GGN

Lula condena censura judicial ao GGN: “Veneno para a democracia”

Foto: Ricardo Stuckert

Jornal GGN – O ex-presidente Lula afirmou no Twitter, nesta segunda (31), que “é muito grave a decisão do juiz que mandou proibir reportagens do Jornal GGN sobre o banco BTG.”

“A censura é um veneno para a democracia e está proibida expressamente em nossa Constituição. Toda solidariedade ao @luisnassif e ao GGN”, escreveu Lula na rede social.

Por determinação de um juiz do Rio de Janeiro, a pedido do BTG, 11 reportagens assinadas pelos jornalistas Luis Nassif e Patrícia Faermann, do GGN, foram removidas. Com apoio da ABI (Associação Brasileira de Imprensa) e do Instituto Vladimir Herzog, o jornal vai recorrer da decisão.

Na sentença, o juiz da 32ª Vara Cívil do Rio afirma que a imprensa deve ser livre, mas não para causar “danos à imagem de quem quer que seja”.

Alegando que o GGN “transbordou os limites da liberdade de expressão” e que as reportagens poderiam causar prejuízos financeiros aos acionistas do BTG, o juiz determinou a remoção do conteúdo sem entrar no mérito das denúncias levantadas pelo site.

A ex-presidente Dilma Rousseff também manifestou solidariedade a Nassif e à equipe do jornal. Segundo ela, a decisão é “inconstitucional” porque fere a liberdade de expressão e o direito à informação. Ex-juiz, o governador do Maranhão, Flávio Dino, acrescentou que a sentença é “genérica” e deve ser derrubada.

O presidente da OAB, Felipe Santa Cruz, também manifestou apoio ao GGN. Fernando Haddad, ex-ministro da Educação, sugeriu que a grande mídia, em nome da liberdade de imprensa, dê continuidade às reportagens sobre o BTG enquanto a decisão não é revisada.

O GGN recebeu apoio de políticos, juristas, acadêmicos, artistas, jornalistas e veículos da mídia independente. O site também entrou em contato com Abraji, Fenaj, Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, ANJ, entre outras associações de classe.

Leia mais:

https://dev.jornalggn.com.br/midia/juiz-ordena-que-ggn-tire-do-ar-todas-as-materias-sobre-o-btg/

https://dev.jornalggn.com.br/noticia/politicos-e-jornalistas-manifestam-apoio-ao-ggn-apos-censura-do-banco-btg/

 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora

Sair da versão mobile