Lava Jato anunciou decisão antes de o juiz assiná-la, por Marcelo Auler

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Na nota enviada pela Assessoria de Comunicação da PRE-PR, o texto foi claro: “tendo sido homologado pelo juiz”. Precipitação?

Na nota enviada pela Assessoria de Comunicação da PRE-PR, o texto foi claro: "tendo sido homologado pelo juiz". Precipitação?

 

do blog de Marcelo Auler

Lava Jato anunciou decisão antes de o juiz assiná-la

por Marcelo Auler

Oficialmente, segundo informou a secretaria da 23ª Vara Federal de Curitiba, no IPL 01/2017 COAIN/COGER/DPF (Autos nº 5003191-72.2017.404.7000) não existe nenhuma decisão lavrada pelo juiz titular, Nivaldo Brunoni. Presidida pelo delegado federal Marcio Magno Xavier da Coordenadoria de Assuntos Internos da Corregedoria Geral do departamento de Polícia Federal, a investigação assusta a muitos da Lava Jato por se referir ao grampo ilegal encontrado na cela do doleiro Alberto Youssef.

Mas, o arquivamento do inquérito,  cujo pedido foi ajuizado em 14 de julho pelos procuradores regionais da República Antônio Carlos Welter e Januário Paludo, não está (ou não estava, até à noite de quarta-feira, 23/08) decidido.

Estranhamente, como noticiamos na reportagem editada terça-feira (22/08), MPF, para esconder grampo ilegal, lança versão incongruente, através da sua assessoria de imprensa, a Procuradoria da República junto à Força Tarefa da Operação Lava Jato, no Paraná, anunciou que já era uma decisão acatada pelo magistrado:

“O arquivamento possui fundamentos diversos, depoimentos e outros meios de prova, tendo sido homologado pelo Juiz, que não viu motivo para não arquivar, nem qualquer irregularidade no procedimento adotado pelo MPF. O procedimento permanece sob sigilo, portanto os procuradores não vão se manifestar em detalhes”. (veja ilustração ao alto)

 
Paludo e E=werner: um tiro n'água com uma tese sem sustentação lógica. (Fotos: reprodução)

Paludo e Welter anunciaram decisão antes dela ser tomada: precipitação ou pressão? (Fotos: reprodução)

O desmentido do que foi anunciado pela PR-PR partiu de servidores da Secretaria do 23ª Vara, procurados pelo Blog ao tentarmos obter detalhes sobre o “trancamento” das investigações. Como o processo corre em segredo de justiça, apresentamos um requerimento ao magistrado solicitando a liberação do seu despacho.

Convocado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), Brunoni esteve em Brasília, na quarta e na quinta-feira, para reunião sobre o Sistema Penitenciário. No início da noite de quarta-feira, ao buscarmos informação sobre nossa solicitação, surgiu o desmentido ao que a Procuradoria anunciara:

Não tem decisão. Ele (o juiz) não tem decisão nesse processo. No processo que é o 500319172 (o numero completo é 5003191-72.2017.404.7000) não há decisão do dr. Nivaldo. Não há decisão de arquivamento. Essa informação que o senhor tem e menciona aqui no pedido…, não tem uma decisão de arquivamento ainda. Há um pedido, não é? Mas não uma decisão“, explicou uma das duas servidoras com quem conversamos.

Procurados através da assessoria de comunicação da instituição, ainda na noite de quarta-feira, os procuradores não se manifestaram até a manhã desta quinta.

Pressão ou precipitação? – Há, claro, a possibilidade de os procuradores terem noticiado algo a acontecer. Uma decisão sobre a qual possam ter conversado e convencido o magistrado e que ele não exariu por ter viajado para Brasília. Hipótese remota, uma vez que o pedido está nos autos desde 14 de julho.

De qualquer forma, a atitude dos procuradores permite duas conclusões: podem ter simplesmente se precipitado, anunciando o que ainda não estava oficializado, ou feito um jogo mais comum à Força Tarefa, de usar a opinião pública como forma de pressão.

É o que se pode chamar de “política do fato consumado”. Lançam a informação na tentativa de não haver recuo no atendimento do pedido. Tem sido este o método de trabalho da Força Tarefa com seus constantes vazamentos de informações.

Continue lendo…

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. ah,os

    ah,os meninos…….

    perdidaços…..

     

    choram de noite sozinhos…sonhando com o leitinho com pÊra q mamãe fazia….

    o mundo é cruel.

    com canalhas é mais, pois o mundo recebe apoio da história ao esmagá-los.

     

    canalhas e seus covardes amestrados fogem pelos cantos, esvaindo-se pelos ralos.

     

  2. Protecionismo dos togados e de seus amigos políticos

    A impressão que dá é que existe uma quadrilha de bandidos de togas interessado somente nos processos referentes ao PT e aos que atuaram nos governos petistas de Lula e Dilma.

    Eles são rápidos e muitíssimo eficientes em inocentar colegas de quadrilha e també dos elementos das quadrilhas dos políticos para os quais trabalham e deve receber alguma propina paras mostrar essa eficiência, como no caso do bandido corrupto Aécio, que apesar de dezenas de delações comprovadas, continua livre e usando o cargo para obstruir a verdadeira justiça, já que a justiça dos bandidos de togas eles deve estar pagando e muito bem para se manter fora e sempre sendo isento de culpa.

    Porque nunca investigaram as posses do FHC, aposentadorias, fazendas, apartamentos, empresas, apartamento em Paris sitio, apartamento das amantes, emoresas do filha, emporego ,fantasma da filha, etc… etcc;.?

  3. Nada vai parar esse trem desgovernado por enquanto

    Mas a Lava Jato o que é meu, irmão ? Sempre desejada (por uns) por mais que esteja errada… Pois é, a imprensa é quem vai empurrando com a barriga todo esse bagulho que dizem ser a maior operação de todos os tempos. Eita, nos!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador