Líder da Lava-Jato na Suíça é alvo de impeachment

Procurador-geral do país, Michael Lauber é processado por violações que teriam sido cometidas em investigação contra a Fifa

Michael Lauber, procurador-geral da Suíça, é alvo de processo de impeachment. Foto: Reprodução/Swiss Info

Jornal GGN – O procurador-geral da Suíça, Michael Lauber, é alvo de processo de impeachment por parte do governo do país, por conta das violações que ele teria cometido durante as investigações contra a Fifa.

Em sua coluna no portal UOL, o jornalista Jamil Chade explica que Lauber, responsável por liderar as investigações relacionadas à Operação Lava-Jato no país, é o primeiro procurador-geral do país a passar por tal processo na história.

A comissão judicial do Parlamento suíço afirmou que existem evidências suficientes para suspeitar que Lauber violou suas obrigações, e o processo de impeachment foi iniciado por 13 votos contra quatro.

Embora existisse uma possibilidade de que o comitê emitisse um voto para a saída imediata de Lauber do cargo, o que exigiria uma votação pelo Parlamento, ficou decidido que uma investigação seria iniciada.

A denúncia é de que Lamber se encontrou secretamente com o presidente da Fifa, Gianni Infantino, e tais reuniões – realizadas durante a investigação contra a Fifa – jamais foram registradas. Além de não registrar tais reuniões, o inquérito mostra que o suíço violou o código de conduta e chegou a tentar obstruir um processo contra ele.

Desde 2014, Lauber lidera os trabalhos de coletas de documentos que permitiram a condenação de agentes públicos e empresários envolvidos na Operação Lava-Jato. Diante de seu envolvimento com o caso da Fifa, advogados de defesa de envolvidos já começaram a questionar seu posicionamento.

 

Leia Também
Trump ameaça cortar todas as relações com a China
Organização Trump pede ajuda ao Reino Unido; democratas pedem detalhes
Hungria, Sérvia e Montenegro “não são mais democracias”, diz relatório
EUA e União Europeia: soberania econômica e inovação na saúde em tempos de coronavírus
GGN prepara dossiê sobre trajetória de Sergio Moro. Saiba como apoiar

 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora