Lewandowski foi aplaudido em restaurante de Brasília após sessão dos embargos infringentes

Da coluna de Mônica Bergamo, na Folha

EM CHOQUE
E o ministro Lewandowski foi aplaudido na noite de quarta no restaurante Rubayat de Brasília, logo depois da sessão dos embargos infringentes. “Estou perplexo, chocado”, afirmou ele, de braços abertos e sorridente, a ministros do STJ (Superior Tribunal de Justiça) que o acompanhavam no jantar. “Há sete anos que eu só apanho.” O magistrado já foi hostilizado mais de uma vez em locais públicos durante o julgamento do mensalão.

 

Luis Nassif

59 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. No Brasil um ministro que faz

    No Brasil um ministro que faz o seu serviço que é o de defender a Constituição no STF, acaba sendo algo incomum. O herói vira bandido e o bandido vira herói. Tudo por causa da manipulação midiática do momento. Felizmente, a História está aí para registrar e corrigir todos esses devaneios.

    Meus aplausos para o Lewandovsky também.

  2. Incrível como ainda tem gente
    Incrível como ainda tem gente que por possuir um ódio beirando o irracional aos partidos de esquerda, em especial ao PT, não conseguem ver o estupro de leis e do rito jurídico que parte do STF estava fazendo. É preciso ter bom senso e principalmente não se pautar pelas idéias e objetivos políticos de uma direita raivosa.

  3. Eu tb iria aplaudir e pedir

    Eu tb iria aplaudir e pedir  foto autografada, que nem a lenita. Até que enfim, esse povo tá acordando. Fala sério…

    Valeu, ministro Lewandowski!

  4. Deixou a margarina

    Deixou a Margarida da GN com cara de paisagem, depois do voto dele na primeira fase do julgamento quando inocentou Dirceu! Não sei com que cara essa mulher aparece na Universidade e encara os alunos!

  5. Pêsames para Gilmar Mendes

    O Min. Lewandovsky fez o que um juiz de verdade tem de fazer: orientar-se pela lei, não pela opinião publicada ou pelos colunistas protavozes dos patrões.

    Gilmar Mendes é que pisou na bola, como sempre, ao afirmar que a voz das ruas tem que ser ouvidas, contrariando o que ele disse em outro julgamento (salvo engano os dois HC do Daniel Dantas), quando ele afirmou que juiz não deve decidir ouvindo a voz das ruas.

  6. subverteu Ruy Barbosa

    “de tanto ver trinufar as nulidade recolho-me à minha insignificância” Ruy Barbosa..Lewa (olha a intimidade) subverteu o Aguia de Haia e foi pra galera..

  7. Sem dúvida, um grande homem

    É cada vez mais comum ouvir-se que faltam exemplos, referências. É, no mínimo, cada vez mais difícil encontra-los.

    Recorro, porém, à sabedoria popular: “Para toda regra há uma exceção”. O Ministro Ricardo Lewandowski constitui uma dessas exceções.

    Confesso que só o “conheci” no julgamento da AP 470. A sua postura, coragem e determinação são típicas de um homem digno.

    Ministro Ricardo Lewandowski, pretendo parabenizar a sua família por ter um marido, pai, irmão tão digno quanto o senhor.

     

  8. Falou a porta-voz oficial de

    Falou a porta-voz oficial de Jose Dirceu na FSP Monica Bergamo. 

    Aposto meu dedo mindinho como os aplausos (se houveram, diga-se) partiram de acessores de politicos corruptos e de advogados de mensaleiros. 

    Frequentar e ser aplaudido em restaurante burgues onde todo mundo de uma forma ou de outra estao atrelados e com interesses no Poder e’ facil, agora, duvido o nobre ministro Ricardo Lewandovski frequentar o “populacho” e sair ileso sem uns safanoes.

    O grosso da populacao, aquela que trabalha, estudo e e’ honesta, quer e’ o coro do Melandowski….. Se aparecer no Senadinho ou Mercado Publico de Florianopolis certamente vai apanhar como apanhou Cesar Cals e Joao Figueiredo.

     

    1. Ataque à colunista social da Folha pelo Ledour.

      Caro Ledour, aceite minha humilde contribuição: verbo “haver”, no sentido de existir, é sempre no singular. Assessor é com 4 esses. Sei que as escolinhas estaduais do Doutor Alckmin não são lá grande coisa, você está desculpado pelas agressões involuntárias à Última Flor do Lácio, inculta e bela. Mas leia alguns bons livros, para que esses pequenos equívocos não o façam parecer um grande idiota. Sugiro “A Privataria Tucana”, do Amaury Ribeiro Jr. e “O Príncipe da Privataria”,  de Palmério Dória.

    2. A vóz do povo é vóz de Deus.

      Caro Ledour, não é somente o Min.Lewandowski, que está tendo o reconhecimento por suas posições jurídicas, em suas aparições públicas.

      Saiba que em Brasília, tanto nos restaurantes grã-finos, quanto nas pequenas mercearias aonde frequentam(até porque ainda não são famosos nem conhecidos na mídia)os ministros Teori e Barroso, quando identificados, têm sido veementemente parabenizados e aplaudidos, não somente pelas suas atuações apartidárias, como pela falta de medo, ao ajuizar seus votos, no STF.

      Quem anda meio que escondidos e só saem com proteção policial e escolta, são estes semi-deuses, que desrespeitam as leis, em defesa de seus apadrinhados.

  9. Eu bato sempre nesta tecla,

    Eu bato sempre nesta tecla, quem se deixou levar pela patifaria da mídia vai pagar caro. A mentira, a embromação tem pernas curtas. A mídia não vai assumir a criança. Quem embarcou na onda midiática ficará com a broxa na mão.

    Aos ministros que mantiveram a dignidade a vida reconhecerá. Lewandowski, receba os meus aplausos.

     

  10. Gostaria de ter estado lá

    Gostaria de ter estado lá para aplaudir o Ministro de pé!

    Já que não estava, eu o aplaudo daqui!

    Plac! Plac! Plac! Plac!

     

  11. colunismo social

    Essa notinha de colunismo social é digna de figurar naquela seção do Carlos Brickmann, do OI, intitulada “E eu com isso?”

    “Nada que mude nada na vida de ninguém, enfim. Uma delícia!

    ** “Sem maquiagem, Anitta aparece diferente antes de dormir”

    ** “Gwyneth Paltrow fuma um cigarro todo sábado à noite”

    ** “Patrícia Poeta se exercita na orla de Leblon”

    ** “Angélica e Vanessa Giacomo comem pastel na feira”

    ** “A cabeleira de Justin Timberlake mudou ao longo dos anos”

    ** “Nívea Stellman organiza festinha de aniversário para o filho””

    [http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/_ed764_nas_garras_da_paixao]

    E, de não menor importância…

    **O ministro Lewandowski foi aplaudido na noite de quarta no restaurante Rubayat de Brasília, logo depois da sessão dos embargos infringentes.

  12. Lewandovwski aplaudido

    Faço meus os justos elogios a essa figura extraordinária de juiz e justo avaliador do ministro Ricardo Lewandowski. Por conhecimento de toda a minha experiência na advocacia,. acompanhei a praticamente todas as sessões do STF no julgamento da AP 470 e a postura altiva, isenta, correta na avaliação de condutas e a comedida aplicação de penas do ministro mostraram o caráter que seus alunos em São Paulo tanto orgulham por louvar. O ministro faz-me pensar em um critério que há tempo vem se discutindo na escolha dos ministros do Supremo: juiz de carreira é melhor julgador do que promotores (Joaquim Barbosa) ou advogados (Gilmar Mendes e Tófolli) embora Luiz Fux ponha esse critério a perder? José Celso de Mello e Levandowski, ainda que não coincidentes nas suas avaliações são mais criteriosos e de fora ficam as juízas Carmem Lúcia (juiza de carreira) e Rosa Weber (juíza trabalhista) que me parecem amedrontadas pelo machismo latente de Gilmar Mendes, Barbosa e Marco Aurélio. O Brasil ainda há de reconhecer as qualidades desse notável jurisconsulto que se revelou o digno ministro paulista.

  13. O mensalão não existiu

    Isso pega mal para as marionetes teleguiadas do pig que agem que nem cachorros quando o dono manda atacar, dá para ver que um pensamento contrário à manada irá se formar daqui prá frente, os tambores dos golpistas não conseguirão abafar essa verdade: O mensalão não existiu

    http://www.lexometro4.blogspot.com

  14.  
    Opinião: Campanha de

     

    Opinião: Campanha de Chiquinho Scarpa “enterra” a imprensa

     

    Thaís Naldoni, gerente de Jornalismo de IMPRENSA | 20/09/2013 16:15

    Nesta semana, a mídia foi surpreendida por uma campanha bem pensada e que colocou a imprensa nacional, mais uma vez, em saias bem justas. Na última segunda (16), o milionário excêntrico Chiquinho Scarpa anunciou, por meio de sua conta no Facebook, que faria o “enterro” de um luxuoso carro, inspirado nos hábitos dos faraós do Egito.

     

    Estranhamento geral, risadas, indignação – inclusive dessa jornalista que vos fala, que achou das coisas mais bizarras que já leu na vida. O fato é que, pelo retrospecto do Conde Scarpa, não era de se duvidar do acontecimento. Ainda assim, achei muita fé – ou falta de fé – no jornalismo, da agência que orquestrou a ação, a Leo Burnett, que visava alavancar a Campanha Nacional de Doações de Órgãos. 

     

    Crédito:ReproduçãoChiquinho Scarpa e Leo Burnett deram um baile na mídia nacional

     

    Por que digo isso? Óbvio que geraria curiosidade, as pessoas comentariam, mas foi corajoso acreditar  – e acertar – que a repercussão seria assim tão gigante, e que muito veículo de comunicação compareceria à mansão de Scarpa para presenciar o “sepultamento”, com equipes fazendo entradas “ao vivo”, fotos, entrevistas e afins.

     

    O objetivo da ação é nobre, válido e o planejamento eficaz. No entanto, é mais um dos tapas que a mídia nacional toma , e merecidamente, diga-se. Afinal, além da bizarrice, qual seria a grande pauta de um milionário que resolve imitar um faraó e enterrar o carro? Essa é a realidade da imprensa brasileira, em que a antinotícia e o espetáculo norteiam a cobertura.

     

    E a Léo Burnett mandou muito bem, principalmente por identificar tal comportamento  midiático, e inteligentemente, usar do imediatismo e da falta de critério da mídia para promover uma causa nobre e urgente. 

     

  15. ALGUÉM TEM DÚVIDAS DE QUE

    ALGUÉM TEM DÚVIDAS DE QUE LEWANDOWISKI É MESMO O PRÍNCIPE DA CORTE?

    Há 06 anos mudei-me de Brasília, cidade que adoro, mas se lá estivesse, e justo no restaurante em o Príncipe foi homenageado, jamais de lá sairia sem um atógrafo dele. Sentir-me-ia a rainha da cocada preta.

    A propósito, o tal Azevedo, ou azedume, da VEJA, tá chamando o povo para as ruas. Pior é que ninguém tá nem aí pra ele, a não ser uns urubulinos como as globais de preto, verdadeiras patéticas.

  16. Agrado

    Agora podesse dizer que estão aplaudindo o ministro, chegando a ser chamado de o grande juiz . Se no futuro ele tomar uma caminho que desagrade a grande maioria dos aqui presente.

    Os senhores continuariao com a mesma opinião ou como se diz desceriam a lenho no ministro.

    1. Se voce quer dizer com isso

      Se voce quer dizer com isso que se ele num eventual (sabe-sa lá quando) julgamento do mensalão tucano, continuar respeitando direitos constitucionais dos réus, eu continuaria o aplaudindo, pode apostar que sim.

      Falo por mim, até se fosse o Demóstenes, ou o Serra, no lugar do Dirceu, acharia correto que Lewandowsky aceitasse os embargos. Não comemoraria, porque aí já é demais, isso eu admito. Mas não daria chilique sobre pizza isso pizza aquilo, como os coxinhas, globais ou não

  17.  
    A justiça tarda mais não

     

    A justiça tarda mais não falha. A máscara da hipocrisia e desfaçatez da velha mídia (reaça e direitista) finalmente está caindo. Os 50 gatos pingados na frente do STF e essa manifestação em favor de um juíz digno e que tem defendido o Estado Democrático de Direito são prova disso.Parabéns Lewandowski!

  18. Ministro Lewandowski um

    Ministro Lewandowski um exemplo de conhecimento jurídico, competência, honestidade, independência e compromisso com o serviço público. Honra o cargo que ocupa e sempre atuando como um guardião da constituição brasileira. Parabéns ministro!     

  19. Nada mais justo… Parece que

    Nada mais justo… Parece que felizmente não será preciso aguardar o compêndio histórico para haver o reconhecimento… Parabéns Ministro Lewandowski!

  20. Schopenhauer
    “Toda verdade passa por três estágios.
    No primeiro, ela é ridicularizada.
    No segundo, é rejeitada com violência.
    No terceiro, é aceita como evidente por si própria.”   

  21. Preparando o clima para “a vez dos tucanos”

    A opinião pública começará agora a mudar em relação à sua percepção sobre o mal chamado “mensalão” (em geral), e ficará mais claro que isso é caixa 2, etc., assim como no caso dos médicos, onde a população entendeu melhor o assunto e deixou a campanha do CRM pagando mico.

    Porém, sempre há uma intenção geral por trás da cena. Depois de apertar ao máximo o cerco contra o PT foi percebido que esses acusados (injustiçados a meu ver) não irão desviar culpa para outros, muito menos para o Lula, como parece querer o PIG. Se o atual julgamento caminhar para severas condenações, inevitavelmente o “mensalão” tucano, que vem a seguir, será cobrado pelo povo, com o mesmo rigor. Na primeira sessão daquele hipotético mensalão tucano vai aparecer rapidinho o nome do Serra, FHC e outros (pois aqueles feridos abandonados no meio da estrada – tipo Paulo Preto – não ficarão de bico calado).

    Assim, já com o massacre midiático no seu máximo nível, ainda visando as eleições de 2014, a pressão começará a cair e resultará tudo em penas leves, preparando terreno para um rápido, inadvertido, e pouquíssimo rigoroso mensalinho tucano.

    1. vcs querem tapar o sol com a

      vcs querem tapar o sol com a peneira mesmo???

      o fato de não ter recibo assinado da grana não significa que ela não foi encaminhada para a base aliada apoiar o governo.  Ninguém duvida que a corrupção existiu, que o Zé Dirceu coordenou o processo e que Delubio foi o gerenciador do processo.  Pois essa e a pratica politica desse pais!  Não pense que porque o governo colocou juizes que votaram como o esperado pelo PT que as pessoas acreditam realmente que não houve crime!  

       

      se vc duvida, basta lembrar o tombo da aprovoção da Dilma em 15 dias de manifestações, se a tal PIG não tivesse escondido as manifestações atraas do vandalismo de encomenda a aprovação ainda estaria baixa!  Por isso que o Lula montou seus plano B, Eduardo Campos está de prontidão para o caso da Dilma voltar a afundar!

      1. Mensalão?

        A verdade de tudo isso é bastante simples. O tal “mensalão” não é mais do que um esquema que recebe doações de empresas que pedem para não ser identificadas. Eles têm o dinheiro e, por tanto, exigem a forma como ele deva ser repassado ao partido. A doação, passando pela DNA ou SM&PB (adquiridas pelo Valério com base no seu “monopólio” de captação dos capitais dessas empresas), é camuflada como sendo uma despesa em propaganda. Quando o dinheiro era muito, tinha ainda que ser inventado um crédito bancário, para suportar a origem.

        O Roberto Brant foi um dos poucos que disseram a verdade, de que recebeu algo mais de 100 mil da Usiminas, em apoio à sua campanha. Citou até o nome do Presidente dessa empresa, na época. Envolvido involuntariamente nisso e desmentido veementemente pelo Valério, o Brant preferiu sair durante algum tempo da vida política.

        O esquema de Minas Gerais foi mais evidente, inclusive pelo treinamento dado ao Valério em Brasília, como assistente no escritório do Pimenta da Veiga e um ano de “estágio” no Banco Central, antes de ser “enviado” a Minas Gerais, com a chave dos cofres dos doadores de campanha,  para iniciar este esquema para o qual foi treinado.

        O mais interessante é que o Pimenta da Veiga, mentor do Valério, volta agora a Minas Gerais para direcionar a campanha do Aécio, com uma roupagem de honestidade que somente a mídia mineira e o PIG em geral seriam capazes de outorgar.

      2. Rotina política.

        Prezado, se cooptar apôio parlamentar, todos os nossos Presidentes colocaram suas lideranças no Senado e na Câmara, a serviço da governabilidade, porque somente no governo PeTista,  esta prática  deveria ser punida, com tanto rigor ?

        E de onde você tirou, esta afirmação de que o PT, teria colocado juízes a seu serviço, no STF ?

        Quanto à afirmação de que a Dilma teria tido sua populariade abalada, por um breve tempo, isso faz parte do jôgo democrático, tanto é que aquela antiga popularidade, já voltou, e ao que tudo indica, aqueles pesquisados, já perceberam que estavam sendo usados como massa de manobra, e deixe que eu garanta-lhe, que não existe plano B, e se este plano existisse, dele o Eduardo Campos, não faria parte.

      3. NINGÚEM é o c……..Seja

        NINGÚEM é o c……..Seja macho é escreva EU! Ou tens por acaso procuração minha e de outros?

        Sabe o que ´é isso? A extrema petulância de achar que nessa AP 470 só gente do teu tipo pode opinar. 

      4. “se a tal PIG não tivesse

        “se a tal PIG não tivesse escondido as manifestações atraas do vandalismo de encomenda”…

        O cara vive em uma realidade paralela! O PIG até criticou bem no início, mas achando que as manifestações tinham potencial para abalar o governo petista, depois passou a glamourizá-las. Eram sempre aquelas imagens de famílias felizes ou jovens bemnutridos com os rostinhos pintados e cartazinhos de “Mais Saúde” e “Mais Educação”, nas reportagens que sempre diziam que “a manifestação foi pacífica”, MAS ao final, um PEQUENO grupo de vândalos, blá blá blá…

    2. Infelizmente a intervenção

      Infelizmente a intervenção udenista clichê do comentarista abaixo, desviou o foco de sua colocação, Alexis, que acho importante discutir. Como será a estratégia do pig de agora para frente? Tendo em vista que falhou agora, como falhou na eleição do Haddad, e que temos o mensalão tucano esperando na fila, isso sem falar no trensalão.

      A tal “opinião pública” da qual eles se iludem ser representantes, ficará de saco cheio de só julgarem o mensalão do PT. E talvez o aplauso ao Lewandowsky seja um sinal de que estão percebendo que há algo de muito estranho nisso tudo. O linchamento pode já estar ficando claro para muita gente.

      Diante disso, o pig continuará nessa pegada? Acho que não, já caiu a ficha que além de não conseguir a delaçao premiada do Lula, o Dirceu poderá acabar como vítima. 

      Talvez comecem a se preocupar em salvar a oposição. Seria o mais prudente a fazer

  22. É nessas horas que lembro dos

    É nessas horas que lembro dos dizeres de uma camiseta do Collor – o tempo é o senhor da razão.

    Vem mais por aí. É só a população conhecer melhor os meandros da “acusação” e do “julgamento”.

  23. Sei não mas a vida dos Juizes

    Sei não mas a vida dos Juizes de todas as cortes ficará um inferno se em todas as sentenças acompanhadas pelas mídias eles forem APLAUDIDOS ou VAIADOS pelos que concordam ou discordam de suas decisões.

    Temos urgentemente que colocar os pingos nos ís.

    Grande parte da mídia tomam partido a partir da desinformação ou da omissão e isso é sacanagem.

    Queria saber porquê chamam o Mensalão Tucano , mensalão do PSDB , de MENSALÃO MINEIRO, inclusive esse blog, de um mineiro, comete esse pecado.

    Começãram a chamar o mensalão do DEM de mensalão do DEM de Brasília, mas, agora só chama ,corretamente, de Mensalão do DEM.

    Fica esquisito tudo isso , p. ex. caso Carlos Cachoeria de Goiás, .

  24. Engraçado….o Ministro

    Engraçado….o Ministro Lewandowski está sempre em restaurantes luxuosos de Brasília, quando jornalistas flagram “sem querer” momentos que são positivos para os réus do mensalão.

    Primeiro, estava na Expand Wine Store By Piantella quando uma jornalista, supostamente sem combinar com ele, flagrou um telefonema onde ele dizia que o Supremo votou com a faca no pescoço.

    Agora, no Rubayat, restaurante AAA+++, Monica Bergamo diz que ele foi aplaudido pelos presentes. Sim, Monica Bergamo é aquela mesma jornalista que entrevistou Zé Dirceu em casa às 5p0.

    Que coisa…

    1. Grande Lewandowski

      Aleandro, que comentário pobre este seu. 

      O Ministro Lewandowski não é “petista”. Aponte algum posicionamento dele que não tnha se restringido ao que está consagrado na Constituição.

      Ele é um magistrado que honra os princípios de justiça e de apego às leis. A postura digna e justa dele deveria ser respeitada por qualquer um que preza esses valores, independentemente das eventuais simpatias políticas que ele certamente possui, assim como você e eu. 

      Claro que é um homem que pode pagar bons restaurantes, por exemplo. Recebe um bom salário, isso é público e notório. E por causa disso você o desqualifica?

       

      1. Grande Lewandowski

        Falou bem, Cláudio! O Ministro tem sido criticado por fazer cumprir a lei, garantindo aos réus seu direito a recurso. Se não nos dobramos à lei como fica o estado de direito?

        1. Os petistas estão numa boa,

          Os petistas estão numa boa, mesmo. Agora, os que cumprem a lei e lutam por Justiça e pelo Estado de Direito são tachados de “petistas”. Tomemos do comentário do companheiro como um grande elogio. Caso seja, petista, Lula já em um bom poste para o Senado, a partir de 2018.

          Além disso queriam que um Ministro do STF tivesse tomando chopp no  Bunda de Fora que nem a gente? Como disse o Gilmar Mendes, não somos um Tribunal Bolivariano…

          Engraçado como, sem querer, as pessoas vão soltando o que elas pensam, se o cara é honesto, íntegro, fiel a princípios, etc… Ah enão tem que ser pobre…. Como é que quer ser juiz, de verdade, e levar vida de magnata? Assim não pode, assim não dá…

    2. Quanto voce acha que ganha um

      Quanto voce acha que ganha um ministro do STF? É claro que ele pode pagar um restaurante caro. Aparentemente só o Joaquim não pode. Este pobre perseguidor de corruptos só pode pagar 10 dollares num apartamento! Pelo menos é em Miami, né?

  25. A verdade um dia vem a tona

    “Toda verdade passa por três estágios.
    No primeiro, ela é ridicularizada.
    No segundo, é rejeitada com violência.
    No terceiro, é aceita como evidente por si própria.”

    Arthur Schopenhauer

  26. Apenas frustrução

    Tudo isso não passa de frustração de quem gostaria de ver os petistas presos e o PT fora do governo. Acho que vai faltar pano preto para tamanho luto. Isso apenas porque o direito prevaleceu. Fico imaginando a reação dos enlutados quando a justiça for feita e cair a ridícula acusação de “quadrilha”.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador