Lema do novo partido de Bolsonaro é inspirado no movimento fascista, diz advogado

"Estamos voltando quase 100 anos da nossa história. Estamos voltando quase 100 anos o retrocesso da cultura, em todas as áreas. É brutal", diz o advogado Técio Lins e Silva

Jornal GGN – Histórico defensor da liberdade e dos direitos humanos, Técio Lins e Silva fez um discurso marcante enquanto tomava posse como procurador nacional de defesa das prerrogativas dos advogados, no Conselho Federal da OAB, na segunda (19). Ele lembrou das dificuldades inerentes à função nos anos da Ditadura Militar, e de como essa “coisa nublada” está de voltando agora, com a ascensão da extrema-direita com Jair Bolsonaro.

No discurso, ele mostrou indignação que o presidente da República tenha anunciado a criação de um novo partido político, a Aliança pelo Brasil, cujo lema é inspirado no movimento fascista da década de 1930.

“(…) estamos voltando a 20 anos atrás. O partido que se cria, o lema é ‘Deus, pátria e família’, que é o lema do integralismo, um movimento fascista, inspirado em Mussolini, em 1937”, disse no vídeo abaixo.

“Estamos voltando quase 100 anos da nossa história. Estamos voltando quase 100 anos o retrocesso da cultura, em todas as áreas. É brutal. E a Ordem [dos Advogados do Brasil, a OAB] tem essa papel que o presidente Felipe Santa Cruz destacou, um papel importantíssimo na sociedade civil.”

“Nós somos a representação da cidadania, e é natural que em tempos que não haja cidadania, em tempos que haja essa repressão brutal à sociedade civil como um todo, à cultura, aos movimentos sociais, é claro que nós somos os primeiros a apanhar.”

Lins e Silva ainda criticou o placar apertado do julgamento sobre prisão em segunda instância no Supremo Tribunal Federal, que foi decidido por 6 votos contra 5.

“O STF vota fazendo suspense, vota reafirmando o poder da Constituição da República, por 1 voto! E ter o reconhecimento de que a Constituição não vale nada, que aquilo não é cláusula pétrea. (…) É muito doloroso.”

Assista:

Leia mais sobre a posse de Técio Lins como procurador nacional de defesa das prerrogativas dos advogados, no Conselho Federal da OAB, aqui.

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador