Líder do Centrão apoiado por Bolsonaro recebeu 1 milhão em esquema de rachadinha, segundo MPF

Jornal GGN – O deputado federal Arthur Lira (PP-AL), líder do centrão e candidato de Jair Bolsonaro (sem partido) à presidência da Câmara dos Deputados, teria recebido repasses de cerca de R$ 1 milhão de assessores em esquema de rachadinha na Assembleia Legislativa de Alagoas, segundo acusação do Ministério Público Federal. As informações são do jornal Estado de S. Paulo.

De acordo com o jornal, Lira liderava o esquema que tinha como operadores o então diretor financeiro da Assembleia Legislativa de Alagoas, Eduardo Albuquerque da Rocha, o motorista George Melo de Araújo Loureiro e o assessor Eudásio Gomeso. 

Segundo a investigação realizada pela Polícia Federal, os três funcionários, citados  como “entrepostos financeiros” de Lira, transferiram R$ 1,066 milhão diretamente para o deputado.

Para isso, o “grupo criminoso” liderado por Lira, como destaca o processo, incluiu na folha de pagamentos funcionários fantasmas e usava empresas de terceiros para simular negociações e empréstimos pessoais como forma de justificar a movimentação financeira nas contas dos parlamentares. 

O esquema na Assembleia de Alagoas, que envolveu pelo menos 12 deputados estaduais, ocorreu, em parte, quando Lira ocupava o cargo de primeiro-secretário do órgão, entre 2003 a 2006. 

A denúncia foi apresentada contra ele em 2018 pela então procuradora-geral da República Raquel Dodge. Hoje, o processo tramita na primeira instância da Justiça de Alagoas, porque se refere ao mandato anterior do parlamentar.

Para o O Globo, a assessoria do deputado afirmou que “já apresentou sua defesa com todas as explicações necessárias, esclarecendo qualquer dúvida sobre a lisura de suas ações quando deputado estadual em Alagoas. Lira confia na Justiça e tem certeza de sua total e plena absolvição. Não há condenação contra o deputado”.

Redação

Redação

View Comments

  • Nassif: só 1milhão? Pô, ou o mercado tá inflacionado ou esse cara é um ZéRuela de terceira. Importância assim, antigamente, era entrada pra início de PaPo no Congresso. Não se faz mais congressista como antigamente.

    • Pois é, 1Mi seria mes de movimento fraco na rachadinha carioca comandada por uma turma sob investigação que parece eterna.

Recent Posts

Preços chineses são baixos demais para se preocupar com tarifas

Em feira comercial, visitantes se dizem otimistas com exportações e destacam vantagem competitiva em meio…

49 minutos ago

O desafio real do futuro do Brasil, por Ricardo Berzoini e Guilherme Lacerda

Uma questão que necessita de um olhar mais profundo é a correlação entre o crescimento…

2 horas ago

Câmara dos Deputados homenageia Acampamento Terra Livre

A pedido da deputada federal Célia Xakriabá, o maior evento de articulação indígena no país…

3 horas ago

Moro e Dallagnol deixaram EUA atropelar leis brasileiras em ação contra a Petrobras

Relatório da correição por na Lava Jato narra novos detalhes da ação dos americanos em…

3 horas ago

Manifestantes ‘sequestram’ espírito do cachorro de Milei

Estudante viraliza com vídeo em que diz ter como refém cachorro morto em 2017; político…

3 horas ago

O Direito à Cidade x O Direito ao Futebol, por João Marcus Pires Dias

A triste realidade é que as dinâmicas do neoliberalismo estão tomando conta do mundo do…

5 horas ago