Lula: 75% de redução do tumor

 “O presidente fez exames de imagem, PET, tomografia e ressonância, e os exames mostraram que houve redução de 75% do tumor. O quadro geral e o quadro químico é muito bom”

http://noticias.uol.com.br/politica/2011/12/12/tumor-de-lula-diminui-e-cirurgia-esta-descartada.jhtm
             
12/12/2011 – 18h09 / Atualizada 12/12/2011 – 18h28

Tumor de Lula diminui e cirurgia está descartada, afirmam médicos
Guilherme Balza*
Do UOL Notícias, em São Paulo  ComenteOs médicos que cuidam do tratamento de Luiz Inácio Lula da Silva afirmaram em entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira (12) que o tumor na laringe do ex-presidente, diagnosticado no final de outubro, reduziu 75% e, portanto, uma cirurgia está descartada. Segundo os médicos, a redução era esperada, mas surpreendeu a equipe. “Foi uma redução extraordinária”, disse o médico Artur Katz.

Lula chegou por volta das 7h30 de hoje ao hospital Sírio Libanês, em São Paulo, para a terceira e última sessão de quimioterapia. “O presidente fez exames de imagem, PET, tomografia e ressonância, e os exames mostraram que houve redução de 75% do tumor. O quadro geral e o quadro químico é muito bom”, disse o chefe da equipe Roberto Kalil Filho. Segundo ele, a terceira sessão de quimioterapia começou essa tarde, negando informações de que a sessão teria sido adiada para amanhã.

Assim como na primeira sessão de quimioterapia, realizada no último dia 31 de outubro, e na segunda, realizada no dia 20 de novembro, Lula deve passar a noite no hospital para acompanhamento médico e análise dos possíveis efeitos colaterais comuns em pacientes submetidos ao tratamento. Na primeira sessão, os médicos afirmaram que o ex-presidente não sentiu enjoos com os medicamentos.
Lula será submetido também a sessões de radioterapia entre janeiro e março de 2012. A expectativa é de que o tratamento esteja concluído em março. “Se existe um caminho para a cura, passa por esse estado [de redução]. Mas cura é um diagnóstico retrospectivo.”
Clique na imagem para ver as mudanças no rosto de Lula ao longo das últimas décadas
Lula se antecipou a um dos efeitos colaterais da quimioterapia e cortou o cabelo e a barba, uma de suas marcas registradas, que ele vinha usando desde os tempos de sindicalista. Do visual tradicional do ex-presidente, restou apenas o bigode.
O câncer
O tumor foi diagnosticado no último dia 29 de outubro, dois dias depois do aniversário de 66 anos de Lula. O ex-presidente procurou ajuda médica após se queixar de constantes dores de garganta e apresentar rouquidão considerada acima do normal.
O tumor tem aproximadamente 3 centímetros e é de agressividade média.
A laringe é um órgão situado na região do pescoço e tem funções respiratórias relacionadas ao aparelho vocal. O câncer de laringe atinge principalmente homens e é um dos mais comuns na região da cabeça e pescoço.
Segundo o Instituto do Câncer (Inca), fumantes têm dez vezes mais chances de desenvolver câncer de laringe de que pessoas que não fumam. O câncer de laringe representa cerca de 25% dos tumores malignos na região da cabeça e pescoço. Dois terços dos tumores do gênero ocorrem na corda vocal.
Veja perguntas e respostas sobre o câncer do ex-presidente Lula Câncer de laringe tem cura em 80% dos casos Rouquidão que dura mais de dez dias deve ser investigada Tumor de laringe é mais comum em homens *Com informações de Andréia Martins

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador