Lula venceria eleições 2018 em todos os cenários, diz CNT/MDA

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva lidera as eleições de 2018, em todos os cenários expostos pela pesquisa CNT/MDA, divulgada nesta quarta-feira (15). O nome de Lula é o que mais aparece, tanto nas respostas espontâneas de intenções de votos, quanto nas perguntas estimuladas.
 
Lula recebeu 16,6% das intenções de voto, quando não foram oferecidas opções para os entrevistados selecionarem. Já na preferência do eleitor brasileiro, quando dadas as opções, Lula desponta como o preferido de 30,5% da população consultada.
 
Depois do ex-presidente, ainda na pergunta espontânea, o segundo que é mais lembrado vem da extrema direita: Jair Bolsonaro (PSC-RJ) recebeu 6,5% das intenções. Já Aécio Neves (PSDB-MG) ficou em terceiro lugar, com apenas 2,2% das escolhas. Marina Silva (Rede) veio em seguida, com 1,8%.
 
Os nomes de Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer (PMDB) também foram lembrados por parte dos entrevistados, obtendo 0,9% e 1,1% respectivamente.
 
Na pesquisa estimulada, após o resultado disparado de Lula com 30,5%, ainda foram apresentadas outros dois cenários, chegando a obter até 32,8%. Aécio nem Bolsonaro vêm em segundo. Marina é que obtém entre 11,8% a 13,9% das intenções de votos.
 
 
O levantamento foi encomendado pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) e ouviu 2.002 pessoas, em 138 municípios nas 25 unidades federativas, entre os dias 8 e 11 de fevereiro. 
 
Naquela semana, o ex-presidente era alvo de manchetes, sobretudo relacionadas às audiências de testemunhas do caso triplex do Guarujá, que desmentiam a tese de acusação da Operação Lava Jato contra Lula. 
 
O levantamento também calculou as estimativas de segundo turno das eleições presidenciais. 
 
Também em segundo turno é Luiz Inácio Lula da Silva quem lidera todas as opções. Se a posto a competir com o tucano Aécio Neves, Lula obtém 39,7% e Aécio 27,3%. Com Michel Temer, ganha 42,9% das intenções, enquanto o atual presidente apenas 19%. E 38,9% sobre Marina Silva, que alcançou 27,4%.
 
Da mesma forma, em possíveis segundos turnos, Michel Temer perderia todos. Além da derrota para Lula, contra o aliado do governo, ficaria com 13,1% frente a 34,1% do senador Aécio Neves. Contra Marina, chegaria a 16,8%, menos da metade dos 34,4% da fundadora da Rede Sustentabilidade.
 
Leia, abaixo, a íntegra da pesquisa:
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

21 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Desde 2013 quando foram às

      Desde 2013 quando foram às ruas a mando da rede goebbels pedir a saída da Dilma quando a taxa de desemprego era a menor da história. 

  1. temer condenado em inelegível

    temer condenado em inelegível por 8 anos desde 1o sementre de 2016, pq se pesquisar coisa q não ocorrerá?

    …. só eu anotei essa?

     

  2. Lula lá
    Lula lá volta a esperança lula lá
    O Brasil não pode mais esperar sem o lula lá.
    Lula lá vai tomar a Petrobras é com lula lá.
    Lula lá volta a estrela lula lá

  3. Mesmo a contragosto,baseado

    Mesmo a contragosto,baseado no meu comentario tipo Mae Dinah,todos os cadastrados que aqui aportam diuturnamente,Sol a Sol,pode enviar-me parabens.De preferencia,sem essas malditas estrelinhas.

  4. Nao so as paredes,mas

    Nao so as paredes,mas confesso.Sei da existencia de centenas de milhares de pessoas que gostam de Lula,em todo territorio deste Pais amargurado.Mais que eu,impossivel.

  5. Rápido!

    Prepara um power point, um vazamento da delação da Odebrecht, um novo inquérito!

    Qualquer coisa serve, o que importa é o timing!

    A gente já tinha previsto a prisão pra mais ou menos essa época, agora é a hora! Ninguém vai poder reclamar!

    Traz o retrato do velho…. pra cá, pra Curitiba! Longe LONGE de Brasília!

  6. Eu acredito em pesquisa e não

    Eu acredito em pesquisa e não creio que Lula será preso, até um delegado falou que perderam o “timing”. Agora darão início ao plano B, que muitos queriam que fosse o A. Alguém de perto e de confianca faca com que o ex-presidente não saia sem uma dúzia de guarda-costas, não viaje para o exterior e mesmo no Brasil não use jatinho. Até a proxima eleicão, seja quando for.

  7. Eles agora vão ter que lançar

    Eles agora vão ter que lançar mão do sargento garcia de Curitiba, a escalafobética direita reaça, dos aécios, dos bolsonaros, dos temer, dos jucás, dos cristovãos, dos malafaias, dos medíocres, são tantos que esqueci até os nomes das nulidades golpistas que  assaltaram o país, aquela cambada que em agosto destruiram a democracia brasileira,  só o sargento Moro Garcia pode salvá-los agora, do seu cafofo em Curitiba  o político do PSDB engendra a salvação dos mequetrefes que derrubaram a Dilma.

    Mas em 2018 todos eles terão um encontro marcado com o Lula e o povo e eles não querem isto de jeito nenhum.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador