Lava Jato de Curitiba diz que Tacla Duran lavou dinheiro para Paulo Preto, operador do PSDB

Os recursos pagos na China e Suíça teriam ligações, na visão do MPF, com a compra de uma mansão no Guarujá. Lava Jato encontrou os depósitos em conta no exterior

Jornal GGN – Os procuradores de Curitiba acreditam que o ex-advogado da Odebrecht Rodrigo Tacla Duran fez operações de lavagem de dinheiro para Paulo Vieira de Souza, também conhecido como Paulo Preto, suposto operador de propinas do PSDB.

Tacla Duran entrou nos holofotes da grande mídia depois que denunciou, à Folha de S. Paulo, o esquema da indústria da delação premiada em Curitiba. O ex-advogado acusou o padrinho de casamento de Sergio Moro, Carlos Zucolotto, de cobrar propina para facilitar um acordo de delação premiada com os procuradores da Lava Jato – que negam as acusações.

Segundo a denúncia contra Paulo Preto, ex-diretor da Dersa, Tacla Duran teria recebido recursos da Odebrecht no exterior – fruto de tratativos entre a empreiteira e o operador do PSDB – e repassado, em 8 transferências bancárias, para outro operador: Wu-Yu Sheng. Este teria transferido os valores, que totalizam 430 mil dólares, para Jairinete Santos Costa Divorne.

Divorne teria recebido os recursos no exterior como parte do pagamento pela venda de uma mansão no Guarujá a Paulo Preto. No Brasil, o ex-diretor da Dersa declarou o imóvel por R$ 1 milhão. Mas, na opinião dos procuradores, esse valor está abaixo da realidade, o que justificaria a tese de “pagamentos por fora”.

A Lava Jato tenta processar Tacla Duran há anos, mas o ex-advogado está na Espanha e o governo local pediu que a força-tarefa enviasse os autos dos processos para aquela jurisdição.

De acordo com o Estadão, “o ex-proprietário do imóvel no Guarujá afirmou que não recebeu qualquer valor fora do país e que o imóvel foi pago somente com os valores que constam em sua certidão oficializada em cartório.

Paulo Preto foi denunciado por lavagem de R$ 100 milhões na Lava Jato.

Redação

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Acreditam que… possivelmente…alguns indicios..me contaram..o porteiro ouviu..o carteiro conhecido passa na rua de um cara que…
    Agora, prova que é bom, nada.
    Tacla Duran não havia denunciado relações suspeitas da tchurma de curitiba?

  2. Deixar a justiça espanhola ouvir Tacla Durran é muito perigoso para essa lava-jato, a CIA sabe disso e não quer. Pode desmacarar mais uma vez seus agentes coptados aqui nessa lambança. Vedendo sentenças? Quem? o faxineiro do predio ou o juiz?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador