Lava Jato: Fachin adia depoimento de Maia à PF

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Foto Nexo Jornal

Jornal GGN – Rodrigo Maia (DEM-RJ) deveria prestar depoimento à Polícia Federal no dia 8 de agosto. Na pauta o depoimento de delação premiada de executivos da Odebrecht, incluindo Marcelo e Emílio Odebrecht de que o deputado, que teria o codinome ‘Botafogo’, teria recebido a quanti de R$ 1 milhão. O que Maia nega.

O relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin, acatou o pedido de Maia para que o depoimento seja adiado.

Fachin apontou ser ‘prudente’ adiar o depoimento até que a Procuradoria-Geral da República se manifeste sobre o pedido, feito pela defesa de Maia, para que seja desmembrado este do inquérito em que ele é investigado ao lado de Eunício Oliveira (PMDB-CE), presidente do Senado, do presidente do partido, Romero Jucá, do ex-presidente do Senado, Renan Calheiros, e do deputado federal Lúcio Vieira Lima, todos do PMDB.

“Determino o acautelamento da presente petição até o retorno do inquérito da Procuradoria-Geral da República, inclusive porque, como frisado, poderá vir a ocorrer a redistribuição do feito, competindo, se for o caso, ao novo relator o exame de questões pendentes”, diz trecho da decisão de Fachin.

Com informações da Agência Brasil

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. COMO SEMPRE TUDO NO BRASIL É

    COMO SEMPRE TUDO NO BRASIL É PARA O FUTURO.. ALIÁS, O BRASIL É  O PAÍS DO FUTURO…

    O RUIM É QUE O FUTURO AQUI ÉO INFINITO.

  2. Ou seja, mais uma vez, como

    Ou seja, mais uma vez, como sempre, o ministreco que enquanto professor, parecerista, consultor, advogado e voluntário em Curitiba trabalhava mais de 200 horas por semana, agora, poder-se-ia dizer que o faquinha perdeu o fio. Mais um do stfezinho…

  3. CADEIA AOS JUIZES BLINDADORES E BLINDADOS VIRA-LATAS APÁTRIDAS

    Gostaríamos que a mãe do digníssimo ministro, se é que tem, tivesse prorrogado o seu nascimento… para a eternidade!!!

  4. Quando o juiz é o bandido

    ../../Desktop/Untitled%20collage%20copy.jpg

    Quando o juiz é o bandido: o sequestro dos cofres públicos pelo Sistema de Justiça

    Por “Dom Cesar” & Romulus

    “Jabuticaba”: doce para uns (poucos) e amarga para outros (tantos). Os números evidenciam com clareza, numa análise comparativa com outros países ocidentais, que os custos do Judiciário e do Ministério Público brasileiros são anômalos.

    Consumindo ambos, juntos, 1,62% do PIB (!) …

    (atenção: nessa conta ainda não entram nem a Polícia Federal, nem as defensorias públicas!)

    – … a “escolha” institucional-orçamentária em favor do Judiciário/ MP foi longe demais.

    – Num contexto de desequilíbrio fiscal relevante, com queda de receitas e compressão dos investimentos públicos, tão necessários num quadro de depressão econômica, isso está perdido em algum lugar entre o escândalo e o…

    – … escárnio!

    Inexiste incentivo para o Poder Judiciário/ MP controlarem as suas próprias despesas. Como resultado, há um claro descasamento entre as despesas com o Sistema de Justiça, hipertrofiado, e as demais variáveis do gasto público.

    Diante desse quadro, cabe à sociedade realizar esse trade-off.

    No Estado democrático de direito, ela o faz por meio de mandato (“procuração”) conferido aos Poderes políticos do Estado para tanto.

    (como todos sabemos, é após a iniciativa do Executivo que o Legislativo elabora e, finalmente, aprova o orçamento geral do Estado)

    Ocorre que, no presente, os Poderes políticos foram virtualmente sequestrados pelos atores do Sistema de Justiça. Seja no nível de atores individuais, seja em nível corporativo. Não só na cúpula (STF/ PGR) como também na base (e.g., Moro/ Dallagnol/ ANPR/ AJUFE).

    Arrancam seus (crescentes!) privilégios por vezes com “doçura”, por vezes com…

    – … “chibata”!

    Fãs (em demasia…) da cultura pop americana, não hesitam em adotar a tática do “good cop, bad cop” no “diálogo” (??) institucional.

    A “cenoura e o porrete”:

    – De um lado os velhos laços do compadrio oligárquico;

    e, do outro…

    – As chantagens (mais ou menos explícitas) contra a classe política…

    – … “corrupta” (!)

     

    LEIA MAIS »

    http://bit.ly/JuizBandido

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador