Mais da metade de publicações pró “#BolsonaroDay” foram feitas por robôs

Estudo aponta que, entre os 66 mil usuários do Twitter que publicaram a hashtag em 15 março, 23,5 mil são não humanos

Jornal GGN – Estudo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FespSP) revela que robôs são os autores de 55% dos 1,2 milhão de posts com a hashtag #BolsonaroDay, no Twitter.

Na pesquisa, obtida pelo Valor, as professoras Rose Marie Santini, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e Isabela Kalil, da Faculdade de Engenharia São Paulo (Fesp), utilizaram ferramentas de ciência de dados para analisar postagens do Twitter que usaram a expressão #BolsonaroDay em 15 de março, data em o mandatório convocou manifestações a favor de seu governo.

Segundo o estudo, entre 66 mil usuários que publicaram a hashtag naquele dia, 23,5 mil são não humanos. Além disso, 1,7 mil contas que publicaram 22 mil tuítes com a expressão a favor de Bolsonaro, foram apagadas do Twitter. Esta ação é típica de bots, de acordo com as pesquisadoras.

“É um exército de “bots” e ciborgues criados, cultivados e programados para fazer bombar o assunto que for conveniente para quem os comanda, no exato momento escolhido para o ataque”, destacou a reportagem de Carolina Freitas, no Valor.

Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador