Kassab escolhe Galvão como novo diretor do Inpe

Ricardo Galvão

Engenheiro e físico Ricardo Osório Galvão vai assumir cargo.

Atração de investimentos em infraestrutura e efetivo é desafio.

O físico e engenheiro Ricardo Osório Galvão vai assumir a direção do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) em São José dos Campos (SP). O nome foi anunciado nesta sexta-feira (1º) durante visita do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, Gilberto Kassab, no aniversário de cinco anos do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

Galvão vai assumir o cargo ocupado desde 2012 pelo engenheiro Leonel Perondi, que teve a gestão encerrada em maio deste ano, mas continuava no cargo aguardando definição quanto a escolha do novo nome para direção diretor do instituto.

O ministério escolheu Galvão por meio de lista tríplice, após prévia consulta à comunidade acadêmica. Os nomes dos outros dois concorrentes não foram informados pela pasta.

O físico e engenheiro aguarda publicação no Diário Oficial para tomar posse no cargo – procurada, a assessoria de imprensa da Casa Civil não informou a previsão para a publicação até a conclusão desta reportagem.

Ele vai assumir a função com o desafio de atrair recursos em infraestrutura e mão de obra para o Inpe, que vem sofrendo processo de defasagem nos últimos anos.
Atualmente o Inpe tem cerca de 900 funcionários e a projeção é que esse número seja reduzido a 520 até 2020, por causa da aposentadorias de profissionais. A avaliação é do Sindicato Nacional dos Servidores Públicos Federais na Área de Ciência e Tecnologia do Setor Aeroespacial (SindCT).

Pelo menos desde 2007 a direção do do instituto pede ao governo federal a contratação de funcionários para suprir as perdas – sem obter retorno até o momento.

Outro pedido antigo, é a compra de um novo supercomputador para o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), órgão ligado ao Inpe em Cachoeira Paulista. O equipamento vai substituir o ‘Tupã’, opera no limite da vida útil.A expectativa é que a máquina fosse comprada ainda neste ano, mas ainda não há previsão para a aquisição.

Perfil

Ricardo Galvão é professor titular do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP), membro da Academia Brasileira de Ciências, e atual presidente da Sociedade Brasileira de Física. Ele vai pedir afastamento do cargo quando for nomeado diretor do Inpe.

Ele graduou-se em engenharia de telecomunicações pela Universidade Federal Fluminense em 1969, fez mestrado pela Universidade Estadual de Campinas em 1972 e doutorado pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (EUA) em 1976.

Atuou como professor da Unicamp entre 1971 e 1982, e na Universidade de São Paulo desde 1983, onde atualmente é professor titular. Paralelamente, atuou também como pesquisador pelo Centro Técnico Aeroespacial de 1982 a 1986.

Galvão é também membro titular da Academia de Ciências do Estado de São Paulo e da Academia Brasileira de Ciências, Fellow do Institute of Physics, Presidente da Sociedade Brasileira de Física e membro do Conselho da Sociedade Européia de Física.

Do G1 Vale do Paraíba, 1º de julho de 2016

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador