Sugerido por Jair Alves
Do Uol
Aliny Gama
O médico legista e professor da Ufal (Universidade Federal de Alagoas) George Sanguinetti, que ficou conhecido por refazer o laudo das mortes do casal Paulo Cesar Farias e Suzana Marcolino e apontar que eles foram assassinados em 1996, afirmou em entrevista ao UOL que o filho do casal de policiais militares paulistas Marcelo Eduardo Bovo Pesseghini, 13, também foi assassinado junto com os pais.
Ao analisar as fotos da sala em que Marcelo e os pais foram encontrados mortos, Sanguinetti foi categórico ao afirmar que a posição do corpo do adolescente não é compatível com a de um suicídio, e sim, com a de um assassinato.
“Há muita clareza nas posições dos corpos, que mostram que os três foram assassinados. Ao fazer os cálculos de corpos com estatura semelhantes à da mãe e do filho, podemos observar que todos foram mortos por outra pessoa”, disse Sanguinetti, explicando em um cenário montado com um colchão no chão e um boneco na posição semelhante à qual Marcelo foi encontrado morto.
“A posição em que o corpo do menino caiu, com a mão direita em cima do lado esquerdo da cabeça e o braço esquerdo dobrado para trás, com a palma mão esquerda aberta para cima, não é compatível com a posição de um suicida, e sim, com a de uma pessoa que foi assassinada. A arma do crime também não está no local compatível, que iria aparecer na foto em cima da cama ou próximo aos joelhos do menino”, explicou Sanguinetti.
Para ele, a equipe da perícia precisa refazer os cálculos do trajeto dos corpos ao serem atingidos pelos projéteis porque a conclusão está equivocada ao afirmar que o menino assassinou os pais e depois se matou. Ele explicou que não é impossível refazer os cálculos mesmo com o cenário desfeito e que os peritos devem se basear nas imagens para concluir “claramente” que o menino também foi vítima.
“Apesar de as pessoas próximas ao menino dizerem que ele sabia atirar, a forma como cada um deles foi morto, com apenas um tiro na cabeça, é de atirador profissional. Por mais que o menino tivesse habilidade, ele iria efetuar mais de um disparo para atingir os corpos dos pais e para se certificar de que eles teriam morrido”, argumentou o legista.
Sanguinetti disse que também seguiu os cálculos da medicina legal para afirmar que o corpo de Andreia foi colocado no local em que foi encontrado. Para ele, a policial não foi morta na posição fetal. “A parte do corpo que ficou suspensa na cama corresponde a 15% da massa [corporal da vítima], e o peso restante iria fazer o corpo ser arrastado para o chão. Jamais, ao levar um tiro, o corpo conseguiria se manter em uma posição que a parte mais leve seguraria a parte mais pesada, a não ser que já estivesse com rigidez cadavérica, como podemos observar na foto.”
O legista também questionou o argumento de que não foi detectada a presença de chumbo, antimônio, bário e pólvora nas mãos do menino, e que, ao efetuar supostamente os cinco disparos que mataram o adolescente, os pais, a avó Benedita de Oliveira Bovo, 67, e a tia Bernadete Oliveira da Silva, 55, o polegar e a parte dorsal da mão esquerda, obrigatoriamente, teriam algum vestígio.
“Informaram que o menino era sinistro e nem a mão esquerda, a provável a ser usada para fazer os disparos, e nem direita apareceram com resíduos de tiros. Obrigatoriamente quando efetuam-se disparos de arma de fogo os resíduos aparecem. Se disserem que ele efetuou e deu negativo o exame residuográfico estamos indo de encontro com toda a medicina legal”, afirmou
O médico legista questionou ainda o porquê da equipe de criminalistas não realizar exame em microscópio para observar resíduos dos tiros na derme e na epiderme do garoto. “Eles fizeram exames somente com a lavagem das mãos em soro, mas deviam ter retirado pedaços da pele do menino para investigar os resíduos e iriam encontrar”, disse.
Sanguinetti disse que também analisou os relatos do cenário da casa dos PMs paulistas assassinados e afirmou que a equipe de peritos só observou se o portão e a porta estavam intactos, sem sinais de arrombamento. “Tinha uma janela com o cadeado arrombado e eles ignoraram a informação da cena. Provavelmente a pessoa que matou os cinco entrou pelo local.”
A conclusão dos médicos legistas constará no laudo elaborado pelo Instituto de Criminalística e que deverá ser entregue à Polícia Civil de São Paulo até o meio da semana.
O IC utiliza análise de manchas de sangue para indicar o momento em que o sargento foi morto. Também durante os próximos dias, o instituto deverá concluir o laudo necroscópico das outras vítimas e apontar, por exemplo, se alguma delas havia sido sedada ou se continha vestígios de pólvora.
Também aguardam o resultado de análise de peritos o computador e telefones celulares apreendidos na casa da família. Procurada nesse sábado, a assessoria de imprensa da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo informou que “só serão considerados laudos oficiais do caso”.
Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.
Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.
Piada…
…e de mau gosto!
Perito legista (médico) questionando a dinâmica proposta por peritos criminais é de doer…Chamem o logo o molina e provem que a causa foi uma bolinha de papel…
E os outros…
Minha cara titia feiticeira atéia,
Pior ou muito pior é o caso do assassinato do menino boliviano. Mecha aí em seus caldeirões de maldades e conspiracionistas e siga o raciocínio:
– A mão de obra boliviana é barata, profissional e aliada ao desejo de vir para a Meca do desenvolvimento sul americano, ganhar algum e voltar com a vida melhor do que quando deixaram a Bolívia, é o sonho;
– Para isso se colocam nas mãos de uma espécie de “gato” que é o agenciador;
– trabalham e trabalham muito em condições análogas a exploração;
– Necessitam de um mínimo de segurança e proteção, pois a rotatividade dessa mão de obra é grande é tem que haver uma seqüência;
– os “bandidecos” que assaltaram a casa dos bolivianos estavam, com alguma certeza, “chapados”, mas pelo que li estavam com o método usual, isto é, quatro marmanjos e um “di menor” para levar alguma culpa se a coisa desse m….
– O sistema de “proteção aos “gatos” foi acionado, não pela morte prematura e covarde da criança, mas pela insegurança que causou à mão de obra barata, e a grana a titulo de investimentos em máquinas, equipamentos e matéria prima que tem que ser protegidos;
– O mais próximo de criar essa teoria da conspiração seria a utilização de “dedos leves” egressos das FARC ou então uma evolução de criminosos comuns para as modernas teorias econômicas de administração de custo que são encarregados da “limpeza” e proteção dos negócios (máfia);
– O assassinato de dois dentro dos presídios de São Paulo e outro em junho conforme noticiado ontem, e só após três meses “descobriu” tratar-se de um dos assaltantes aos bolivianos através dos exames das arcadas dentarias com uma rapidez de formula 1. nos faz crer que existe em algum “buraco” de Sampa mais um cadáver que a época tinha os cabelos amarelos, e o “coitado” do menor que está em um dos “abrigos” da fundação casa, caso eu fosse ele, o mais próximo que ficaria de São Paulo seria na Indochina e assim mesmo com uma operação plástica para “puchar” os olhinhos…
De SP até Gomorra.
Titia prefere ser chamada de teteia…embora sexja ateia e à toa…
Tens razão…Este crime é, pela sua natureza e implicações, muito mais grave, e passou quase batido, à exceção das chantagens emotivas canalhas dos datenas e até dos bobos repórteres…
Para entender estas maquinarias criminais entre as máquinas de confecção quarteirizada ao redor do planeta, sugiro a leitura de Gomorra…um clássico livro que nos ensina, nua e cruamente, como as relações pulverizadas das novas estruturas econômicas globais migraram para os estamentos criminosos…
O que se conhecia sobre o formato das organizações criminosas só serve como “memória afetiva” e produto de entretenimento roliudiano.
A Indochina, dada a sinergia dos negócios da confecção não é lugar seguro, ele fica melhor se assumir a autoria da morte do torcedor boliviano, tem mais chance de sobreviver…rs
Cabra marcado prá morrer
Tetéia,
À noite foi confirmada “nossa” (?) previsão e o de cabelo amarelo dançou. Agora são inúmeras as possibilidades de “quem” fez o serviço. Os atingidos “cotizaram-se” e foram atrás dos 13 homens? (tanto o western quanto o original do Akiro são muito bons (prá quem gosta)). Foi de execução dos Grupos de Extermínio de ex-policiais? Foram os “patrões” que acionaram o serviço de limpeza para a “segurança” dos explorados? O negócio de confecção é uma das faces da “limpeza” de dinheiro das drogas, tráfego e venda de armas? Foram grupos de ex-policiais que “vendem” segurança? Pode-se também acreditar que o PCC tem uma facção que se condói das dores dos deprotegidos??? Foi então um AVISO para os porra-loucas chapados para roubar só de “ricos”??? Eita que dá um livro ou um roteiro para filme.
Como será que tá a segurança do “menino” da fundação casa, o único sobrevivente dessa chacina anunciada???
Cuidado com a manipulação.
Cuidado com a manipulação.
a teoria da conspiração desnecessária!
Titia, como já disse, só pode imaginar que as discussões públicas (e midiáticas) sobre este crime obedecem a uma única lógica: vender repercussão…
A falta de bom senso agride os olhos e ouvidos:
01- Em um país com taxa de resolução de homicídios de 2 a 3%, por que alguém perderia tempo para montar a cena de um crime perfeito, fazer o garoto sair de casa de carro dos pais (já mortos, provavelmente) e depois, trazê-lo de vollta para matá-lo? Era só juntar duas ou três “cabeças”, motos sem placa, ou carros roubados, alguma disposição, entrar na casa, e plic-plac-bum-bum…
02- Para tamanha “armação” esta pessoa ou grupo, deveriam ter motivos ultrarrelevantes para tal empreitada, então, pergunta-se: quem lucraria tanto com a morte de todos, que precisasse esconder-se atrás desta “montagem”? Os conspiradores não dizem, nem a família…
Os registros dos telefones dos pais (os policiais, que os conspiradores alegam serem os alvos, por suas relações, ações, etc) estão disponíveis, e com certeza foram checados com autorização judicial, e… nada? E o padrão econômico e sinais exteriores de rendimentos? Não revelam coisa alguma…eram pessoas de família classe C, como permitem seus míseros salários de policiais…
Alguma incompatbilidade que motivasse um acerto entre policiais corruptos de alto ou baixo coturno? Nada, nem uma palavra nos autos, imagino…
03- Por fim, se fosse vingança do PCC, não haveria dissimulação, mas sim assinatura, porque o principal motivo de retalliar policiais é a intimidação e poder apresentar suas mortes como troféus ou como “metas atingidas” no currículo do crime…
Titia adora teoria das conspirações, como já disse, mas ainda que por mais absurdas que pareçam, têm quer ter alguma conexão com a realidade…e esta, me desculpem, não tem…
É difícil uma sociedade imaginar que além de uma taxa de mortalidade de 50 mil por ano, agora terá de conviver com surtos psicóticos desta natureza…mas é fato, o garoto surtou, matou a família e não foi ao cinema.
Na verdade esse tipo de
Na verdade esse tipo de “especialista” como o tal Sanguinetti só ganha espaço na mídia pq esses programas sensacionalistas o chamam para tentar polemizar uma investigação de um crime de repercussão.
Também não dá para entender como um post sobre esse cara veio parar aqui.
Caro colega , o que tem o c..
Caro colega , o que tem o c.. com as calças , voce vem falando do Sanguinete com o qual eu concordo contigo ,realmente o cara é um aparício até ai tudo bem , mas me explica ai e o que tem a oposição com isso de querer derrubar um ex presidente que presumo ser o Lula , e o tal do Sanguinete o que tem a ver com isso , voce me cafundiu!
Colega,A frase sobre a
Colega,
A frase sobre a oposição q aparece no fim do texto é apenas a assinatura do perfil que eu tinha no blog antigo.
Lá era fácil perceber isso. Aqui não.
Mas eu já apaguei a bagaça.
(Rebolla, reclame com o
(Rebolla, reclame com o Nassif no post apropriado, de agorinha mesmo. Ele nao “disse” isso, e muito menos pra voce. Essa eh a assinatura dele mas ta saindo na mesma fonte e tamanho do comentario, todas elas estao.)
Legista
Nada melhor do que o contraditório.
A policia tupinica está
A policia tupinica está habituada e treinada para apenas bater, matar e alterar provas que possam incriminar figurões. Pra mim, foi queima de arquivo mesmo!!!!!
Legista
CHAMA A TURMA DO CSI pra resolver.
Mentiras
Parece que suicidaram a família Perseguini, assim como suicidaram o Vlado.
Por que o desespero do delegado em dizer que houve suicídio? Como, bem lembrado, no caso Pc Farias, o delegado na época também saiu com a versão de crime passional seguido de suicídio. Dizem, por ordem de investigação, que o suicídio é a última hipótese para se considerar. Que mais legistas deêm suas versões porque essa daí está muita estranha.
Sanguinetti é daqui de
Sanguinetti é daqui de Alagoas. Ninguém o leva a sério. Já foi vereador, mas faz tempo que se recandidata e perde. É louco por um holofote e gosta de parecer polêmico. Já se meteu em vários casos famosos, oferecendo-se para dar palpites que gerem controvérsia. Mas não dá uma dentro. Ou alguém se lembra de algum “parecer” de Sanguinetti que tenha dado novo rumo à investigação?
Não interessa o Sanguinetti político, mas o perito
Plínio, do Sanguinetti político já sei coisas por você, mas a questão é a análise que ele faz. Você tem algo a dizer? É preciso separar as coisas.
O principal e o assessório…
Não dá para separar o perito do político quando este último subordina o primeiro…Tudo que o cara faz é para chamar a atenção, até porque, seus serviços periciais não foram institucionalmente solicitados, logo, por que se manifesta?
Neste caso, suas intenções são fundamentais para determinar a seriedade (ou não) do que fala…É o velho caso do assessório que segue o principal…
Novela das nove
Na terra dos contos novelescos, qualquer história inverossímil vira verdade forense. Um prodígio este garoto de 13 anos. Seja pela frieza de matador hollywoodiano, seja pela habilidade e destreza em lidar com armas dando tiros sem desperdiçar uma única bala sequer, seja pela forte influência e instantânea modificação de sua personalidade por um simples vídeo jogo de violência.
Nem no Velho Oeste Bat Masterson era tão preciso e hábil, nem em Hollywood os roteiristas tinham imaginação tão fértil…
Depoimentos de crianças de 12 anos
Engraçado! Menores de 18 anos não podem ser responsabilizados juridicamente. Mas testemunhos de crianças de 12 anos são a mais pura expressão da verdade!
Assim é se lhe parece…
Quando divulgado o crime em que uma familia de PMs foi vítima ,o que surpeendeu não foi a suposta cahacina,tão corriqueira em São Paulo e sempre com os mesmos autores suspeitos. Foi a quantidade de policiais que ocorreu ao local do crime:mais de 200!
Evidente que a cena foi alterada e os primeiros que ali chegaram,PMs,não tiveram o cuidado de preservar o que ali estava e como estava. Portanto, o perito alagoano,que deve ser intensamente solicitado naquelas plagas,nada mais fez do que emergir do anonimato provinciano e debater-se contra seu estertor profissional.Entende-se…
Também acho que o menino viu
Também acho que o menino viu a cena dos pais. Foi até a escola. Contou aos colegas e voltou para casa e pediu que o criminoso lhe matasse também. Assim é fácil de ir na mídia. Resolver crime com base em apenas uma foto. Sanguineti como é das Alagoas, pode ter confundido CSI com o CSA.
Peritos Brasileiros
Como estamos cheios de peritos geniais. Conseguem emitir parecerem apenas olhando fotos.