Maia dá recado de ruptura a Temer, ameaçado por denúncia na Câmara

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]


Foto: Beto Barata/Fotos Públicas
 
Jornal GGN – “Daqui para frente, vou, exclusivamente, cumprir meu papel institucional: presidir a sessão”, foi o recado de Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara dos Deputados, a Michel Temer sobre a denúncia contra o mandatário na Casa, às vésperas do início das votações.
 
A declaração foi mais um sinal de ruptura do ex-fiel escudeiro de Temer no Legislativo, após a reação do presidente diante da divulgação pelo site da Câmara dos áudios sigilosos de Joesley Batista e dos vídeos da delação do operador financeiro Lúcio Funaro, que atacam Michel Temer.
 
A polêmica está no fato de que Maia informou que as gravações, disponibilizadas no portal da Câmara, não estavam em sigilo, uma vez que foram inclusive anexas à denúncia contra o presidente da República e encaminhados a ele e aos ministros Moreira Franco (da Secretaria-Geral) e Eliseu Padilha (da Casa Civil), para produzirem suas defesas.
 
“Como é possível depreender da leitura das decisões que encaminharam a denúncia e as cópias dos inquéritos à Casa, não há determinação de restrição de acesso a qualquer parte da documentação. (…) Essa informação foi confirmada pelo próprio presidente da Câmara dos Deputados em reunião com Fachin, e com a ministra Cármen Lúcia, no STF”, informou a Presidência da Câmara em nota.
 
Entretanto, o ministro relator dos processos no Supremo, Edson Fachin, confirma que tais arquivos estão guardados pelo segredo de Justiça e não poderiam ter sido liberados: “tudo que se refere à colaboração” está sob sigilo, informou a assessoria do ministro. 
 
As mídias de Funaro e Joesley endossam acusações contra Michel Temer e após a divulgação do material, o advogado do presidente, Eduardo Carnelós, criticou duramente a liberação dos arquivos, antecipados pela Folha de S. Paulo neste sábado (14). Carnelós disse ser “evidente que o criminoso vazamento foi produzido por quem pretende insistir na criação de grave crise política no país”.
 
Maia, entretanto, tomou as críticas como dirigidas à Câmara e rebateu: “Incompetência é pouco para justificar as agressões do advogado. A defesa do presidente recebeu todos os documentos. Nunca imaginei ser agredido pelo advogado do presidente Temer. Depois de tudo que eu fiz, essa agressão não faz sentido. Daqui para frente vou, exclusivamente, cumprir meu papel institucional, presidir a sessão”, afirmou. “Ser tratado como criminoso é muito difícil”, completou.
 
A situação gerou uma nova descompensação para o governo diante de seus aliados no Congresso às vésperas das votações da denúncia contra o mandatário. Está programado para esta quarta-feira (18) na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara a votação do relatório alternativo à denúncia, antes de ser levado ao Plenário da Casa.
 
 
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Tá chegando a hora de vender

    Tá chegando a hora de vender o pré-sal inteirinho.

    E com essa grana, dar uma grana aos bancos.

    E o povo? Ah, estará preocupado com a terceirização, com a sobrevivência diária mais precarizada possível.

    Questão de timming.

    Temer tá ficando inútil.

    A vinda de Maia será um ar de renovação para as mídias a soldo, cansadas da vergonha alheia do Michelão.

    Pelo menos a vergonha alheia será de outro.

    Diz pra mim, não é sórdido?

  2. “o criminoso vazamento foi

    “o criminoso vazamento foi produzido por quem pretende insistir na criação de grave crise política no país”(quer dizer, n”ESSA PORRA”). Grave crise política????? Grave crise política começõu quando 500 e tantos deputados e senadores venderam seu mandatos com o único objetivo de acaralhar o poder estabelecido pelos eleitores.

  3. Animais peçonhentos

    Esse “recado” significa uma coisa só: o preço subiu. E bem. Se quiser salvar o pescoço, tire o escorpião do bolso.

    A alternativa é Cumbica. Alega problemas de saúde (coração) e se pirulita antes de qualquer ação jurídica mais séria.

  4. “Depois de tudo que eu fiz”

     

     

    “Depois de tudo que eu fiz” o que será que ele aindou fazendo ? Não existe mais honra entre os comparsas ?

  5. Vem aí golpe no golpe.
    Com
    Vem aí golpe no golpe.
    Com certeza, com o respaldo da Globo e congêneres.
    Seja Maia, seja outro, deverá assumir o compromisso de seguir o script estabelecido pelo “Deus” Mercado.
    Retirada de diretos dos trabalhadores, privatizações, etc.

  6. O Governo do Presidente Michel

    Essa joça não é governo e esse m**** não é presidente de lugar nenhum.

    Parece o jn do bonner.

    A mídia dos bandidos mente e omite.

    Pergunte nas ruas sobre a caravana do Lula. “Ah é, foi?” “É mesmo? Não sabia.”

    Por que essa mídia daqui tem que repetir a mídia podre?

  7. bobagem  ..teatro  …já vi

    bobagem  ..teatro  …já vi isso outras vêzes  ..parece que tá rolando mesmo é uma negociação to tipo “quanto é o preço a ser pago”

  8. Onde aprender a prática da democracia

    Aqui no Brasil estamos assistindo, não mais perplexos diante dos constantes ataques dos golpistas aos direitos fundamentais e à Constituição, a dois gângsteres, MT e Botafogo, se digladiando publicamente numa disputa do mais baixo nível.

    Por outro lado, aqui mesmo na América Latina, um país, uma nação e seu governo dão uma lição prática do que é a verdadeira democracia promovendo eleições livres e diretas no curto espaço de 4 meses, ambas tendo como vencedor o partido da Revolução Bolivariana:

    https://www.telesurtv.net/news/Izquierda-latinoamericana-saluda-triunfo-revolucionario-en-Venezuela-20171016-0056.html

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador