Mahabharata, o filme

Este longo filme dirigido por Peter Book de 1989 é uma adaptação do poema épico indiano que conta a origem da raça humana. A trama narra essencialmente o nascimento dos filhos de Pandu e de Dhritarashtra, cujos filhos irão travar uma guerra que decidirá os destinos do mundo e da humanidade.

Nesta guerra entre primos, o deus Krishna intervirá em favor dos Pandavas (filhos de Pandu) e possibilitará à Arjuna derrotar Karna. Primeiro filho de Kunti que luta ao lado dos filhos Dhritarashtra, Karna foi rejeitado pela mãe. Ele é irmão de Arjuna e de Yudhishthira e luta ao lado dos inimigos dos filhos de sua mãe.

O filme pode ser encontrado facilmente na internet: 

https://www.youtube.com/watch?v=EENh1hxkD6E

https://www.youtube.com/watch?v=dVgBkfNu7k0

Nós, brasileiros, costumamos dar pouca importância ao Mahabharata. Contudo, o épico indiano pode nos ajudar a compreender a luta fratricida que está prestes a irromper no país por causa da incapacidade do PSDB de aceitar a derrota eleitoral.

A causa primeira da guerra entre Yudhishthira (líder dos Pandavas) e os Kauravas (liderados por Duryodhana) é a forma distinta como Dhritarashtra trata seus filhos (os Kauravas) e os filhos de seu irmão Pandu, que havia renunciado ao seu direito de governar.  Dhritarashtra atribui aos Kauravas o direito de governar a melhor parte do reino e atribui aos Pandavas um território inóspito cheio de pântanos e florestas.

O reino dos Pandavas, contudo, prospera e desperta a inveja dos Kauravas. A fim de reconquistar aquele território Duryodhana convida Yudhishthira para um jogo de dados. A guerra entre os primos começa justamente por causa do resultado deste jogo de dados. Yudhishthira perde riquezas, escravos e súditos, mas continua apostando. Então ele perde seu reino, sua liberdade, os irmãos e a esposa. 

Dhritarashtra concede liberdade aos Pandavas.  Numa última rodada de dados, contudo, Yudhishthira perde e é exilado junto com seus irmãos. Os combates começam quando ele retorna do exílio.

PSDB e PT disputam eleições de forma acirrada. Quando os tucanos ganham eleições, o PT aceita a derrota. Onde o PSDB é derrotado, os tucanos não aceita a derrota para os petistas. Portanto, como os Kauravas, os tucanos são movidos pela inveja e pelo desejo de chegar ao poder de qualquer forma.

O respeito seletivo às regras eleitorais sugere que os tucanos-Kauravas acreditam ser “naturalmente superiores” aos seus adversários petistas-Pandavas. A guerra fratricida entre os dois grupos é tão inevitável nos próximos anos quanto foi nos primórdios da raça humana tal como registrado no Mahabharata. Seu resultado, contudo, é incerto.

A única coisa certa é o sofrimento de petistas, tucanos e dos inocentes que serão colhidos pela guerra. No Mahabharata os Pandavas ganham a guerra com a ajuda de Krishna. Contudo, eles perdem seus filhos e são obrigados a matar seu irmão Karna e seus primos (os Kauravas liderados por Duryodhana). Vitória e derrota sempre são igualmente trágicas. Esta é uma lição que os brasileiros precisam aprender antes que o pior se abata sobre nosso país. Por isto me ocorreu sugerir este filme aos internautas. 

Fábio de Oliveira Ribeiro

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador