Kenarik Boujikian é promovida a desembargadora do TJ de São Paulo

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Foto Juh Guedes

do ConJur

Kenarik Boujikian é promovida a desembargadora do TJ de São Paulo

A juíza Kenarik Boujikian agora é desembargadora do Tribunal de Justiça de São Paulo. Por unanimidade, ela foi promovida por merecimento, nesta quinta-feira (9/11), pela mesma corte que a censurou por supostamente ter agido contra o princípio da colegialidade.

A acusação partiu do desembargador Amaro Thomé Filho, revisor de processos julgados por Kenarik. Enquanto integrava a 7ª Câmara Criminal, ela concedeu alvarás de soltura a presos preventivos que cumpriam pena além do estipulado pela justiça.

A censura à agora desembargadora foi aprovada por 15 votos a 9 pelo Órgão Especial do TJ-SP. A decisão foi muito criticada pelo Conselho Nacional de Justiça, que a anulou por 10 votos a 1.

Na sessão que analisou o caso de Kenarik, o ministro João Otávio Noronha, corregedor nacional de Justiça, afirmou que “o TJ-SP agiu mal” ao arrumar “uma desculpa estapafúrdia para censurar ao fundo e ao cabo a decisão meritória da juíza”.

A presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lúcia, também repudiou a decisão do TJ-SP. Disse que a decisão da corte ao punir a magistrada pareceu ter sido motivada pela visão de mundo que ela tem, o que, segundo Cármen Lúcia, é algo grave.

Em seu perfil no Facebook, Kenarik afirmou que sua promoção “tem muito de simbolismo” por ter sido uma escolha unânime. “Estou com todos os juízes que querem um Judiciário que cumpra sua função constitucional.”

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Está aí um nome para o STF…

    Corajosa, leal, convicta, inteligente. A desembargadora Kenarik Boujikian tem todas as qualidades para ser uma excelente ministra do Supremo, bem diferente de todos os membros atual da corte.

    1. esta….

      Bem vinda à Casa Grande. Conquistou sua parcela na Capitania Hereditária. País sem Justiça massacrado pelo peso da Burocracia e Parasitismo do Poder Judiciário. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador