples acusado de algum ato que está a ser provado. Ou, como sempre, o desMoronado, com a negativa, está a antecipar seu juízo convictório-partidário-de-merda?

  2. Caracá

    Ou é muita incompetência desse juizado ou a “profecia” de Stanislaw Ponte Preta, quando escreveu o Samba do Crioulo Doido se tonou realidade no Brasil.

    1. João

      Neste caso não  acredito que seja nem erro, nem incompetência  só resta a má fé,  o ódio   e a vontade de arrastar o nome  Marisa pelas ruas e mídias, mesmo morta. ( Jamais vai perdoar Marisa pela sua morte, pois a queria em suas próprias mãos). Seu sonho é submeter a todos, veremos até onde vão deixá-lo ir.

      1. Moro

        Discordo do amigo. Não acho que seja ódio ou incompetencia. É vagabundagem mesmo. Ninguém se dá ao luxo de checar as coisas, fazer o trabalho correto. Moro está com a cabeça lá nos USA onde acha que viverá num mar de rosas assim que as coisas começarem a desandar por aqui. 

        1. Parece que as coisas já

          Parece que as coisas já começaram a desandar para a Lava Jato (tb conhecida como “essa porra”). Já tem até editorial do Estadão clamando por ação contra os abusos da operação. Abusos somente agora descobertos pelo jornal.

          Por aqui, parece prudente que o “herói” e a sua turma comecem a se preparar para o ostracismo, com um agravante para o Moro: diferente do Joaquim Barbosa, ele não vai se aposentar tão cedo, devendo, pois, permanecer como “juiz de piso” lá no Paraná por um bom tempo. E desconfio que não adianta se voltar para os “states”, onde podem ter prometido um mar de rosas. O problema é que a turma de lá não costuma cumprir promessas. Depois de concluída a missão do seu interesse, descarta os serviçais sem o menor pudor.

          Nem sei se vão ainda prender o Lula. Pelo o desenrolar do golpe e a facilidade de tudo se obter via congresso com o garantido aval do stf, esse pedaço pode até ser dispensável. 

           

          http://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/279474/Estad%C3%A3o-pede-em-editorial-rea%C3%A7%C3%A3o-contra-Lava-Jato.htm

  3. Ainda:
    Morre, aos 98 anos,

    Ainda:

    Morre, aos 98 anos, Florival Rocha, pai da ministra Cármen Lúcia

     

    o DESMORONADO proibirá a ínclita presidentA de cancelar seus compromissos stefeanos?

     

  4. Gasolina no fogo

    Um País completamente conflagrado, tomado por ódio, espera-se de um juiz o exercício da ponderação, equilíbrio, bom senso, um mínimo de juízo, humanidade, no entanto esse juiz prefere jogar mais gasolina no fogo, acirrando ainda mais os ânimos. O pior disso tudo é que ainda há espaço de sobra para piorar ainda mais. É muita humilhação para um ex-Presidente da República. Lula é e sempree foi uma pessoa conservadora, apegado à família, valores morais e religiosos, a missa de sétimo dia tem um significado profundo. Não há como ter esperanças com este País. 

    1. Sérgio Moro é um criminoso, e

      Sérgio Moro é um criminoso, e como tal só espere atos criminosos dele. E infelizmente o fato de uma pessoa como ele poder atuar como juíz e não ter sido preso até agora pelos crimes praticados contra o país mostra como as instituições brasileiras se desmancharam (em um país maduro ele estaria preso no corredor da morte por alta traição).

  5. É gritante o espírito de

    É gritante o espírito de não-solidariedade de Moro em face da morte de Dona Marisa e do luto de Lula e familiares em geral. 

    Confesso que passou pela minha cabeça que essa convocação poderia ter se dado enquanto a esposa de Lula estivesse no leito de morte, ou mesmo no dia do velório ou funeral. Talve o psicopata tenha se visto no espelho – ele é narcisista – e dito a si mesmo que deixaria sua ação para hoje, dia da missa de sétimo dia. É mais um meio de causar espantos, mover a imprensa aos prosseguimentos dessa maldade, e, claro, aos comentários nas redes sociais, que sem dúvida Moro os lê religiosamente, enquanto vai tirando deles e da imprensa a sua popularidade. 

    Ontem eu vi a imprensa, inclusive no jornal da Band, citar essa audiência, sem contudo colocar a importância deste dia, 7º da morte da esposa do ex-Presidente. Por isso digo sempre que, com raríssima exceção, toda a imprensa é igual ou até pior, às vezes, que a Globo. 

    Colocar como réu uma pessoa morta é quase como comparar Moro a um urubu atrás da carniça. 

    Deus tenha piedade desse homem, porque ele realmente não sabe o que faz.

  6. Um misto de soberba, poder e estupidez.

    Todos sabemos que  o ódio de um mediocre é mortal. Embaixo da soberba e do poder de Moro um ato estúpido como este, só tem uma razão de ser, o ódio desta parte maléfica do judiciário, pelo que Lula e Marisa Letícia representam. A continuidade do nome de Marisa nesta peça infame só tem um objetivo a atingir o nome e a reputação de cidadãos. 

    È a mesma sanha cruel e sádica que leva a expropriação da casa de uma senhora nonagenária, porque é mãe de Dirceu. Ou porque perseguir Dirceu e o Instituto Lula através do fisco. Perseguiu Dirceu, porque Dirceu não se submeteu a ele. Trata Youssef com se fosse da família. 

    Até quando este ódio vai prevalecer. Até quando este delírio e loucura vão tomar conta do judiciário. Onde estão os outros juízes, onde estão o Conselho de Justiça. Onde está a imprensa livre deste país.  

    Esta é uma das coisa mais vergonhosas que já ocorreu neste país. Um incentivo ao ódio, e a um ódio mesquinho, destrutivo, que está levando país  a um buraco, quase sem volta. E os defensores deste senhor e deste tipo de atitude, são os que mais ganharam benesses deste país. Este juiz é pago, com o meu com o seu com o nosso dinheiro. Ele nos deve respeito e explicações. Ele não é a justiça ele deveria ser um serventuário da Justiça. 

    Mas é apenas uma criatura que usa o poder para destilar todo o seu ódio pessoal Esta mais do que claro que isto é um ódio pessoal que utiliza o dinheiro publico . Uma criatura que manipula a boa fé, e que em nome do que ele não conhece, que é justiça, persegue todos que não se submeteram a ele. Todos que se submeteram foram premiados. todos que se submeteram estão em casa curtindo o dinheiro que roubaram. Enquanto isto este Narciso faz mais e mais conferências, apenas se ouvindo, pois quem o ouviu nota a sua profunda mediocridade, e falta de respeito com os critérios mínimos de civilidade .

    Este é um arauto da bárbárie. 

  7. Canalhice

    Hitler antes de tudo foi um canalha, suas canalhices contra os judeus e comunistas o levaram ao poder, onde pode realizar a maior canalhice de todas que foi o Terceiro Reich. A república do paraná, assim mesmo em caixa baixa, está se transformando na repeublica do grande canalha. Abram o olho, gente. A história sempre se repete.

  8. Fernando Vidente(nada a ver

    Fernando Vidente(nada a ver com o Carlinhos Vidente) diz ao juiz: cuidado com o eduardo cunha!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Quando um cabra diz que o juiz criou em cu ritiba o Hotel da Delação, é porque está bem seguro no chão onde pisa. Os seus antigos correligionários, juiz, a curriola mesmo, já está debandando. Daqui a pouco, quando olhar de lado, verá que está sozinho.

  9. Que ego, hem! Deus,

    Que ego, hem! Deus, providência divina, respeito aos mortos são pormenores para o Hitler de Curitiba. Será que ele e o beato Dallagnol, vão decretar agora um tribunal sobre os mortos.

    PS. O Nassif não vai processar a blogueira que atacou sua filha Luisa? 

  10. O moro tem a mesma frieza e perversão dos torturadores…

    O moro tem a mesma frieza e perversão dos torturadores dos porões da ditadura militar.

    Não passa de um psicopata se divertindo com sua presa…

  11. Reincarnação?

    Nassif: essa bola eu já tinha cantado prá você. Bola e caçapa. Vo esplicar para você tanto o por quê da intimação para depoimento, como da família ter mandado cremar dona Marisa.

    Da intimação, é que Savonarola dos Pinhais quer certeza de que a mulher morreu, como fez “MT_43” e sua comitiva. Pode tá pensando que é manobra da defesa para atrapalhar o processo.

    Da cremação, a familia já desconfiava desse “recurso legal”. E para não expor ainda mais a falecida àquele que, indiretamente, fora responsável pela sua “execução”, resolveu mandar cremá-la. Assim, não será exumado o cadáver para testemunhar de “corpo presente”.

    Mas, o mais cruel da história é que dessa audiência saira o motivo principal para a condenação de Nove Dedos.

    Como da urna com as cinzas, exigida pelo inquiridor no banco dos réus, não deverá sair uma palavra, mesmo com aqueles 3 interprestes do além convocados pelo juízo, será alegado obstrução da justiça e confissão ficta para os fatos alegados pelos Gogoboys, segundo apurações dos delegados do Intelectual Tardio.

    Os dois pedalinhos (para os netos) e aquele iate de 3 metros de cumprimento, la da Marina do Mar de Atibaia, que custaram 3 mil reais, serão atrelados aos U$ 5 milhões que “Caranguejo” surripiou da Odebrecht na Áfirca.

    No final da audiência vai mandar algemar a urna e trancafia-la numa penitenciaria federal de segurança máxima. O homem é cheio de nove horas. Tem gente achando que o ele é reencarnação de Percival Farquhar, vingando-se do Povo brasileiro.

    Verdade ou não, ta conseguindo.

  12. Reflitamos sobre a estratégia curitibana…

    Reflitamos sobre a estratégia curitibana,

    as prisões preventivas e conduções coercitivas, e o medo delas, têm por finalidade estressar os depoentes para gerar contraditórios e delações.

    O “hotel de delações” definido por Cunha.

    Me parece que quanto mais estressado estiver o depoente, mais eles se aproximam do ideal de sua estratégia investigatória e persecutória.

    Talvez não haja maior violência moral, psicológica do que esta convocação.

    Eles estão no apse de sua estratégia.

    Lula precisa de todo o nosso apoio moral, emocional e espiritual porque agora ele começará a virar esse jogo, para lavar a honra de D. Marisa, a sua própria e a do povo brasileiro!

  13. Continuo achando otimo

    Os excelentes advogados do Lula, estão fazendo o juiz amigo de traficante, de palhaço

    Lula deve comparecer e levar a urna de Dna. Marisa.

    E o PT tem a obrigação de cercar com milhares de militantes a vara(pequena) do juiz de piso

     

  14. Onde estão os ingratos do stf

    Onde estão os ingratos do stf nomeados por lula quem não dizem um piu…

    Onde está o tofolli?….

    Se fosse contra aliado do gilmar já tinha recebido vários processos e tb já tinha sido afastado do processo…

    Fico impressionado com falta de gratidão desses ministros nomeados por lula no stf…

    E não me venham falar que ministro do stf não ajuda quem o nomeou?….

    Acho que republicanismo de lula/dilma não deu certo…

     

  15. J’Accuse!

    Sergio Moro e a força-tarefa da Lava Jato são indignos dos cargos que ocupam. São levianos e perseguidores de um lado soh e este não é o papel de agentes da Lei.

    Themis não tem nada a ver com o que estão fazendo ao ex-presidente Lula.

  16. Providenciando o encontro

    Já que o reizinho de Ctba quer tanto um encontro com Dona Marisa, algum “cidadão de bem”, um dos que agora nem em 100 anos conseguirá mais se aposentar pela novas regras Temerosas, poderia fazer um favor a sociedade e “providenciar” o tal encontro. Pensando bem, esse encontro será impossível, já que Dona Marisa foi direto por céu e o juizeco iria pro inferno, sem escalas…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador