Lava Jato “ajudou a eleger Bozo”, diz procuradora em mensagem a Dallagnol

"Sei que há uma preocupação com a perda de apoio dos bolsominions, mas eles diminuem a cada dia", afirmou Jerusa Viecili

Foto: Divulgação

Jornal GGN – Em março de 2019, a procuradora da extinta força-tarefa da Lava Jato, Jerusa Viecili, mandou uma mensagem a Deltan Dallagnol no Telegram, preocupada com a fama da operação na imprensa. Na visão dela, os jornalistas só voltariam a dar “credibilidade” à Lava Jato quando esta se desvincilhasse de Jair Bolsonaro. No texto, Jerusa foi direta: a Lava Jato ajudou a eleger o “Bozo”, escreveu ela. E, além disso, silenciava para cada novo absurdo aprovado pelo governo. Até os sinais de corrupção de Flávio Bolsonaro foram ignorados, porque qualquer ataque a isto poderia respingar na imagem de Sergio Moro, que era ministro da Justiça;

“Delta, sobre a reaproximação com os jornalistas, minha opinião é de que precisamos nos desvincular do Bozo, só assim os jornalistas vão novamente ver a credibilidade e apoiar a LJ [Lava Jato] “, escreveu ela. “Temos que entender que a FT [força-tarefa] ajudou a eleger Bozo, e que, se ele atropelar a democracia, a LJ [Lava Jato] será lembrada como apoiadora. eu, pessoalmente, me preocupo muito com isso (vc sabe)”, acrescentou.

“Agora, com a ‘comemoração da ditadura’ (embora não tenha vinculação direta com o combate à corrupção), estamos em silêncio nas redes sociais. Não prezamos a democracia? concordamos, como os defensores de bozo, que ditadura foram os 13 anos de governo PT? a LJ teria se desenvolvido numa ditadura?”, apontou Jerusa, cobrando um posicionamento de Deltan.

“Sei que há uma preocupação com a perda de apoio dos bolsominions, mas eles diminuem a cada dia. o governo perde força, pelos atropelos, recuos e trapalhadas, a cada dia. converse com as pessoas: poucos ainda admitem que votaram no bozo (nao sei como Amoedo nao foi eleito no 1º turno pq ultimamente, so me falam que votaram nele). enfim, acho que defender a democracia, nesse momento, seria um bom início de reaproximação com a grande imprensa. com relação a defender a Democracia, tambem seria importante um discurso de defesa das instituições. Atacamos muito o STF e seus ministros, mas sabemos que a democracia so existe com respeito às instituições. e o STF precisa ser preservado, como órgão máximo do Poder Judiciário brasileiro. pense com carinho”.

Deltan respondeu: “Concordo Je. Acho nota esquisita. E se fizermos artigos de opinião? Acho que não da pra bater, mas da pra firmar posição numa abordagem mais ampla”.

Ela concordou: “Isso. defender, sem atacar”.

As mensagens foram divulgadas pela jornalista Mônica Bergamo. Elas foram enviadas pela defesa de Lula ao Supremo Tribunal Federal em nova petição, nesta segunda (29).

Redação

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador